VIQUINGUES ERAM MAIS SOSSEGADOS E VAIDOSOS DO QUE SE PENSA...
Como se sabe, os Viquingues, épicos piratas do norte escandinavo, têm ainda hoje a fama de brutamontes bebedolas, fanfarrões e mal lavados.
Todavia, a verdade poderá ser outra - tanto que a Universidade de Cambridge lançou uma campanha para os «relançar» como gente de fino trato, apreciadora de cavalos, de moda e de poesia. Isto porque vários académicos, conscientes de que muitas crianças britânicas terão seguramente ascendência viquingue, querem que esta parte da prole nacional tenha uma ideia positiva e sociável dos seus antepassados.
Se for só por isso, até se afigura louvável o esforço - mas será que ignoram porventura que boa parte da atracção de muitos jovens pelos quase lendários aventureiros dos fiordes assenta precisamente no seu carácter selvático e brutal, supostamente (perspectiva romântica) livres dos constrangimentos sociais que restringem os impulsos violentos? Deve notar-se que o Jihad Watch tem a sua razão quando diz que a violência guerreira tem o seu papel na atracção dos jovens às fileiras do Islão radical...
De qualquer modo, a verdade deve saber-se, e, para começar, nada melhor do que apurar o maior número de factos possível. É por isso valioso que o departamento de História Anglo-Saxónica, Nórdica e Céltica da supracitada universidade tenha resolvido publicar um guia que informa sobre grande parte do quotidiano viquingue que não é geralmente conhecido.
Os Viquingues não usavam elmos com asas, preocupavam-se muito com a sua aparência e até foram criticados, na sua época, por serem excessivamente higiénicos, isto do ponto de vista dos Anglo-Saxões, cristianizados e por isso menos lavados, ao passo que os Viquingues, mais pagãos, conservavam hábitos de limpeza mais rigorosos. Um cronista medieval, John de Wallinford (anglo-saxão), falando do século XI, reprovava o facto de os Dinamarqueses serem demasiado limpos - penteavam-se todos os dias, tomavam banho todos os sábados e mudavam regularmente de roupa.
Vestiam trajes bem confeccionados e vistosos, luminosos até. Muitos deles passavam a maior parte do seu tempo na agricultura, na construção e em actividades literárias, tais como a escrita e a ilustração...
6 Comments:
Querias ser um cabrãozão mau como os viquingues, não querias? Infelizmente para ti, assemelhas-te mais a um semita piolhoso. :)
"Os Viquingues não usavam elmos com asas, preocupavam-se muito com a sua aparência e até foram criticados, na sua época, por serem excessivamente higiénicos, isto do ponto de vista dos Anglo-Saxões, cristianizados e por isso menos lavados, ao passo que os Viquingues, mais pagãos, conservavam hábitos de limpeza mais rigorosos. Um cronista medieval, John de Wallinford (anglo-saxão), falando do século XI, reprovava o facto de os Dinamarqueses serem demasiado limpos - penteavam-se todos os dias, tomavam banho todos os sábados e mudavam regularmente de roupa."
Dizes que os Anglo-Saxões achavam os Dinamarqueses demasiado limpos??
Mas os Anglo-Saxões vieram da Dinamarca!!!!!!!
A colonização germânica da Inglaterra (anteriormente Celta) foi feita principalmente a partir da Dinamarca, pelos Anglo-Saxões.
Acho portanto estranho esses mesmos Dinamarqueses depois acharem os Dinamarqueses que ficaram na Dinamarca mais limpos.
Não. Os Anglos e os Saxões não partiram da Dinamarca mas sim do noroeste da Alemanha. Faziam parte do ramo dos Germânicos Ocidentais, ao passo que os Escandinavos constituem o ramo dos Germânicos Setentrionais.
Os Germanos Ocidentais eram os Francos, os Saxões, os Anglos, os Teutões, os Suevos, entre outros, e são os antepassados dos Alemães, dos Austríacos, dos Holandeses, dos Flamengos e dos Ingleses.
Os Germanos Setentrionais eram os Svea, os Hodhar, os Daner, que são os antepassados dos Suecos, dos Noruegueses, dos Dinamarqueses e dos Islandeses.
isto também me diz respeito, visto que também devo ter algum sangue normando.
e, sim, o caturo tem razão, os anglos e os saxões vieram da actual Alemanha e empurraram os celtas (nomeadamente bretões) para o ocidente das ilhas britânicas e até mesmo para fora delas (pequena bretanha , na frança)
Exactamente, é por isso que há celtas no noroeste da França, isto é, na Bretanha.
mas a lingua inglesa nao é mais parecida com a dinamarquesa do que com a alema?
Enviar um comentário
<< Home