UMA CELEBRAÇÃO DA PASSAGEM DO ANO CÉLTICA NA ESCÓCIA
A organização Beltane Fire Society (Sociedade do Fogo de Beltane, celebração religiosa céltica do Primeiro de Maio), cujo símbolo é uma suástica, abrilhantou as ruas da capital da Escócia, Edimburgo, com uma majestosa procissão e espectáculo visual baseada na antiga festa céltica do Samhain (embora possa ser anterior à presença céltica), ou Halloween, a noite de 31 de Outubro para o Primeiro de Novembro.
Podem ver-se aqui mais umas dezenas de coloridas e bizarras fotos, marcadas por um barroco de bom gosto, rico e ao mesmo tempo arcaizante, evocador do fulgor primordial das origens.
Milhares de pessoas, muitas das quais pagãs, puderam acompanhar e mesmo participar neste movimento algo feérico, povoado de Demónios, a marcar o fim do Verão e o início do Inverno, que é como quem diz o fim do ano e princípio do ano célticos, tempo de sombra e escuridão, mas também de festejos intensos e luminosos. O Rei do Verão faz a sua entrada triunfal, não imaginando que é seguido por uma hoste de espectros e de demónios; logo a seguir, encontra-se com o Rei do Inverno, pelo qual é vencido.
Pelo meio da encenação, há a intervenção de Cailleach, uma das mais arcaicas e terríveis Deusas célticas, que foi amplamente adorada na Escócia e que pode estar inclusivamente na origem do próprio nome da Galiza (que vem da tribo dos Callaici, possíveis adoradores da Deusa) e até na origem do nome de Portugal, pois que o topónimo Cale deriva por sua vez do etnónimo Callaici...
Cailleach abraça o Inverno
1 Comments:
viva Cailleach !!!
:))
Enviar um comentário
<< Home