quarta-feira, outubro 08, 2008

NACIONALISTAS TRIUNFAM NA BÓSNIA

Na Bósnia-Herzegóvina, três partidos nacionalistas, representando cada um deles uma das comunidades étnicas da cidade - muçulmanos, Sérvios e Croatas - alcançaram claras vitórias nas eleições municipais do país, o que mais uma vez reflecte as divisões étnicas que caracterizam este Estado que tinha a pretensão de ser multiétnico.

O maior vencedor é o SNSD ou Aliança dos Sérvios Indenpendentes Democratas, do primeiro-ministro sérvio Milorad Dodik, que conquistou mais de trinta e dois municípios.
O SNSD mais do que duplicou o seu controlo sobre os municípios relativamente às últimais eleições, de 2006, deixando muito para trás o seu principal rival, o SDS ou Partido Democrático Sérvio, que não foi além dos quinze municípios.

Entre os eleitores muçulmanos, o SDA ou Partido da Acção Democrática, do anterior presidente do país Alija Izetbegovic, ganhou vinte e oito municípios; o Partido Democrático Social ficou-se pelos nove municípios. O grande derrotado foi o partido do actual ocupante da presidência rotativa, o muçulmano Haris Silajdzic - esta formação conseguiu apenas quatro municípios.

No que aos Croatas diz respeito, destaca-se a União dos Democratas Croatas (HDZ), com quinze municípios.

Registou-se uma notória taxa de abstenções, que os analistas quiseram atribuir ao suposto desapontamento popular perante a retórica nacionalista que dominou a campanha - mas contra este parecer está o facto de que afinal é o discurso nacionalista que ganha mais votos e assim o país continua etnicamente dividido.

Não houve praticamente ninguém que votasse fora do seu grupo étnico. Um professor de Ciência Política da Universidade de Sarajevo comentou que «se esta tendência continuar, a eleição parlamentar de 2010 será uma censo étnico da população.»

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ora ai está uma boa razão para acabar com essa aberração que é a Bósnia e dividir toda a região da antiga Juguslávia de acordo com as suas caracteristicas étnicas e assim acabar com minoirias.
A Europa precisa de uma Sérvia forte e, para isso, os territórios do Kosovo onde os sérvios são maioria e a Republica Servia da Bosnia devem ser intergrados na Republica da Servia.
Para bem de todos.

8 de outubro de 2008 às 19:25:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pois, mas há quem não queira uma Sérvia forte, porque uma Sérvia forte é uma influência russa na área.

E, pior ainda, há quem queira fazer a vontade aos muslos da zona, seja por causa do petróleo, seja para eles não chatearem tanto noutras partes do mundo...

8 de outubro de 2008 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os patriotas nao querem uma servia forte, querem é manter as fronteiras da servia ou expandi-las, se a populaçao é etnicamente servia ou nao, isso a eles nao lhes interessa nada.

Um patriota é um idiota

8 de outubro de 2008 às 19:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.youtube.com/watch?v=imlr-DzxRDc

8 de outubro de 2008 às 20:54:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home