terça-feira, outubro 07, 2008

BNP DENUNCIA - A UNIÃO EUROPEIA TORNARÁ AUTOMATICAMENTE LEGAL TODA A IMIGRAÇÃO VINDA DE ÁFRICA

A União Europeia tem um novo esquema para ultrapassar o problema da imigração ilegal vinda de África: toda a imigração africana para a Europa vai passar a ser legal.

A UE abriu o seu primeiro centro de imigração fora da Europa em Bamako, capital do Mali, país sito na costa ocidental africana. A UE afirma que milhares de africanos morrem todos os anos ao tentar chegar ilegalmente à Europa e espera que o novo centro ajude os africanos a em vez disso arranjar um emprego legal na Europa.

De momento, a UE salienta que o centro não será uma agência de recrutamento e não irá oferecer postos de trabalho, mas no futuro os países europeus poderão recrutar a partir deste local.

A Espanha já tem um esquema similar e oferece todos os anos contratos sazonais a muitas centenas de senegaleses, que são sobretudo empregados na apanha da fruta e nos hotéis.

Patrick Taran, especialista em migrações na Organização Internacional do Trabalho, aplaudiu esta iniciativa da UE e disse que era perfeitamente lógico fazer dos imigrantes ilegais imigrantes legais.

De notar que já no ano passado o secretário do trabalho estrangeiro David Miliband tinha sugerido que a UE deveria trabalhar para incluir países do Médio Oriente e do norte de África como membros de pleno direito.