quarta-feira, outubro 08, 2008

INSPIRAÇÃO ISLÂMICA PARA UM PARTIDO DEMOCRATA-CRISTÃO...

O Partido Democrata-Cristão (CDA) holandês tem agora um livro composto de trinta e dois textos de meditação - a maior parte deles são de origem cristã, mas também há uns quantos escritos muçulmanos.

É tradição comum do CDA começar as reuniões com uma meditação, a partir de um determinado texto de cariz espiritual. E, como nem todos os militantes do CDA são cristãos, os seus dirigentes acharam que era necessário introduzir alguma matéria correspondente à diversidade religiosa dos seus membros.

O livro, intitulado «Refexões para os encontros políticos», será distribuido pelos vários ramos regionais do CDA. As meditações foram escritas por uma variedade de membros do CDA: católicos, protestantes, um judeu e dois muçulmanos.

Nesta parelha de muçulmanos destaca-se o deputado Ayhan Tonca, que em 2006 retirou a sua candidatura para a Câmara Baixa do parlamento holandês devido ao facto de não reconhecer o genocídio arménio cometido pelos Turcos (1915-1917). Nesta altura, o parlamento turco condecorou Tonca com a categoaria de «parlamentar honorário».
Tonca chefiou entretanto o Corpo Consultivo Governamental Muçulmano. Nesta função, declarou que as famosas caricaturas dinamarquessas de Mafoma eram «inaceitáveis».