segunda-feira, agosto 25, 2008

HAIDER CANDIDATA-SE ÀS LEGISLATIVAS NA ÁUSTRIA

Joerg Haider não desiste. Oito anos após ter provocado, com a sua chegada ao poder, um movimento de protesto e repúdio contra o seu país por parte da União Europeia, o político de extrema-direita já anunciou que irá apresentar-se às legislativas antecipadas de 28 de Setembro como cabeça de lista do seu novo partido - Aliança para o Futuro da Áustria (BZO). E, tendo em conta a crise que assola o país - e a Europa - e as posições políticas defendidas pelo homem que, em adolescente, queria ser actor, é bem possível que a BZO alcance um bom resultado eleitoral.
"Obrigação patriótica" foi a justificação dada pelo governador do estado austríaco da Caríntia para se candidatar ao escrutínio, uma expressão que, por si só, poderá indiciar o tipo de campanha em que irá apostar o partido de extrema-direita e o seu líder - a defesa de políticas nacionalistas. Não muito diferente, aliás, do que fez em 2000 quando conseguiu que o Partido da Liberdade (FPO), que então liderava, entrasse no Parlamento nacional e mesmo no Executivo de Viena, em coligação.
A luta contra a imigração ilegal - como acontece com populistas de outros países europeus - e contra a entrada de refugiados deverão estar no topo das prioridades de Joerg Haider. Aliás, como revelou o jornal espanhol El País, em Julho último, um grupo de refugiados foi expulso da Caríntia para outro estado, uma medida que colocou Haider em rota de colisão com a ministra do Interior austríaca, Maria Fekter, e que levou vários políticos a acusarem-no de ter cometido um crime.
(...)

2 Comments:

Blogger Treasureseeker said...

Boa tarde,Caturo.Regressei de uma temporada de um merecido-acho eu-descanso.Espero que as coisas andem bem,aí para os teus lados.Por cá,menos mal.
Não estou a par da proposta política deste senhor,embora saiba que tem causado alguma polémica um pouco pela Europa fora.

25 de agosto de 2008 às 17:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem retornada, cara Treasureseeker, por cá estamos como de costume... espero que tenhas tido boas férias, como eu também tive, e estejas tão pronta como antes a dar a tua opinião a respeito do que este e outros blogues vão noticiando.

25 de agosto de 2008 às 17:15:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home