quarta-feira, julho 02, 2008

«A HORA DE SERTÓRIO»





É esta uma obra sobejamente recomendável, da autoria de João Aguiar e editada pela primeira vez em 1994, antes de mais porque divulga e de certo modo vivifica algo do cerne da identidade lusa, focando com realismo um princípio de fusão entre a cultura lusitana e a romana. O género é épico, como dificilmente poderia deixar de ser, dado o tema tratado, mas nada tem de grandiloquente, muito menos de patriótico, marcando-se pelo tom suave e corredio, ao contrário do «Viriato» de Teófilo Braga, aqui referido recentemente, contraste este que facilmente se explica ao olhar os contextos políticos, sociais e culturais em que ambos os textos foram escritos. No que aos nacionalistas diz mais particularmente respeito, é notório o contraste entre a exaltação heróica e etnicista de Teófilo Braga, por um lado, e a prosa serena e humanista de João Aguiar - num, a ostensiva diferenciação dos povos e das «raças»; noutro um simples reconhecimento de diferenças culturais e, ao de leve, um desprezo politicamente correcto por quem não gosta de estrangeiros. Em termos ideológicos, é pois mui vasto e profundo o oceano entre os dois autores contemporâneos, o que bem atesta a rapidez com que certos dogmas universalistas se impuseram...


Diferença mais evidente ainda reside no tratamento da matéria religiosa lusitana, em que a Fortuna beneficia o mais novo dos dois autores, visto ter havido desde Teófilo Braga uma vasta e muitas vezes profícua investigação, da qual Aguiar colhe os frutos com inteligência. Descreve com verosimilhança o que teria, a seu ver e com sustentação científica, o que teria sucedido no caso do culto de Endovélico, embora lhe dê um remate tendencialmente ateu que não parece em nada justificado, quando se tem em mente a fulgurante popularidade que o culto deste Deus terá tido séculos depois da época de Sertório. Igualmente boa, embora mais breve e sóbria, é a alusão a Trebaruna e Sua associação, no culto, a Bellona, mesmo que não haja provas de tal prática sincretista por parte dos Lusitanos e dos Romanos estabelecidos na Lusitânia.
Também verosímil, mas compreensiva e necessariamente especulativa, é a atribuição da famosa corça de Sertório ao âmbito cultual de Atégina.
Pessoalmente, prefiro a abordagem que o mesmo autor viria a fazer depois, quando apresentou ao público «Uma Deusa na Bruma», obra na qual se estende com brilhantismo a respeito das Divindades veneradas por Galaicos e também, em parte, por Lusitanos - Nábia, Cosus, Reve, Bandua - e que constitui uma espécie de terceira parte da «trilogia» (atenção às aspas), a coroar o ciclo literário da resistência indígena Luso-Galaica ao invasor latino: primeiro, o famoso «A Voz dos Deuses», respeitante à gesta de Viriato; depois, «A Hora de Sertório», a focar o «sucessor» de Viriato, embora fosse já romano; por «fim», «Uma Deusa na Bruma», retratanto a parte galaica da reacção hispânica à ocupação imperial romana.


Parece-me contudo haver algum exagero quanto ao destaque que Aguiar dá à homossexualidade nas duas primeiras obras, mais desprositadamente na primeira do que na segunda, creio, pois que a interpretação da «devotio ibérica» como um costume de raíz homossexual afigura-se como uma análise modernaça e algo anacrónica do que seria a real vivência das rudes gentes da Hispânia pré-romana. Na segunda obra, o autor tem a prudência de limitar a prática homossexual à parte romana das personagens.




Enfim, está ainda por nascer quem seja capaz de fazer sem mácula seja o que for. E «A Hora de Sertório» está longe de ser das coisas mais imperfeitas que por aí circulam sob as vistas de quem aprecia boa, e ligeira, literatura.

47 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Dr.Castro é que está em grande ,desde que deixou o pnr a vida dele mudou para melhor.
Pudera estava contaminado com o virus dos marginais.
Agora sim está no bom caminho.

2 de julho de 2008 às 23:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O Dr.Castro é que está em grande ,desde que deixou o pnr a vida dele mudou para melhor.
Pudera estava contaminado com o virus dos marginais.
Agora sim está no bom caminho."

Ou talvez apenas se deva à sociedade aceitar melhor quem não pertençe a partidos racistas e portanto a hipotese de uma melhor carreira profissional é mais facil.
Isso não quer dizer que o homem não tivesse razão em defender a sua raça.

3 de julho de 2008 às 00:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quem diz que o Dr. Castro defende a sua raça? O programa político do seu partido é anti-racista e promove o ideal do «país-que-não-pode-ser-racista-porque-tem-uma-tradição-miscigenadora».

É curioso que quem assim pense tenha em tempos ido parar ao PNR.

Agora, quanto às razões do seu abandono, dificilmente terão a ver com o receio da marginalidade, para quem souber o que realmente se passa...

3 de julho de 2008 às 10:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que é facto é que quem sai do pnr , a sua vida melhora e muito, pois esse partido marginal está condenado ás trevas da politica.

3 de julho de 2008 às 13:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Melhora em quê?

3 de julho de 2008 às 13:26:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Caturo,aqui está um óptimo filme.Uma produção europeia de grande qualidade,que conta uma história de arrepiar.Tenho o DVD do filme,e é engraçado que,no outro dia,ao vê-lo,lembrei-me dos debates religiosos do teu blogue,quando vi uma cena na qual uma vítima do Monstro lutava entre a vida e a morte,sendo salva pela medicina tradicional da cultura indígena de um dos protagonistas,o que deixou "em pulgas" um padre católico.
Bastaram umas ervitas da mata para salvar uma vida,realmente mais eficaz que muitas ladainhas.
E mais não conto.
Se puderes vê-lo,vale a pena.É excelente.

Eis o trailer: http://br.youtube.com/watch?v=GoWVsE7IWCM

3 de julho de 2008 às 14:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Muito obrigado, cara Treasureseeker - não sei se gostaria do filme, mas o trailer é belo. Fico é com a vaga impressão que a mensagem será pró-índia e anti-branco, mas não sei.

3 de julho de 2008 às 14:19:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Não é anti-branco.Porque haveria de ser?Um dos dois protagonistas foi trazido do Canadá francês como servo de um médico,no século XVIII,conforme o guião.Tinha sido aliado dos colonos franceses do Quebec e deu nas vistas por ser corajoso.
Nada disso,Caturo.
A presença dele no filme traz um confronto muito interessante entre Cristianismo e Paganismo,como na cena que referi há bocado.
Eu,pessoalmente,achei este filme muito bom,mas é a minha opinião,claro.

3 de julho de 2008 às 14:39:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Sendo assim, já gosto mais... :)

Vou ver se o encontro nalgum vídeoclube.

3 de julho de 2008 às 14:41:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

la ilaha illa Allah Muhammad rassul Allah

quem nem hackers conseguem bloquear este blogger.
só nos resta uma solução,
o confronto fisico

3 de julho de 2008 às 14:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Claro - a arma dos cobardes e dos impotentes é essa: como não têm argumentos, tentam silenciar o oponente, seja por meio da sabotagem técnica, seja pela agressão física.

Seja - venham de lá os confrontadores físicos... um de cada vez, e de frente, se para tanto vos bastar a coragem física...

3 de julho de 2008 às 15:06:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Cara Treasureseeker, a propósito de YouTube e de músicas que nos agradam, parece que Martin Walkyier voltou aos Sabbat, e está com a mesma voz majestosa e brutal dos bons tempos, confere aqui:

http://br.youtube.com/watch?v=24bGcdzqqz0&feature=related

3 de julho de 2008 às 15:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

oh filho da puta! onde é que o Dr. Castro defendeu e
promoveu o ideal do «país-que-não-pode-ser-racista-porque-tem-uma-tradição-miscigenadora». tem mas é juizo, seu carrapato aluado

3 de julho de 2008 às 15:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ó meu filhadaputa capado, eu ao contrário de ti só falo quando sei do que falo, e o Dr. Castro defende precisamente isso no programa partidário do BDN. Vai ler, imbecil.

3 de julho de 2008 às 15:37:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"júlio dinis disse...
la ilaha illa Allah Muhammad rassul Allah

quem nem hackers conseguem bloquear este blogger.
só nos resta uma solução,
o confronto fisico

Quinta-feira, Julho 03, 2008 2:57:00 PM"

Veja lá se se comporta civilizadamente.

3 de julho de 2008 às 15:51:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O rancorzinho de inquisidor babado não deixa... :)

3 de julho de 2008 às 15:53:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Boa voz.Como é que ele consegue encaixar aquelas palavras todas na música?
É quase como estar a ler um livro...
Parece-me um compositor talentoso,isto apesar de não ser especialista em Heavy Metal.

3 de julho de 2008 às 16:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Também não me considero um especialista em Heavy Metal mas apenas um apreciador, e também acho que o sujeito é realmente um artista a escrever e a conseguir cantar com voz poderosa e ao mesmo tempo dicção razoável.
Além disso, tem uma vertente pagã declarada ;), embora seja, em termos políticos, de Esquerda, creio.

3 de julho de 2008 às 16:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Treasureseeker disse...
Boa voz.Como é que ele consegue encaixar aquelas palavras todas na música?
É quase como estar a ler um livro...
Parece-me um compositor talentoso,isto apesar de não ser especialista em Heavy Metal.

Quinta-feira, Julho 03, 2008 4:03:00 PM

eu sou especialista, pergunta que eu respondo.
ao contrário de outros que falam, falam e não dizem nada, tipico de quem vive na estratosfera

3 de julho de 2008 às 16:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo este blog cada vez esta pior
Isto mais parece um cabaret da coxa que outra coisa
Aconselho a todos os que gostam de cultura e de bons debates a visitarem o blog arqueofuturismo online
Ai sim se debate com cultura e seriedade ao contrario daqui que é so insultos e asneiras
Para alem do autor deste blog so falar do islao,parecendo que nao mais coisas para falar como por exemplo o siao esse sim o verdadeiro inimigo.

3 de julho de 2008 às 16:23:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ahahahahh, estavas a «ir bem» na tua converseta para tentar descredibilizar o blogue, mas depois no fim «estragaste» tudo: disseste o que realmente motiva o teu desdém, a saber, uma miopia grave e um fanatismo autista. Só um míope e autista é que pode dizer que o Sionismo é maior ameaça do que o Islão. Aliás, o Sionismo nem sequer é por si só uma ameaça, mas simplesmente o nacionalismo judaico, coisa muito saudável no seu devido lugar, que é Israel.

Mas enfim, foste sincero - outros há que tentam descredibilizar este blogue pelo mesmo motivo que tu - fanatismo anti-sionista e miopia pró-islâmica - mas, cobarde e manhosamente, não o confessam, ficam-se pela crítica invejosa e impotente...

3 de julho de 2008 às 16:27:00 WEST  
Blogger Caturo said...

E olha que o Arqueofuturista também não vai atrás do anti-sionismo imbecil e também considera o Islão como ameaça mortal à Europa...

3 de julho de 2008 às 16:32:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Ainda a respeito do "Pacto dos Lobos".Acho que se trata de um filme anti-superstição,e até o comparo-com as devidas distâncias-a "A Vila".Tem algumas parecenças,no fundo,apesar de serem muito diferentes.

3 de julho de 2008 às 16:46:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Eu diria que o «A Vila» passa uma mensagem tendencialmente ateia...

3 de julho de 2008 às 16:50:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Acho,antes,que tenta desmistificar a história do "papão",ao mostrar que certos medos não têm lógica.
O medo era do interesse de alguém,que quis que as coisas ficassem como estavam.
Ao não passarem para o outro lado,os aldeãos estavam controlados,sob a ameaça dos "bicharocos" feios e mauzinhos.
Enfim,dá para fazer uma comparação com algumas atitudes da Igreja:o que está para lá do conhecimento geral é perigoso,obscuro e deve ficar à distância.

3 de julho de 2008 às 16:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Talvez (provavelmente) a ideia seja atingir a Igreja, mas, como não há qualquer especificação, acaba por atingir toda a Religião, ecoando o lugar-comum de que os mitos foram criados por uma elite para controlar as massas através do medo.

3 de julho de 2008 às 17:01:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Talvez seja essa a mensagem do filme,mas eu só estabeleci um paralelo com base naquilo que vi.
Claro que isto daria pano para mangas:começava-se no "ópio do povo",e acabava-se na descristianização da Europa,com tempo para se falar do Nietszche a anunciar a morte de Deus,e o Sartre a dizer que tudo existe no Homem e só nele...resumindo,estava o palco pronto para uma bela tertúlia...

3 de julho de 2008 às 17:09:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ora nem mais. Bem se vê que da discussão nasce a luz, ou aliás, várias luzes...

3 de julho de 2008 às 17:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Em suma, ateísmos há muitos. Já na antiga Grécia havia quem pusesse a hipótese de os Deuses terem sido inventados para atemorizar as massas e manter os bons costumes pelo medo da punição divina.

3 de julho de 2008 às 17:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

eu sou especialista, pergunta que eu respondo.
ao contrário de outros que falam, falam e não dizem nada, tipico de quem vive na estratosfera


O que é facto é que acabaste por não dizer nada.

3 de julho de 2008 às 17:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alguém já leu " A Hora do Gregório", editado também pela Asa?

É uma obra fundamental para uma melhor compreensão dos nossas ancestrais, quanto aos usos e costumes, através de uma análise exaustiva e pormenorizada.
Recomenda-se!

3 de julho de 2008 às 17:16:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

A propósito do que estivemos a falar há bocado,quero sugerir-te um livro,que se lê muito bem:"História das Superstições",de Jean-Claude Schmitt.Está editado em Portugal pela Europa-América.
Boas leituras e até à próxima.

3 de julho de 2008 às 17:40:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já agora, que se fala de filmes sobre Paganismo, recomendo-te o obrigatório «The Wicker Man»:

http://br.youtube.com/watch?v=EyQt9wT82No&feature=related

3 de julho de 2008 às 17:42:00 WEST  
Blogger Treasureseeker said...

Não vi ainda.Obrigada.

3 de julho de 2008 às 17:44:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É dificílimo de encontrar, mas pronto, fica aqui a lembrança...
Um autêntico filme de culto hoje em dia. De autoria britânica no início dos anos setenta, teve recentemente uma «remake» americana, muito criticada pelos «fiéis» do original (mas que a mim não pareceu tão má como eu estava à espera, vá lá vá lá...).

Também se encontram pedaços da remake no YouTube. É de teor marcadamente matriarcal, em contraste com o original e, claro, desloca a acção duma ilha ao largo da Escócia para uma ilha ao largo dos EUA...

Se quiseres, também podes ver no YouTube as cenas finais do filme original. Mas, se pretendes ver um dia destes o original, ficas de antemão com a surpresa estragada... :)

3 de julho de 2008 às 17:47:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Quanto ao livro que recomendas, penso que tenho, mas ainda o não li. Obrigado pela recomendação.

3 de julho de 2008 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O PNR está no fundo do poço.

3 de julho de 2008 às 19:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://filhosdesalo.blogspot.com/

cada vez há nacional-cristãos na blogosfera

ESTAMOS FODIDOS

volta zé gato!
estás perdoado

3 de julho de 2008 às 19:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.prophetofdoom.net/Feedback_Muslim_Woman_Defends_Oppression.Islam

3 de julho de 2008 às 21:51:00 WEST  
Blogger R28 said...

Por ser a única via possível de anuncio do meu humilde blogue, remeto para esta caixa o endereço do mesmo na esperança de uma visita sua. Bem haja.

O mesmo ainda se encontra em fase experimental, no entanto passará ainda este verão a ser um programa de rádio em português de e para nacionalistas.

http://voznacionalsocialista.blogspot.com/

3 de julho de 2008 às 22:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esta merda é só nhurros.

3 de julho de 2008 às 22:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Seus racistas e cães vadios são todos a mesma laia

3 de julho de 2008 às 22:49:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Vocês têm de começar é a ouvir música de jeito. :D

http://br.youtube.com/watch?v=SBwu83RR6ZU&feature=related

3 de julho de 2008 às 23:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://antinazipnr.blogspot.com/

3 de julho de 2008 às 23:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

aguenta e chora ,não saisses do PNR frustado de merda heheheheh

4 de julho de 2008 às 01:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

olha , olha !!!! a ovelha negra e choné voltou ao ataque
a dor de cotovelo é lixada, não é? pára de seres salta-pocinhas e intriguista e faz-te homem

4 de julho de 2008 às 10:41:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O PNR está no fundo do poço.

Pois, pois... por isso é que consegue cada vez mais gente, enquanto quem está de fora, além de não rachar lenha, sofre uma crise grave de cotovelite aguda...

4 de julho de 2008 às 10:48:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home