sexta-feira, julho 25, 2008

CRISTÃOS QUEREM APODERAR-SE DE ANTIGO LOCAL PAGÃO


Os organizadores do Festival Eden do Milénio (Eden Millenium Festival) na Cúmbria, zona situada no noroeste da Inglaterra e de antiga raiz céltica, resolveram erigir um monumento para marcar o segundo milénio do nascimento de Cristo precisamente no sítio de Mayburgh Henge, antigo local de culto pagão com quatro mil anos de existência que na Idade do Bronze rivalizou com Stonehenge.

Em resposta, vários grupos pagãos acusam os organizadores de tentarem anexar o sítio: «o plano parece baseado na ideia errada de que o Paganismo está morto e enterrado», argumenta a Federação Pagã.

Até os conselheiros distritais estão perplexos. Um deles, professor de História, disse que «os argumentos de que os cristãos sempre usurparam os locais pagãos é pertinente. As pessoas vão a Mayburgh ver o sítio neolítico, não um monumento do século XXI.»

Do lado do comité organizador do evento cristão, afirma-se que «o henge (coluna de pedra) assinala a primeira busca da verdade dos nossos antepassados no mundo sobrenatural. Acreditamos que a nossa religião é a verdade que os nossos ancestrais procuravam, motivo pelo queremos que o festival esteja ligado ao henge».

Ou seja, é o puro imperialismo cristão do costume, embora actualmente assuma roupagens mais politicamente correctas, assim a modos que «new age» - agora, a maior parte dos seus representantes já não se atreve a demonizar ou a ridicularizar abertamente as antigas crenças pagãs; agora, partindo do pressuposto de que as crenças pagãs eram primárias e espiritualmente inferiores, opta por tentar fazer crer que a adopção do Cristianismo foi apenas «uma questão de evolução natural»...

Como se as proibições, usurpações, matanças e destruições cometidas pela Cristandade contra tudo o que era pagão tivessem algo de evolutivo ou de natural.
Como se o Cristianismo tivesse alguma coisa a ver com as antigas religiões europeias (e, não havendo relação entre uma coisa e outra, não se pode falar em «evolução», porque não há continuidade e sim interrupção).
Como se o Cristianismo não fosse pura e simplesmente uma importação oriental que pura e simplesmente se impôs pela força e contra a existência de qualquer outro culto.

Para resolver esta disputa que se tornou religiosa, surgiram já várias soluções alternativas para resolver o caso e erigir o monumento cristão noutro local. Entretanto, há quem pense que interferir no arcaico santuário poderá ter os seus perigos, recordando que, segundo contou um antiquário do século XVIII, os homens que destruíram as outras rochas do complexo megalítico de Mayburgh tiveram macabros destinos: um enforcou-se, os outros enlouqueceram...

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

http://www.aftenposten.no/english/local/article2545881.ece

"Vandals hit tour buses in Oslo
At least 16 tour buses have been badly vandalized in Oslo in recent weeks. Nearly half were buses from Spain, and some tour operators are considering dropping Oslo from their itineraries.
Jorge Muniz Paredes thinks his bus company will stop coming to Oslo unless the vandalism stops."

25 de julho de 2008 às 03:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tsc-tsc!!!

25 de julho de 2008 às 12:18:00 WEST  
Blogger Silvério said...

"«o henge (coluna de pedra) assinala a primeira busca da verdade dos nossos antepassados no mundo sobrenatural. Acreditamos que a nossa religião é a verdade que os nossos ancestrais procuravam, motivo pelo queremos que o festival esteja ligado ao henge»"

É sem dúvida uma bela afirmação, que mais parece ter sido proferida por alguém que teve morte cerebral há uns 5 anos.

Não consigo crer que alguém inteligente siga essa religião, desculpem mas é a minha opinião. Vale tanto um cristão como um muçulmano, e como já disse, prefiro deixar morrer a Europa a vê-la transformada numa aberração cristã. Assim ao menos se cumpre o ciclo da vida, e pode ser que das cinzas renasça alguma coisa de jeito.

25 de julho de 2008 às 21:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

0s cristãos dizem aos pagãos:fiquem em paz com a vossa religião".

" Assim ao menos se cumpre o ciclo da vida, e pode ser que das cinzas renasça alguma coisa de jeito."


Sim,pode ser que morrendo pessoas como tu,a Europa fique melhor,unida em Cristo e livre de anormalidades animistas.

29 de julho de 2008 às 09:32:00 WEST  
Blogger Caturo said...

0s cristãos dizem aos pagãos:fiquem em paz com a vossa religião".

Os cristãos dizem aos pagãos:"fiquem em paz com a vossa religião" PORQUE os cristãos JÁ NÃO PODEM impor o seu credo aos pagãos, COMO FIZERAM OUTRORA, SEMPRE QUE PARA TAL TIVERAM PODER.

Era esse o pormenorzito que faltava...


Sim,pode ser que morrendo pessoas como tu,a Europa fique melhor,unida em Cristo e livre de anormalidades animistas.

A Europa a sério não se une num judeu morto em cascos de rolha, que ainda por cima originou uma tal anormalidade mental que já leva a que se diga que o normal é anormal, pois que só se assim se explica que alguém possa chamar «anormalidade» aos cultos pagãos NATURAIS NACIONAIS dos Europeus.

29 de julho de 2008 às 16:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home