quarta-feira, junho 18, 2008

O QUE ESTARÁ EM BOA PARTE DA RAIZ DO AUMENTO DO PREÇO DO PETRÓLEO

Não é tempo perdido o que se gastar a passar pelas vistas este artigo, da autoria de Hugh Fitzgerald do site Jihad Watch.
Fitzgerald vê com apreciável lucidez o lóbi petrolífero árabe por trás do aumento do preço dos combustíveis. Diz ele que «alguns analistas culparam os "especuladores", sem perceberem o quão pequena é a quantia de dinheiro que os especuladores controlam - veja-se o que diz Philip K. Verleger - enquanto quase todo o aumento do preço vai para os Estados produtores de petróleo. Dificilmente seria surpreendente descobrir-se que os Sauditas e outros Árabes estavam de facto por trás de alguns destes especuladores, e que até lhe estavam a dar emprego. Ao fim ao cabo, os especuladores não apenas aumentam o preço, mas também se tornam no objecto da crítica que desvia a fúria (geral) dos Estados plutocráticos.»

Denunciando a Arábia Saudita como falsa aliada dos EUA, critica os que ingenuamente o ignoraram e continuam a ignorar, esquecendo por exemplo o papel saudita no caso de Afeganistão, que nunca foi o do simples combate ao Comunismo, mas sim o do apoio aos Talibãs em toda a linha mesmo depois da derrota e da retirada soviéticas.

Fitzgerald lamenta que os governos norte-americanos não tenham já desde 1973 começado a prevenir o que agora se está a passar e se tenham deixado enganar pelo «bluff» árabe segundo o qual «o petróleo é uma arma». Este truque islâmico acabou infelizmente por resultar, pelo que o Ocidente adoptou dum modo geral uma política de apaziguamento dos Estados Árabes, permitindo que estes jogassem com os preços e entretanto acabassem por travar o investimento em fontes alternativas de energia (solar, eólica, etc.).
Acusa por isso mesmo todos os que, a seu ver, sempre estiveram a soldo dos Sauditas - «aqueles "conselheiros de relações públicas", tais como o sequaz de Kennedy Fred Dutton, ou aqueles ex-diplomatas (ver James Akins), ou antigos agentes da Cia (ver Raymond Close), ou todas aquelas corporações que apoiaram a Arábia Saudita. (...) todos aqueles homens de negócios que estavam tão ansiosos por contratos sauditas. E depois havia todos aqueles que assim que deixavam o serviço público decidiam "fazer dinheiro a sério", como eles tão grotescamente diziam - o que é insultuoso para todos nós, que adoraríamos ter os seus salários governamentais. (Isto agora lembrou-me qualquer coisita que também se passa cá pelo burgo, quando certos bem-pensantes e melhor-falantes dizem que "os bons e competentes não querem trabalhar para o Estado, onde se ganha pouco, preferem ir para o privado"... sinal de que a bastardia piratesca de quem vê com olhos de mercenário apátrida o trabalho pela Pátria é igual dos dois lados do Atlântico - nota do bloguista) Depois há os Carlyle, e todos os outros promotores que se convenceram, por estarem tão sequiosos de "reciclar" dinheiro do petróleo árabe, que a Arábia Saudita era nossa "amiga" e "aliada".(...)

E aqui estamos nós hoje, com o petróleo a cento e quarenta dólares por barril, que é sem dúvida onde o preço deve estar. Mas devia estar aí por nossa própria iniciativa, porque devíamos ter começado a aplicar taxas ao petróleo, e a aplicar taxas ao uso da gasolina, e a fazer uma transição suave para esse preço, reduzindo o uso do petróleo e tendo subsidiado o transporte público, e reconstruindo a trilha do comboio. Há muito que devíamos ter dado subsídios às companhias de energia solar que se foram abaixo - mesmo estando a baixar os preços e a fazer tudo correctamente.

O lóbi saudita é o mais poderoso lóbi em Washington. Geralmente, o lóbi do petróleo árabe é o mais poderoso em todas as capitais do Ocidente.
»

Ou seja, até ao nível meramente económico se verifica que o contacto com o mundo islâmico tem sido mais ruinoso do que proveitoso, a longo prazo.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

paineis solares em todos os telhados...
carros hibridos...
transformação do lixo em electricidade...
etc...

18 de junho de 2008 às 17:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

carros hibridos?
ainda ontem vi no telejornal que os japoneses fizeram com sucesso um carro a hidrogenio bastante produtivo, 3 ou 4 vezes mais produtivo k um de gasolina.

Daqui a 3 anos é posto a venda. Nao sei porque demora tanto!!

Enfim, parece que daqui a uns anos, graças aos japoneses os arabes vao passar fome. É que vai ser bonito vê-los.

Noutros tempos teriam sido os cientistas europeus a produzir esse carro com sucesso, mas como a europa é cada vez menos europeia e por isso tem cada vez mais falta de cientistas e empresarios, nao é de admirar que nao se tenha feito por ca esse motor a hidrogenio tao produtivo.

Diziam que os imigrantes enriqueciam a nossa economia. Pois ai esta mais uma prova de que nao. Os Japoneses cada vez ficam mais à nossa frente. Em poucas gerações à medida que a raça europeia se for tornando menor e mesmo esses poucos "europeus" forem cada vez mais misturados e mais distantes dos seus antepassados (tipo Cristiano Ronaldo, branco mas com antepassados negros), então a ciencia e descobertas tecnologicas na Europa serão algo bastante raro.
Teremos uma economia cada vez mais distante da do Japão e mais similar a uma do Brasil ou dos USA.

Parabéns a todos os economistas que pensavam que estariam a ganhar a médio e longo prazo com a miscigenação.

18 de junho de 2008 às 17:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a transformação do lixo em electricidade é uma óptima solução ambiental e energetica para todos os países do mundo...

18 de junho de 2008 às 18:05:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Em vindo a ser desenvolvida, essa solução resolveria dois grandes problemas duma só vez. Parece bom demais para ser verdade...

18 de junho de 2008 às 18:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É bom e é verdade, o lixo pode ser transformado em energia, nomeadamente em electricidade.

18 de junho de 2008 às 18:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

A isso chama-se digestor. Por uso de condições anaeróbicas (falta de oxigénio), é possível extrair o biogás formado pela decomposição sejam para electricidade como combustível para colocar veículos em andamento.

Pena que haja tão pouca vontade política em Portugal para esta aplicação, ainda para mais quando temos terrenos verdadeiramente ricos na questão de biomassa.

18 de junho de 2008 às 18:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"Pena que haja tão pouca vontade política em Portugal para esta aplicação..."

Se calhar até há vontade politica...

18 de junho de 2008 às 19:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pode fazer-se uma petição...

18 de junho de 2008 às 19:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"a transformação do lixo em electricidade"

Caturo, vocês, os membros do PNR, não podiam apresentar esta sugestão?

18 de junho de 2008 às 19:12:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Bem, podíamos sugerir transformar os anónimos cuscos e cobardes em luz eléctrica, mas depois vinham as organizações dos direitos humanos dizer que afinal estava provado «cientificamente» que esses anónimos também eram seres humanos e etc....

18 de junho de 2008 às 19:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E os 40% do aumento de produçao na agricultura que da o uso do petroleo e gás(nos adubos, erbicidas, pesticidas e maquinaria)

18 de junho de 2008 às 19:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

quase não há informação sobre o assunto... encontrei isto:
http://moskonteiros.blogs.sapo.pt/arquivo/121599.html

18 de junho de 2008 às 19:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

palha de arroz e energia:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=53&t=5964&view=previous

18 de junho de 2008 às 20:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.netresiduos.com/cir/publico23_10_03.htm

18 de junho de 2008 às 20:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1217866&idCanal=62

18 de junho de 2008 às 20:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"a transformação do lixo em electricidade é uma óptima solução ambiental e energetica"

se considerarmos os pretos como lixo entao ai teriamos uma optima soluçao ambiental, energetica e racial para todos.
matavamos 2 ou 3 coelhos numa cajadada so.

18 de junho de 2008 às 21:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

qualquer dia tb electrificam a mosluco da silva..a avaliar pela cana do açucar, estão lá perto! Pena não dar para chamuscar o parolo da venezuela! O sócrates lá perdi un hermano olé olé!!! A donde esta tu petroleo hermano? si si, mui socialista que soi yo, pero..petroleo petroleo!! yo quiero mui lucro, te doi comida, bacalhau pero..$$$$$ para mis amiguitos, hermano...

18 de junho de 2008 às 22:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home