terça-feira, junho 17, 2008

AUMENTO DA REPRESSÃO ISLÂMICA CONTRA AS MULHERES NO IRÃO

A «Polícia da Moda Iraniana» voltou ao ataque e encerrou trinta e duas lojas de roupa e cabelereiros em Teerão, além de ter mandado parar vários automóveis e pedrestes para inspecção, numa intensificação da campanha de repressão das mulheres que não obedeçam ao código iraniano de indumentária, apresentação em público e relações entre mulheres e homens. Este corpo policial persegue em concreto tudo o que tenha aspecto ocidental.

Muitas mulheres iranianas, particularmente na capital, gostam de forçar os limites do referido código, que as proíbe por exemplo de mostrar o cabelo em público, e, por isso, usam roupas curtas e coloridas, que mostram as formas do corpo, além de permitirem que as suas coberturas de cabeça fiquem mais lassas a ponto de mostrarem um pouco do seu cabelo.
O governo do actual presidente Mahmoud Ahmadinejad lançou vários raides destes nos anos anteriores, especialmente no início do Verão, quando temperaturas mais altas fazem com que haja mais gente nas ruas e as mulheres caiam na horrenda tentação de trajar vestuário mais leve. Durante estas operações, a polícia interpela pessoas nas ruas e chega mesmo a prender algumas mulheres. Ameaça igualmente os homens cujo cabelo seja demasiadamente comprido ou doutro estilo que pareça ocidental.

O encerramento de lojas parece todavia constituir uma radicalização do regime.

A propósito disto, vale a pena ver com atenção o seguinte vídeo de propaganda anti-islâmica e pró-zoroastrista no Irão, chamando a atenção para o sofrimento das mulheres arianas sob a alçada da religião muçulmana. O vídeo intitula-se precisamente «Mulheres Arianas sob ataque» e deve ser uma das mais belas peças que se podem encontrar no YouTube. Vejam-se igualmente os outros trabalhos afins, na coluna à direita.


6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A directiva do retorno foi aprovada no parlamento europeu.Não é muito mas vai no sentido certo.

18 de junho de 2008 às 12:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Viva a crise!!!

18 de junho de 2008 às 12:03:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Boa notícia, de facto.

18 de junho de 2008 às 12:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que mulheres tão lindas! :)

18 de junho de 2008 às 17:17:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.apostatesofislam.com/media/handcutting.htm

20 de junho de 2008 às 03:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

http://www.apostatesofislam.com/media/stoning.htm

20 de junho de 2008 às 03:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home