quarta-feira, março 26, 2008

O QUE SIGNIFICARIA A CHARIA NA EUROPA...

Um liberal árabe, o pensador líbio Muhammad 'Abd Al-Muttalib Al-Houni escreveu uma crítica às palavras tibiescas do arcebispo de Cantuária, Dr. Rowan Williams, segundo as quais o Reino Unido teria de, tarde ou cedo, adoptar certas partes da charia ou lei islâmica.

Williams deixou claro que, do seu ponto de vista, só as partes mais boazinhas da lei islâmica se iriam adoptar, claro... porque as outras, que mandam matar apóstatas (indivíduos que renunciem ao Islão), amputar mãos de ladrões, apedrejar adúlteros até à morte, chicotear publicamente os alcoólicos, morte de homossexuais por precipitação de grandes alturas, essas prescrições da charia ficariam de fora...

O pensador líbio crê que o arcebispo referia-se apenas à parte da charia que diz respeito ao estatuto pessoal dos muçulmanos.
Vejamos então, a título de exercício especulativo, mas também reflexivo, quais implicações que tal ideia traria à Europa. Para além de ser necessário manter tribunais islâmicos nos países europeus, ou então mandar os juízes europeus irem aprender com os talibãs, teriam de adoptar-se as seguintes modalidades legais aplicadas aos muçulmanos:

1) Permissão da poligamia para cidadãos muçulmanos, mesmo que tal seja considerado um crime na actual lei europeia;
2) Permissão, para o cidadão muçulmano, de bater na mulher para a disciplinar;
3) Permissão ao muçulmano de se divorciar sem requerer quaisquer procedimentos jurídicos e sem o consentimento da esposa;
4) Permissão de dar às filhas apenas metade da herança que os filhos têm, enquanto as viúvas receberiam apenas um oitavo da herança;
5) Inferioridade dos testemunhos das mulheres perante os dos homens em tribunais da charia;
6) Derrogação dos direitos de custódia que a mulher tem sobre os seus filhos se voltar a casar;
7) Permissão dos muçulmanos europeus casarem em casamentos tradicionais sem precisarem de registar oficialmente estes casamentos;
8) Eliminação da adopção;
9) Possibilidade de obrigar uma mulher dum apóstata do Islão a divorciar-se dele;
10) Proibição da mulher muçulmana se casar com um não muçulmano...

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A charia em Portugal era boa para obrigar as gajas do PNR a andar sempre de Burka e assim evitarem de incomodar os olhos de quem passa. É com cada aborto, que só deviam mesmo era sair de burka.
Por falar em gajas do PNR, a ex dirigente Mara, depois de se ter afastado por divergencias ideologicas e de estrategia politica anda novamente a piscar os olhos ao ex partido. È só ler o que escreveu no seu blogue, de nome Portuguesa ,que está linkado aqui no blog do Caturra.
Sai uma burca para a PNR Mara.

26 de março de 2008 às 17:20:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

É impressão minha ou este blog está a entrar em declinio?

26 de março de 2008 às 19:48:00 WET  
Blogger Caturo said...

O que se pode objectivamente dizer é que essa impressão é a que certa gentinha queria que toda a gente tivesse...

26 de março de 2008 às 19:54:00 WET  
Blogger Silvério said...

É impressão sua.

26 de março de 2008 às 20:51:00 WET  
Blogger PintoRibeiro said...

Em declínio não sei, mas insiste. Pena que do que se passa por cá nem metade da missa o saibas e quem o sabe não pode falar.

27 de março de 2008 às 03:55:00 WET  
Blogger Caturo said...

Missas há muitas...
De qual falas?

27 de março de 2008 às 10:46:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home