sexta-feira, agosto 31, 2007

PRINCIPAIS DEIDADES HISPÂNICAS



Do excelente Hispania Deorvm, traz-se aqui este mapa com as principais Deidades adoradas na Ibéria pré-romana, segundo o maior número de inscrições encontradas em Sua honra em cada local.

Por exemplo: Bandua é adorado/a em toda a Lusitânia e Galécia, o que inclui todo o território da actual Galiza e todo o norte e centro de Portugal, mas a zona onde provavelmente recebeu mais culto (a julgar pelo número de inscrições encontradas) foi a do norte da Beira Alta; Reva foi também extensamente adorado/a na Galiza, mas a região onde se encontraram mais epígrafes em Sua honra foi a da Beira Baixa (sempre de acordo com o mapa, claro); Nábia foi por Sua vez venerada no norte de Portugal e mesmo no norte da Lusitânia (isto é, abaixo do Douro), mas a área onde se encontraram mais vestígios do Seu culto terá sido, de acordo com o mapa, a do leste da Galiza.


Só para dar uma ideia daquilo que a actual investigação científica afirma a respeito do tema, aqui fica uma descrição sumária de cada uma das Divindades, por ordem alfabética:

- Ataecina: Deusa de carácter infernal, a Quem se pede vingança, como diz certa inscrição em que o crente pede à Deusa que castigue um ladrão que lhe roubou mercadoria. Foi considerada equivalente à romana Prosérpina. A cabra parece ser-Lhe consagrada.

- Bandua: Divindade que já foi considerada feminina e aquática mas que hoje se pensa ser masculina; o Seu nome parece derivar da raiz indo-europeia «Bendh», que significa «unir», «ligar», «atar»; Deus da Tribo, protector, ou guerreiro mago, equivalente ao germânico Odin, senhor dos grupos de guerreiros que vivem afastados do resto da sociedade; talvez o touro Lhe esteja associado. Foi encontrada em Portugal uma pátera (objecto usado em rituais) na qual há uma figura, talvez feminina, talvez masculina, com os atributos da Tutela romana, ou seja, Divindade protectora de uma comunidade.

- Candamius: o facto de as inscrições dedicadas a esta Divindade terem sido encontradas nos topos de montanhas e de o Seu nome parecer provir do radical indo-europeu *Cand, «Branco», Brilho», indica que Candamius poderá ser um Deus da Luz, do Raio e das Alturas, portanto equivalente a Júpiter; pode igualmente suceder que «Candamius» não seja realmente o nome de um Deus, mas sim um epíteto, ou seja, uma espécie de adjectivo, de faceta, de aspecto, de determinada Deidade.

- Cosus: Deus da Guerra; possivelmente terá como símbolo o touro.

- Dercetio: um Deus das montanhas.

- Deva: o Seu nome significaria «A Divina» em Céltico; pode ter relação com os rios.

- Drusuna: Deusa relacionada com a floresta. O Seu nome derivará provavelmente do indo-europeu *drutos, que dá origem ao céltico «dru» ou «deru», com o significado de «carvalho».

- Endovellico: curandeiro, oracular, infernal. O Seu nome pode significar «O Muito Bom», «O Muito Negro» ou «O da Vontade Forte». O Seu santuário esta localizado no Alandroal, em São Miguel da Mota, Alto Alentejo. É, até agora, a Divindade ibérica de cuja adoração há mais vestígios (para cima de oitenta e quatro inscrições). É possível que o javali estivesse associado ao Seu culto.

- Épona: Deusa equina e funerária, muito adorada na Gália.

- Leheren: Deus arbóreo.

- Lugus: o maior Deus do mundo céltico, mestre de todas as artes, guerreiro, sábio, mago, semelhante ao germânico Odin mas mais jovem e luminoso; na Irlanda chama-Se Lugh, em Gales é Llew. Os Seus animais parecem ser o corvo e o lobo.

- Nábia: Deusa de carácter aquático, espécie de Ninfa, mas enquanto as Ninfas são no mundo greco-romano Divindades menores, Nábia parece ser uma das maiores Divindades do noroeste hispânico; Nábia, ou Navia, poderia também estar associada aos vales, tal como Diana (o que pode ter relação com a popularidade desta Deusa latina no Ocidente hispânico romanizado), ou, em alternativa, ter um carácter guerreiro, soberano e funerário, como guardiã do caminho para o Outro Mundo, caminho este que, na mundivisão céltica, se podia fazer pelas águas (rios, lagos, mar).

- Nemedus: o Seu nome parece derivar da raiz céltica «Nem», que significa «Sagrado» e «Céu» ao mesmo tempo e que está na origem da palavra céltica «Nemeton», isto é, «Bosque sagrado».

- Neton: Deus da Guerra, equivalente ao Marte latino; diz o antigo geógrafo Macrobius que «o povo dos Accitanos «venera com a maior devoção uma imagem de Marte adornado com raios, ao qual chamam Neton», aspecto que faz lembrar os raios de fogo que, segundo a lenda irlandesa (de Cuchulain), emanavam da cabeça dos guerreiros quando estes atingiam um estado de êxtase bélico, o furor marcial, que os tornava terríveis e imbatíveis. De facto, o Seu nome parece provir do céltico «Net» ou «Neit» que significa «Guerreiro»; mais longinquamente, também pode haver relação entre o nome do Deus e o radical indo-europeu *Nei, que significa «Brilho». Foi provavelmente adorado na Lusitânia, visto que se encontrou em Coimbra uma lápide dedicada a Netus, e, na Galiza, uma dedicada a Netaci Veilebricae (Veilebricae, o «Lobo da Fortaleza»? hipótese minha...), bem como uma outra inscrição, em Cáceres, dedicada a Netoni; no norte da Península Ibérica, mais propriamente na Celtibéria, foram encontradas inscrições a referir Neitin e Neito; na Irlanda, há um Deus da Guerra chamado Net ou Neit; é possível que o touro Lhe seja consagrado, a Néton. Estranhamente, há no norte do Egipto uma Deusa da Guerra Cujo nome é precisamente Neith ou Net; e, na mesma zona, o touro é chamado «Néton». Não é impossível que tivesse havido uma arcaica influência indo-europeia no norte egípcio, como diz Ferreira do Amaral na sua obra «Portugal e os Filhos de Caim».

- Reva: tal como Bandua, Reva também foi considerado como teónimo feminino aquático, mas actualmente a investigação é quase unânime em afirmar que de um Deus se trata; Reve pode estar relacionado/a com a guerra, mas a maioria dos autores aponta-Lhe um carácter celestial, de ligação às alturas, nomeadamente às montanhas, talvez também ao Raio, afigurando-Se assim como o equivalente lusitano do latino Júpiter;

- Vaelico: Deus que se pensou poder ser Endovélico; actualmente, considera-se que Se trata de uma Divindade distinta. O lobo parece estar com Ele relacionado, visto que o Seu nome pode derivar do céltico «Vailos», «Lobo», daí que Vaelico possa ser um Deus marcial dos bandos de guerreiros e possa ter um carácter infernal ligado à morte e ao Outro Mundo.


Há outras Deidades importantes que não estão representadas neste mapa, tais como Trebaruna, Arentia e Arentius, Quangeius, etc..

24 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou antifa, mas essa perseguição nacionalista da Mara mete nojo. As mulheres podem ser sexualmente activas, sem que lhes seja atirado o termo putas, ou vocês vivem como os talibans?

1 de setembro de 2007 às 11:50:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Pensava que Lugus era mais na Galiza. Mapa interessante, podia era ser mais completo, ainda ficam tantos de fora.

1 de setembro de 2007 às 12:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

quem é a mara??

1 de setembro de 2007 às 13:13:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

este mapa é deveras estupido e não tem qualquer rigor cientifico.
Caturo, não se deve acreditar em tudo.

1 de setembro de 2007 às 15:35:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Mete o rigor cientifico no "ilhós".

1 de setembro de 2007 às 15:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Viva o sexo livre. Abaixo os talibans europeus.

1 de setembro de 2007 às 18:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Viva o sexo livre. Abaixo os talibans europeus.

Concordo e digo mais , a MARA pode estar com quem quiser às horas que quiser , desde que não seja com o sabujo do Dhimmi , esse sim um verdadeiro taliban/maoista.

1 de setembro de 2007 às 18:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E onde é que está a Águia do Benfica? Essa sim, a maior deusa do nosso panteão e, quiça, do mundo indo-europeu (monhés incluidos)

1 de setembro de 2007 às 19:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Fala-se realmente muito na vida sexual da Mara, que não é uma nacionalista mas sim uma nazi (ou pelo menos diz que é). Mas e as outras raparigas do nacional socialismo português, será que são muito diferentes da Mara no que diz respeito à promiscuidade sexual?
NÃO SÃO NADA DIFERENTES. São praticamente todas elas altamente promiscuas. A diferença é que a Mara cometeu o erro de se deixar fotografar a torto e a direito, tendo as fotografias vindo para a net e as outras não cometeram esse erro e portanto não existe prova.

1 de setembro de 2007 às 21:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

os cães ladrem - e a carroça continua o seu caminho....
Brachot em Yeshua
juda ben haim, moreh

Shavua Tov.

2 de setembro de 2007 às 12:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

PRINCIPAIS DEIDADES HISPÂNICAS? Isso com o PNR é tudo para acabar!

2 de setembro de 2007 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ZOG!

2 de setembro de 2007 às 12:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Iihhh...tanto ressabiado com as mulheres nacionalistas! Já levaram muitas tampas?ihih

2 de setembro de 2007 às 14:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

não há cordas que cheguem para este pais de traidores

2 de setembro de 2007 às 19:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

todos fomos enganados!

novo rumo

PND-forum novas gerações

2 de setembro de 2007 às 23:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O PND? Se o JPC não acabar rapidamente com o deboche fornicante e com vários outros deboches que têm lugar no PNR talvez os militantes não skins não tenham realmente outra opção. Vamos a ver é se o PND começa a fazer alguma coisa no sentido de merecer a confiança dos desiludidos com o PNR.

2 de setembro de 2007 às 23:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Cambada de combardes. Falam muito, acusam as pessoas e provas???

3 de setembro de 2007 às 02:10:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Pensava que Lugus era mais na Galiza.

Camarada, é possível que Lugus tivesse sido adorado na actual Galiza, até se aventou a hipótese do nome da cidade de Lugo derivar de tal teónimo (todavia, parece vir do Latim «Lucus», «Bosque Sagrado») mas não há certezas (e até poderia ter sido venerado na região de Trás-Os-Montes, onde existe a povoação de Lucelos).



Mapa interessante, podia era ser mais completo, ainda ficam tantos de fora.

Sim, é muito generalista.

3 de setembro de 2007 às 15:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

este mapa é deveras estupido e não tem qualquer rigor cientifico

Porque o dizes?

3 de setembro de 2007 às 15:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E lá continuam os comentários fora do contexto, parvoices sem nexo nenhum.

Visigodo

3 de setembro de 2007 às 16:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Por acaso as maiores parvoices que se lêem por aqui são do jew-lover que queria ser visigodo.

4 de setembro de 2007 às 02:22:00 WEST  
Blogger Silvério said...

:D Ao menos temos entretenimento gratuito.

7 de setembro de 2007 às 00:30:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Respondendo ao visigodo não ao anti-jew lover.

7 de setembro de 2007 às 00:31:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Ou será que é antija.

7 de setembro de 2007 às 00:32:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home