quarta-feira, agosto 15, 2007

OS JOGOS PAGÃOS DO NAVASARD, OU UM SINAL DO RESSURGIMENTO DA RELIGIÃO NACIONAL ARMÉNIA

Anahit


Na Arménia, país normalmente associado a uma forte identidade cristã (tal como todos os outros países europeus, bruxo... em toda a parte o Cristianismo acaba por ser agente do internacionalismo, mas os seus servidores fazem questão de o darem como «religião nacional», coisa que só puderam começar a fazer depois de destruírem as antigas religiões verdadeiramente nacionais) muitos são os que optam pelos antigos Deuses...

De pé no Monte Aragats, o alto sacerdote aguardou que o Sol acendesse a sua tocha para que esta pudesse ser levada ao templo pagão de Garni. Assim começou a Navasard, um dos mais antigos e importantes dias sagrados da Arménia, celebrado todos os anos a 11 de Agosto.

De acordo com a lenda, neste dia o patriarca Hayk matou o tirano Bel e libertou a sua família, futura raiz dos Arménios.



A combinação de jogos atléticos e de rituais antigos faz da Navasard uma espécie de reminescência, ou talvez equivalência, às Olimpíadas. E digo equivalência porque o elemento cultural dos jogos periódicos não será necessariamente um exclusivo helénico, visto que, outro povo indo-europeu arcaico como os Lusitanos, por exemplo, também celebravam «os seus jogos gímnicos, hoplíticos e hípicos, nos quais se exercem no pugilato e na carreira, e simulam escaramuças e batalhas campais», isto segundo Estrabão («Geografia III, Capítulo III, 7»).

Depois de o alto sacerdote, trajado com túnica vermelha, encarar o Sol e cantar um hino a Vahagn, as festividades começam com os jovens a cantar e a dançar, e exercitando-se com o arco.
Quem quiser juntar-se à comunidade pagã é iniciado num ritual de «fogo e espada» e planta seguidamente um damasqueiro. De notar que o damasco é um fruto nativo da Arménia, tanto que em Latim o seu nome é «prunus armeniaca».

Embora isto pareça uma cerimónia antiga - o calendário arménio tem como baliza o nascimento de Vahagn há 9588 anos - trata-se na realidade de uma reconstrução moderna.

«Recomeçámos a celebrar os antigos dias sagrados arménios em 1990. Antes disso, tudo estava banido. Mandaram-me para campos prisionais durante dois anos sob acusação de "Nacionalismo" em 1961, e forçaram-me a emigrar para os EUA em 1965. Só retornei na época de Gorbachev.» Quem assim fala é Slak Kakosian, o sumo sacerdote da Arménia.

Politicamente, a comunidade pagã está ligada ao Partido Republicano Arménio, cuja filosofia é baseada nos ensinamentos da Tsegakron, que é a religião nacional arménia (o seu paganismo, por assim dizer).

Todavia, os mais recentes pagãos tendem a distanciar-se da Política. O historiador Ara Stepanian, que todos os anos viaja de S. Petersburgo na Rússia até à Arménia, afirma que «Já há demasiada política nas vidas das pessoas e isso não é bom. Quanto mais as pessoas pensarem a respeito do renascimento espiritual, melhores são as suas hipóteses de sobrevivência.»
Stepanian recomenda a substituição da Bíblia pelo Ukhtagir, escritura pagã, como manual para todo o arménio. «Mil cópias deste livro estão prestes a ser impressas e os membros da comunidade irão dá-las às pessoas. Não é nossa intenção substituir completamente a Bíblia com o Ukhtagir, mas os Arménios devem saber que não descendem de Noé, mas que viveram aqui nas montanhas da Arménia antes do dilúvio.»

A Arménia é comumente considerada como o primeiro Estado cristão do mundo como resultado da conversão do rei Tiridates em 301, e a sua identidade religiosa tem-nos distinguido no meio dos seus vizinhos maioritariamente muçulmanos.
Mas o culto solar pré-cristão ainda vive na consciência nacional. Além do templo de Garni, a Arménia também tem o seu próprio Stonehenge, conhecido como Karaundj, ou «Pedras Cantantes», na região sul do país, que é uma estrutura com centenas de monolitos verticais e foi edificada há seis mil anos como templo ao Sol, funcionando também como observatório astronómico.

Numa sondagem realizada recentemente pelo Centro de Estudos Nacionais Estratégicos de Yerevan, 34% dos Arménios dizem-se cristãos, 24% consideram-se ateus e 32% afirmam-se pagãos. «A pequena diferença nas percentagens de crentes prova que mil e setecentos anos de Cristianismo não tiveram êxito em erradicar a antiga fé da Arménia», diz o comentador político Eduard Enfiajian, também membro da comunidade pagã. E continua: «Na Arménia, muita gente identifica religião com a instituição da igreja. Nós não. Não temos nada contra o Cristianismo, mas, como instituição social, não é para nós aceitável. A Religião está constitucionalmente separada do Estado, nas na realidade eles ensinam o Cristianismo em todos os jardins-escola, sem falar nas escolas, universidades e forças armadas. Para mim, isto é errado; uma pessoa deve poder escolher a que Deus obedece.»

A Igreja Apostólica Arménia mostra-se invulgarmente serena para com os seus concorrentes pagãos, se se levar em conta a sua, da Igreja, hostilidade relativamente aos grupos evangélicos mais recentes. O reverendo Vagram Melikian explica assim esta despreocupação: «Ao contrário das novas seitas, eles (pagãos) nada têm a ver com o Cristianismo. A Igreja Arménia tem uma postura inequívoca para com os sectários, mas não interferimos nos assuntos pagãos.»

Alguns arménios conseguem combinar simpatias para com ambas as religiões, cristã e pagã.
Alexander Amarian, líder do Centro de Auxílio para as Vítimas dos Cultos Destrutivos, que faz campanha contra vários grupos religiosos ou seitas, afirma que «os pagãos são guardiões dos antigos costumes. A Nação Arménia tem de recordar o seu passado pré-cristão e as Crianças de Ara (um grupo pagão) ajudam-nas a lembrarem-se. Também apoiam a Igreja Apostólica Arménia na luta contra as seitas destrutivas. Foi recentemente realizado um protesto contra as seitas. A liberdade de culto é importante, mas não podemos dar livre campo às seitas que vão contra a nossa identidade nacional.»

Muitos jovens estão a aderir aos rituais pré-cristãos.
Anait, de 20 anos, juntou-se à comunidade pagã há doze meses. E diz: «Gosto de estar aqui. Ninguém me diz o que fazer. Contam-nos a História da Arménia antes do Cristianismo e dão-nos livros para ler. Parece que o nosso povo está a retornar às suas antigas raízes. Garni é um centro espiritual de significado cósmico. O Paganismo não tem nem regras rígidas nem mandamentos.»
Anait, estudante de Medicina, usa uma suástica ao pescoço. Os seus colegas opôem-se fortemente a isso. Diz um deles que «para um arménio é apropriado usar um crucifixo, não um símbolo nazi. Se eu mandasse, proibiria todas essas seitas e religiões esquisitas. A nossa igreja é demasiadamente tolerante para com eles.»
Um sacerdote gentio, Gagik Hairapetian, argumenta que «para a maioria das pessoas, a suástica é um símbolo nazi, mas isso não é assim. A Suástica é um símbolo pagão. Os jovens arménios que usam suásticas não são nazis. Só uma pessoa ignorante é que identifica as suásticas com os nazis.»

Um jovem tenente do exército, que pediu anonimato, concorda veementemente - para ele, as cerimónias pagãs são todas uma questão de patriotismo arménio: «Vim conscientemente para o Paganismo. Estou convencido de que esta é a verdadeira fé arménia, que nos ajudou a ganhar a guerra (guerra de Nagorno-Karabakh em que o Azerbaijão, país com 96% de população muçulmana, foi derrotado militarmente), sinto-o até aos ossos.»

Vale a pena deixar registado um hino dedicado por um poeta arménio a Anahid, uma Deusa nacional. O dito autor é Daniel Varoujan (1884-1915), que nasceu em Istambul, estudou em Veneza e na universidade belga de Ghent, notabilizando-se pelas suas narrativas poéticas à base de lendas e História pagã. Foi assassinado pelos Turcos (provavelmente durante o genocídio dos Arménios que a Turquia ainda hoje recusa admitir ter cometido).

Eis então o poema:

E caminho orgulhosamente com sandálias sagradas em direcção a Ti
Abre os portões de mármore do Teu templo.
Deixa-me introduzir a minha fronte pela porta.
Abre o altar e devolve-me a ardente força
Dos meus antepassados Artaxianos
Ouve-me, Mãe Dourada, fértil irmã da
Dadora da abundância, Padroeira da Arménia
Ouve-me nesta manhã da festa de Navasart
Quando a Tua gente se alegra.

Permite-me ajoelhar e rezar perante o Teu ídolo
Ouve, rosa miraculosa, Deusa da festa dourada
Noiva branca da luz nocturna, Amante do Sol
Que o Sol arda novamente no Teu altar.
Vim em roupagem de peregrino, trazendo verdes
Ramos de bálsamo e água rosada com ouro
Numa bilha de prata para ungir os Teus seios.
Que as fontes de Vartavar voltem à vida
E que as raparigas de dezasseis anos se ergam para dançar.»

E assim ecoa uma imorredoura voz que se ergue em direcção aos Imortais, no seio duma Estirpe cujo lema nacional é «Uma Nação, Uma Cultura» (Մեկ Ազգ, Մեկ Մշակույթ (Arménio; em alfabeto latino dá qualquer coisa como "Mek Azg, Mek Mshakowyt").






Moeda recente cunhada pelo Estado Arménio na qual se pode ver Anahit
---
E agora, cambada, este blogue vai de férias, talvez até 21 do corrente.

Etiquetas:

139 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Jogos? Isso com o PNR é prá acabar!

15 de agosto de 2007 às 12:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Raparigas de dezasseis anos? Isso com o PNR é prá acabar! (a gente gosta é de skinheads de músculos bem oleados...)

15 de agosto de 2007 às 12:27:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pagãos? Isso com o PNR é para acabar!

15 de agosto de 2007 às 13:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ressurgimento? Isso com o PNR é tudo para acabar na hora!

15 de agosto de 2007 às 13:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Gajos anónimos a fazer comments parvos na net? Isso com o PNR é para acabar, e explico porquê: o nosso sucesso no melhoramento da Educação vai ser tão fulgurante que não vai haver gente com a pobreza intelectual do espécime que aqui aportou...

15 de agosto de 2007 às 15:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Uma pequena pergunta ao repetitivo senhor: o que raios são «músculos bem oleados»?

15 de agosto de 2007 às 15:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Duarte? Isso com o PNR é para acabar!

15 de agosto de 2007 às 16:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Duarte disse...

Uma pequena pergunta ao repetitivo senhor: o que raios são «músculos bem oleados»?

São do género de músculos que o senhor Duarte gosta de enfiar acima do músculo esfinctérico regulador da saída das fezes. :)

15 de agosto de 2007 às 17:10:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Boas férias camarada Caturo.

15 de agosto de 2007 às 17:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo? Isso com o PNR é prá'cabar!

15 de agosto de 2007 às 17:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

È pá patrão fora festa aqui na loja! Toca a desbundar pessoal.

15 de agosto de 2007 às 18:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

São do género de músculos que o senhor Duarte gosta de enfiar acima do músculo esfinctérico regulador da saída das fezes

E o senhor Anónimo, enrascado por lhe ter sido demonstrada a estupidez, que não partisse para o insulto. Se é desta massa, ignara e incapaz de discutir sem levar a discussão para níveis de obscenidade, que são feitos todos os que estão contra o PNR à outrance, podemos todos respirar de alívio que a vitória está certa...

15 de agosto de 2007 às 18:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo,
faça boa viagem!

15 de agosto de 2007 às 20:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Caturo? Isso com o PNR é para acabar!

15 de agosto de 2007 às 20:51:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

FEEEESSTAAAAAA (e isso com o PNR não acaba nunca! pelo menos há sempre palhaços...)

15 de agosto de 2007 às 21:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Onde para o da vigilia?

15 de agosto de 2007 às 22:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Acho que esteve imensa gente na vigilia!

15 de agosto de 2007 às 23:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

15 dias de balda total.Boas férias caturo!

15 de agosto de 2007 às 23:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Férias? Isso com o PNR é para acabar!

15 de agosto de 2007 às 23:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sexo? Isso com o PNR é para acabar.

15 de agosto de 2007 às 23:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O que vale é que vai tudo preso!

16 de agosto de 2007 às 00:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Senegal? isso com o PNR é prá acabar.

16 de agosto de 2007 às 00:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Flávio é merda!

16 de agosto de 2007 às 10:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

e o que tem lá isso?
os outros não foram a cabo verde, ter com a dona branca?

16 de agosto de 2007 às 10:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Anónimos patetas?Isso com o PNR é mesmo para acabar...

16 de agosto de 2007 às 11:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Boas férias.chefe Caturo.Goze muito e gaste pouco!

16 de agosto de 2007 às 11:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Camisinhas? Isso com o PNR acaba logo!

16 de agosto de 2007 às 14:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas que gajo mais idiota.
Só sabem dizer merda.
Então o esquerdalho, berloquista de esterco, quando é que o teu dono anacleto acaba de vez?
Vai morrer longe que é para não cheirar mal.

Visigodo

16 de agosto de 2007 às 14:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Para o Camarada Caturo umas grandes férias, e que volte com energia, para manter este espaço, que todos nós Nacionalistas apreciamos.

Visigodo

16 de agosto de 2007 às 14:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Visigodos? Com o PNR isso é prá'cabar na hora!

16 de agosto de 2007 às 17:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

nuno carvalhana porque deixas que terceiros sejam aqui insultados?

16 de agosto de 2007 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vai pro PNR,pá!!!

16 de agosto de 2007 às 22:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Nuno está fora.
Agora vocês são MEEEUS. TOOODOS MEEEEUUUUUSSSS!!!!!!

AHHAHAHAAHHSHAHSHAHHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

16 de agosto de 2007 às 23:11:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Terceiros? O PNR resolve!

16 de agosto de 2007 às 23:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Caturo é esse tal de Carvalhana?

17 de agosto de 2007 às 00:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NÂO DIGAM MAL DOS ESQUINEDES SFF.

17 de agosto de 2007 às 00:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

CUIDADO COM O PROVOCADOR "nacional"-COMUNISTA CAMISA-AZUL.

17 de agosto de 2007 às 15:01:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NÂO SE PODE AMAR DUAS IDEOLOGIAS AO MESMO TEMPO.

17 de agosto de 2007 às 15:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ou se está com a revolução ou não.

17 de agosto de 2007 às 15:20:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esse vira casacas não foi do mirn\pdp?

17 de agosto de 2007 às 16:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esta merda está toda infiltrada.

17 de agosto de 2007 às 16:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

afinal k é que quer matar o camisa azul?

17 de agosto de 2007 às 16:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

È so agentes.

17 de agosto de 2007 às 16:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MATAR?????

17 de agosto de 2007 às 16:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isso deve ser ele a fazer-se de vitíma!

17 de agosto de 2007 às 16:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

um agente infiltrado contou-me que irão fazer uma batida a cantanhede este fim de semana

camisa azul wanted
vivo ou morto

17 de agosto de 2007 às 16:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

a sorte do camisa azul. é que em cantanhede há muitos velhos carecas ....não será fácil encontrá-lo

17 de agosto de 2007 às 16:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

fdx!!!!!!
o k esta gente faz para promover blogs e foruns
lol lol lol

17 de agosto de 2007 às 16:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

camisa azul! pelo sim, pelo não. fuja para o brasil ou deixe crescer o cabelo

um abraço

17 de agosto de 2007 às 17:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SE me emprestar dinheiro para a viagem conte comigo.

17 de agosto de 2007 às 17:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sei que o camisa-azul está a dormir no bunker das máquinas da piscina múnicipal para não ser apanhado desprevenído pela revoluçao e pelos piratas.

17 de agosto de 2007 às 17:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Tenho que ir lá levar-lhe tabaco.

17 de agosto de 2007 às 17:52:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Leva-lhe tb uns filmes do estaline.

17 de agosto de 2007 às 17:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Camisa Azul vai ser atacado amanhã às 14h30 com um cutelo de cozinha. A discussão está ainda aberta entre a PSNTGMEB (Polícia Secreta Nazi Tipo Gestapo Mas Em Bom) sobre se lhe aplicam o golpe no pescoço, no peito, ou no estômago. A votação decorrerá esta noite: há croquetes e pastéis de bacalhau para os presentes, porquanto a decisão promete ser penosa e discutida até altas horas da madrugada.

Assinado,
Comando Exterminador Implacável dos Faxxxxxxxistas-Nazis-Que-Assaltaram-o-PNR-e-querem-fazer-a-folha-aos-inimigos.

17 de agosto de 2007 às 18:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Riam-se, riam-se.
Se o Mario Machado não tivesse sido preso a esta hora podia estar a tratar-vos do sarampo.

17 de agosto de 2007 às 18:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O DIMMI FOI PARA CANTANHEDE TENTAR CONVERTER O CAMISINHA AO iiislão.

17 de agosto de 2007 às 18:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Já tive o sarampo em pequeno e pelo que sei não há segunda vez.

17 de agosto de 2007 às 18:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O zedobone leva as galinhas para o ensaio geral antes da ida a cantanhede.

17 de agosto de 2007 às 19:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Só são aceites cutelos????

17 de agosto de 2007 às 19:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Então amanhã a noite há frango assado???!!!

17 de agosto de 2007 às 19:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TIREM O VASCO LEITÃO DA PRISÃO!!!!!!
LUTEM PELOS PORCOS ARIANOS!
ABAIXO O PORCO PRETO!

17 de agosto de 2007 às 19:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Vasco é branco?
ahhahahahahahhahhahah!!!

17 de agosto de 2007 às 19:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas que merda e que se passa?
O careca azul foi ameçado? Por quê e por quem?

17 de agosto de 2007 às 19:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

pela malta do costume, os maluquinhos dos martelos só pode.

17 de agosto de 2007 às 20:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Rodrigo Nunes também vai conhecer o peso do martelo ma não é do thor, mas dos hammers por escrever estas verdades sobre os skins

http://ofogodavontade.wordpress.com/2007/08/11/os-nazis-de-carnaval-sao-nostalgicos-de-um-mundo-que-desconhecem/

17 de agosto de 2007 às 20:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Carnaval? Isso com o PNR é para acabar.

17 de agosto de 2007 às 21:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Skins de calças de fato de treino? Isso com o PNR é para acabar.

17 de agosto de 2007 às 21:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

martelos? isso com o PNR é prácabar!

17 de agosto de 2007 às 22:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O DIMMI FOI PARA CANTANHEDE TENTAR CONVERTER O CAMISINHA AO iiislão.

Esse gordo~islâmico qualquer dia pede asilo na embaixada do Irão , é mesmo um palhaço.

17 de agosto de 2007 às 22:32:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Contem pormenores que eu não tenho com que me entreter.
Porque é que querem fazer a folha ao Ramalho?

17 de agosto de 2007 às 23:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

porque é que esses merdosos dos hammershits não fazem nada agora sem o seu dono MM? agora é que se ve como não prestam para nada os cobardolas, camabada de paus mandados que sem o fhurer MM não passam de meninos cagados. tenham vergonha caralho e dediquem-se á pesca que o não de peniche ensina vos

18 de agosto de 2007 às 00:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Esses tipos estão todos marcados pela bófia.

18 de agosto de 2007 às 03:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se o Mario Machado não tivesse sido preso a esta hora podia estar a tratar-vos do sarampo

O fulano é médico?

18 de agosto de 2007 às 11:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se o Mario Machado não tivesse sido preso a esta hora podia estar a tratar-vos do sarampo

O fulano é médico?

18 de agosto de 2007 às 11:43:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"O Rodrigo Nunes também vai conhecer o peso do martelo ma não é do thor, mas dos hammers por escrever estas verdades sobre os skins"

O Rodrigo Nunes diz as verdades e tem tomates. O Caturo, pelo contrário, é um cobarde, lambe botas dos hammerskins e do Mário.

18 de agosto de 2007 às 12:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Epá ainda ninguem me disse: Mas final porque raio querem fazer a folha ao camisa azul? O que é que o gajo fez?

18 de agosto de 2007 às 13:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Rodrigo Nunes? Isso é prá acabar! Com o PNR, claro!

P.S. Tomates? Esse gajo é o maior lambe-cus que p'ra aqui anda.

18 de agosto de 2007 às 13:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"afinal k é que quer matar o camisa azul?"

Para quê sujar as mãos de sangue?
Pomos o camisa azul de molho em lixivia e fica logo roxo. Vai paecer o Senhor dos Passos.
Amen!

18 de agosto de 2007 às 13:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Este blog na ausência do caturo vai ser o melhor chat da net .
Qual hi5 qual msn.

18 de agosto de 2007 às 15:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ة لتكون على علم بآخر الأحداث لحظة بلحظة , أخبار الجزيرة , أخبار العربية, أخبار البي بي سي, أخبار الشـرق الأوســط, ميدل ايست أون لاين, أخبار مُحيــط, عالم التقنية , مُفكرة الإسلام

18 de agosto de 2007 às 15:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Que é isto,a al quaeda já aqui anda????

18 de agosto de 2007 às 16:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ة لتكون على علم بآخر الأحداث لحظة بلحظة , أخبار الجزيرة , أخبار العربية, أخبار البي بي سي, أخبار الشـرق الأوســط, ميدل ايست أون لاين, أخبار مُحيــط, عالم التقنية ,

Ó flávio vai dar banho ao cão. Olha , toma também tu banho que cheiras a mesquistas por todos os poros .

18 de agosto de 2007 às 18:45:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

mesquitas , está resolvido o erro.

18 de agosto de 2007 às 18:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Idiotário.

18 de agosto de 2007 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Oh Intifada, vai pró caralho!
Oh Intifada, vai pró caralho!
Oh Intifada, vai pró caralho!

18 de agosto de 2007 às 20:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Olé! Olé! E chupa Intifada, e chupa Intifada!
Olé! Olé! E chupa Intifada, e chupa Intifada!
Olé! Olé! E chupa Intifada, e chupa Intifada!

18 de agosto de 2007 às 20:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em cada Intifadista, há um brochista!
Em cada Intifadista, há um brochista!
Em cada Intifadista, há um brochista!

18 de agosto de 2007 às 20:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Isto anda hilarianteeeeeeee!!!!
Temos que dar mais férias ao Caturo! ihih Aceitam-se contribuições para futuras viagens às Maldivas, ilhas Fiji, nordeste do brasiuuuu!! Vá,vá, não se acanhem pk para o cartaz do PNR souberam abrir os cordões à bolsa!

18 de agosto de 2007 às 22:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Intifadista! Intifadista! Intifadista, Intifadista, Intifadista! Filho da puta, Intifadista! Filho da puta, Intifadista!

18 de agosto de 2007 às 23:23:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Noticia de ultima Hora!!!

O PNR vai acabar. JPC demitiu-se.

19 de agosto de 2007 às 13:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

MAIS UM BOATO DA REAÇAO.

19 de agosto de 2007 às 15:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

VIVA O VASCO LEITÂO PARA PRESIDENTE DO PNR.

19 de agosto de 2007 às 15:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Se isso for verdade há que dar os parabéns aos skins por terem acabado com esse partido.

19 de agosto de 2007 às 16:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O PNR vai acabar. JPC demitiu-se.

Isso querias tu, e queriam os da tua laia. Mas infelizmente para vocês essa notícia é falsa: não há qualquer referência a ela no site do Partido ou na comunicação social. Já devias saber que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo: e se esse mentiroso, como tu, manquejar da mioleira, então apanhá-lo é mais fácil do que somar 1+1.
Lamento, rapaz. Vais ter de te esforçar mais se quiseres ser um bom agente de contra-informação: e, ao mesmo tempo, vais ter de te habituar que o PNR veio para ficar, e não há-de acabar tão cedo.

19 de agosto de 2007 às 19:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O PNR vai acabar. JPC demitiu-se.

Isso querias tu, e queriam os da tua laia. Mas infelizmente para vocês essa notícia é falsa: não há qualquer referência a ela no site do Partido ou na comunicação social. Já devias saber que mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo: e se esse mentiroso, como tu, manquejar da mioleira, então apanhá-lo é mais fácil do que somar 1+1.
Lamento, rapaz. Vais ter de te esforçar mais se quiseres ser um bom agente de contra-informação: e, ao mesmo tempo, vais ter de te habituar que o PNR veio para ficar, e não há-de acabar tão cedo.

19 de agosto de 2007 às 19:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Demitiu-se,ou ameaçou demitir-se???

19 de agosto de 2007 às 20:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ok Vasco, queres fingir que o partido ainda existe.

19 de agosto de 2007 às 20:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TÂO CEDO???!!!ENTÂO È PARA ACABAR!

19 de agosto de 2007 às 21:03:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ISSO COM O PNR È TUDO PARA ACABAR.ATÈ O PNR.

19 de agosto de 2007 às 21:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Ok Vasco, queres fingir que o partido ainda existe.

Sim, um partido que conseguiu crescer solidamente em exposição mediática, teve um resultado em Lisboa que o sagrou acima de partidos cujos candidatos eram por demais conhecidos (Manuel Monteiro participa volta e meia nos debates da SIC Notícias, e Gonçalo da Câmara Pereira é famosíssimo como fadista), e dá mostras de poder vir a ter um score brilhante em 2009, é completamente inexistente, já se vê...
Não, Gertrudes: tu é que queres dizer muitas vezes que o Partido não existe, para ver se te convences disso... Mas não tens sorte, e a realidade encarregar-se-á de te demonstrar a sua força com cada vez mais clareza.

19 de agosto de 2007 às 21:50:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vigílias? Isso com o PNR é para acabar.

20 de agosto de 2007 às 07:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

férias no senegal?
isso com o pnr é para acabar

20 de agosto de 2007 às 09:54:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Patrão fora,dia santo na loja.
Isto está giro,está!

20 de agosto de 2007 às 11:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"e dá mostras de poder vir a ter um score brilhante em 2009"

elááá..não exageremos! A propaganda tem que ser bem disfarçada.

20 de agosto de 2007 às 13:44:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

elááá..não exageremos! A propaganda tem que ser bem disfarçada.

Cá estarás para ver se é propaganda.

20 de agosto de 2007 às 14:33:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

força, força camarada Vasco
nós seremos a muralha d'aço

(onde é que eu já ouvi isto?)

20 de agosto de 2007 às 15:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Não acham estranho que o advogado do pnr tenha abandonado esse partido.Saberá ele sabe alguma coisa que o caturo desconhece?

20 de agosto de 2007 às 16:56:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Será que virá aí uma acusaçao de organizaçao criminosa????

20 de agosto de 2007 às 16:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Perguntar não ofende néé????!!!!

20 de agosto de 2007 às 17:00:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois,varias vezes lhe foram oferecidas responsabilidades maiores no partido e ele não aceitou e agora vai-se embora sem mais....

20 de agosto de 2007 às 17:04:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E o abrantes abandonou????

20 de agosto de 2007 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ouvi dizer que o camarada mário maluco vai sair em breve da prisa. confirma-se?

20 de agosto de 2007 às 17:07:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que sei 17 militantes deram o pira.

20 de agosto de 2007 às 17:08:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

vai usar pulseira.

20 de agosto de 2007 às 17:12:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que sei a coisa desta vez é para durar.

20 de agosto de 2007 às 17:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Alguém sabe porque é que o jpc se quer demitir??

20 de agosto de 2007 às 19:26:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

eu também quero saber :-D

(isto é só comadres mesmo)

20 de agosto de 2007 às 19:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

- Jeronimo de sousa disse...
força, força camarada Vasco
nós seremos a muralha d'aço

(onde é que eu já ouvi isto?)


Era agora que se apagavam as cedilhas.. Forca,forca camarada Vasco!

20 de agosto de 2007 às 21:19:00 WEST  
Blogger Silvério said...

Então como vão os nossos bloquinhos?

Todos à espera de ir prá cadeia não é? Falavam e riam dos skins, pensaram que os transgénicos eram a extrema direita e agora vão apanhar sabonetes.

20 de agosto de 2007 às 21:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

NO PNR È A DEBANDADA GERAL!

20 de agosto de 2007 às 22:30:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS COCAS-skins estão a fazer um bom trabalho para até o presidente se querer demitir.

20 de agosto de 2007 às 22:31:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois parece que há qualquer coisa que a direcçao do pnr está a esconder aos militantes.

20 de agosto de 2007 às 22:34:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Será uma acusaçao de organizaçao criminosa???

20 de agosto de 2007 às 22:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

TODOS OS EX-QUADROS COM CABELO DO PNR ESTÃO A DEBANDAR PARA O PND! AHAHA! MAS ATENÇÃO QUE LÁ NÃO ENTRAM CRIMINOSOS, CIGANOS ARMADOS EM ARIANOS E SKINÉPZ!

VIVA OS NACIONALISTAS COM CABELO!

20 de agosto de 2007 às 23:47:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Numa bilha de prata para ungir os teus seios? Isso com o PNR é para acabar!

21 de agosto de 2007 às 01:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Bilha de prata só há uma , e todos nós sabemos de quem é.

21 de agosto de 2007 às 01:25:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

SEMPRE A FALAREM NO PND FDX.

21 de agosto de 2007 às 02:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

PND FDX, não..ainda não há coligações! só PND, sff

21 de agosto de 2007 às 11:19:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ai o mário vai ficar tão vaidoso de pulseirinha nova :-D

21 de agosto de 2007 às 12:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

PND - Paneleiros Nacionaleiros Desesperados

Como é que alguém consegue fazer parte de um partido que nem com particiapações semanais na televisão consegue impor-se???

21 de agosto de 2007 às 13:36:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Éh pá,parem de abandalhar a tasca do mestre Caturo!Isto já parece a "Tertúlia Cor-de-Rosa",só falta o Cláudio Ramos...

21 de agosto de 2007 às 14:28:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

VÊ-SE QUEM ESTÀ DESESPERADO AO PONTO DE ANDAR A CONVIDAR OS EX.MILITANTES A VOLTAREM AO PNR.

21 de agosto de 2007 às 15:24:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Pois,e já agora a sónia que era porta voz do pnr tb desertou para o canada.

21 de agosto de 2007 às 16:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

HÀ AQUI ALGO QUE NÂO ESTÀ A SER CONTADO AOS MILITANTES COMUNS DO PNR!!

21 de agosto de 2007 às 16:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Porque é que tiraram o link da jn do site do pnr???

21 de agosto de 2007 às 16:20:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ok Vasco, queres fingir que o partido ainda existe

Usar a táctica de fazer crer que o Partido está a desaparecer como forma de afastar os hesitantes, os curiosos, os potenciais aderentes, é em si uma atitude suja, invertebrada e intelectualmente medíocre, própria de escumalha cobarde e impotente.

Agora... usar essa mesma táctica depois de o Partido ter provado para além de qualquer dúvida que não só não desapareceu como até está a andar cada vez melhor, isso é que, além de ser uma atitude suja, invertebrada e intelectualmente medíocre, é também um procedimento excepcionalmente ridículo e denuncia, além de tudo o que foi apontado, um profundo desespero de mistura com uma intensa dor cotovelar, derivada do facto, cada vez mais evidente, de que, em Portugal, só o PNR é que está a fazer alguma coisa que se veja no Nacionalismo.

21 de agosto de 2007 às 16:22:00 WEST  
Blogger Caturo said...

O Rodrigo Nunes diz as verdades e tem tomates. O Caturo, pelo contrário, é um cobarde, lambe botas dos hammerskins e do Mário

Não há absolutamente ninguém que me possa acusar de ser lambe-botas - aliás, se alguém pode apontar falhas de carácter dessa índole, esse alguém sou eu a outros, nunca, em momento algum, outros a mim. Que fique bem claro.

Ainda está para nascer quem me possa dar lições de ética a respeito de coragem - e de certeza que as não recebo de um saco de esterco anónimo que, não tendo nada que me possa apontar, e como não consegue apresentar argumentos minimamente válidos que possam afastar os militantes do PNR, tenta fazer crer que quem está neste partido é porque dobra a cerviz, de maneira a criar nos mais influenciáveis alguma vontadezinha de se afirmarem por meio da «rebeldia» contra o PNR.

E porquê?

Porque a escumalha que descaradamente me acusa de dar graxa, é precisamente a mesma que, não tendo ideais, só funciona por amizadezinhas porcas, amigalhices nojentas e subserviências ora subtis ora descaradas - e, não contente em viver na lama, quer puxar para a lama todos os outros.

É nojo demais para ser verdade, mas existe. Ou existe até certo dia.

21 de agosto de 2007 às 16:42:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vasco, não te vi na greenhill este fds. Não pudeste ir? Era com cada gaja...

21 de agosto de 2007 às 17:53:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vasco, não te vi na greenhill este fds. Não pudeste ir? Era com cada gaja...

Deste em fufa, Gertrudes?

21 de agosto de 2007 às 23:04:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home