terça-feira, julho 10, 2007

CATALUNHA NÃO É ESPANHA



Los nacionalistas catalanes de CiU ponen en marcha otra campaña veraniega bajo el lema “Catalonia is not Spain. This is Catalonia”

La JNC, Juventud Nacionalista de Cataluña, ha comenzado otra campaña veraniega de marcado acento anti español. Como cada año, las juventudes de Convergencia Democrática de Catalunya, el partido de Arturo Mas y Jordi Pujol, han puesto en marcha a cerca de 50 militantes que se han apostado en la frontera de La Junquera para repartir un folleto informativo -del que acompañamos fotografía en esta reseña- a todos los turistas que en estas fechas están llegando a España para pasar sus vacaciones.
Según la propia organización "este acto es el disparo de salida de la campaña de verano de la JNC".
El folleto, del que se han editado 30.000 unidades, tiene forma de abanico con la silueta de Cataluña en el que puede leerse el lema “Catalonia is not Spain. This is Catalonia” a la vez que se 'explica' en inglés y francés que 'Catalunya es una nación con mil años de historia, con una cultura y una lengua propias y con la voluntad de ser un estado independiente dentro de la Unión Europea".
Dentro de las 'actividades' programadas también se ha colocado una enorme pancarta con el lema “Catalonia is not Spain” en uno de los puentes de la autopista AP-7. Este hecho, publicitado en su propia página web, es a todas luces ilegal ya que atenta contra la seguridad del tráfico.
Para finalizar los independentistas repartieron adhesivos con la palabra 'CAT' y ya han anunciado que este tipo de acciones se repetirán durante todo el verano allá donde más visitantes acudan. Precisamente ayer por la noche, militantes de la rama juvenil de CDC estuvieron presentes en la tradicional cantada de habaneras de Calella de Palafrugell (Gerona), festividad a la que acuden miles de personas.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Partilho do mesmo ponto de vista.
Caturo,estás-me a surpreender pela positiva.
Os Nacionalistas Portugueses, deviam auxiliar os Povos Ibéricos na libertação das Nações da Catalunha, País Basco e Galiza, que estão sob alçada do império de castela-madrid.

10 de julho de 2007 às 11:55:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Muito bonito pela parte da CiU. Convem nao esquecer que foram governo na catalunha durante mais de 20 e onde estava a luta por catalunha? Nos bancos? Mais um exemplo da hipocrisia com que as causas nacionalistas sao aproveitadas quando convem. Principalmente quando na catalunha a unica verdadeira luta nacionalista e' posta em practica por partidos de esquerda e nao por partidos que em portugal se comparariam ao PSD-Madeira.

10 de julho de 2007 às 15:40:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim, e verdade, a Catalunha nao e Espanha, mas e, sem duvida alguma, Hispania ou Iberia....

Como Portugal tambem o e!

Saudacoes

Miazuria (Miguel Angelo Jardim)

10 de julho de 2007 às 17:06:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os Nacionalistas das Nações Europeias não são "irmãos- inimigos", antes pelo contrário, devem ser solidários entre si porque o verdadeiro inimigo das suas Pátrias e da Europa no seu conjunto, é a globalização.
Deste modo, o Nacionalismo moderno tem de ser Europeu, porque, afinal, todos nós Europeus, temos 2 Pátrias: aquela em que os nossos antepssados nasceram e a Europa em que nos unimos, essa grande comunidade de destino no Universal.

NO ENTANTO, Portugal só pode continuar a aproveitar as condições inatas da sua originalidade civilizacional e permanecer como Identidade indissolúvel no seio da Nação Europa,se mantiver a sua independência em relação às restantes Nações Europeias.

Mandar 864 anos, de História e de Cultura para as urtigas?
Não, obrigado

10 de julho de 2007 às 19:14:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

se formos a dividir a iberia por naçoes entao o nosso portugal bem que ficava sem metade. La se ia o norte Galego e nós ficavamos apenas com territorios lusitanos.

dizem que querem que a galiza seja independente de espanha, mas esquecem-se que depois ela vem atacar o norte de portugal, pois ele também eé galego e agora faz parte de portugal e é controlado pela nossa lusitania.
Portanto no caso da Galiza prefiro que nao fiquem independentes.
Quanto ao Pais Basco e catalunha por mim podem tornar-se independentes para enfraquecer os nossos vizinhos espanhois :)

10 de julho de 2007 às 22:36:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Gustavo, o norte de Portugal não constitui uma nação diferente do resto do País. Pelo contrário, há uma só nação na faixa ocidental ibérica, que até podia ser a Portugaliza, por exemplo.

11 de julho de 2007 às 11:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Caturo censurou um comentário que dizia que o Gustavo era um ignorante.
O Caturo não é democrata.

11 de julho de 2007 às 21:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

miauuuuuuuuuuuu

12 de julho de 2007 às 03:22:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home