quarta-feira, abril 18, 2007

TURCOS LAICOS PROTESTAM VEEMENTEMENTE CONTRA A AMEAÇA TEOCRÁTICA DO GOVERNO - E NA EUROPA, NINGUÉM COMENTA?

Centenas de milhares de turcos participaram numa manifestação de dois dias destinada a dissuadir o primeiro-ministro Tayyip Erdogan de se candidar à presidência, visto que receiam que a eleição de Erdogan ponha em risco a separação entre o Estado e a Religião num país predominantemente muçulmano, visto que substituiria assim o actual presidente, Ahmet Necdet Sezer, de marcado carácter laico.

Efectivamente, Recep Tayyip Erdogan dirige o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), que tem raízes no Islão político e dispõe neste momento duma substancial maioria parlamentar. De notar ainda que a sua esposa cobre a cabeça com o véu islâmico.
Durante o seu mandato, o seu partido tentou criminalizar o adultério, proibir o álcool em alguns estabelecimentos e afrouxar as restrições à educação religiosa e ao uso do véu muçulmano - de lembrar que o fundador da Turquia laica, o turco de origem albanesa Kemal Ataturk, aboliu nos anos vinte do século XX o sistema educacional religioso e impôs o secularismo ocidentalista na escola, para além de ter acabado igualmente com os tribunais islâmicos, além de ter dado direito de voto às mulheres e banido o fez, barrete que simbolizaria, a seu ver, o feudalismo.

Os oponentes do líder do AKP acreditam que o dito esconde uma agenda islamista para acabar com a estrita separação entre o Estado e a Religião, o que poderá ser posto em prática se Recep Erdogan chegar a ocupar a cadeira presidencial.



6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o forum nacional está pouco participativo. porque será?

5 palavras
não tenho nada a declarar

18 de abril de 2007 às 18:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

OS bufos e traidores vão pagar caro

18 de abril de 2007 às 19:02:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O forum Nuca teve tanta gente como agora por isso ta calado

18 de abril de 2007 às 19:05:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Em vez de falares na Turquia, Irão... que tal falares sobre este incidente? :) :)

18 de abril de 2007 às 19:15:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Prenderam os bufos e traidores?

18 de abril de 2007 às 19:31:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Já vou falar do incidente «democrático», sossega... mas em vez de usares as palas do costume, porque é que não lês qualquer coisa sobre a Turquia e o Irão?...

E depois os «nazis» é que são tacanhos e fechadinhos no seu País, ehehehh...

18 de abril de 2007 às 20:06:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home