IMBOLC, FESTA DE BRIGID - NA ROMANIDADE, DIA DE JUNO FEBRURA E CERES
Como diz o velhinho Borda D'Água, dia 2 de Fevereiro é, no calendário céltico irlandês, data de uma das quatro maiores celebrações religiosas - Imbolc. Há entretanto quem situe esta festividade no dia 31 de Janeiro, motivo pelo qual não me parece grande erro referi-la hoje.
Até há pouco tempo, não existiam provas concretas de que os povos célticos continentais (Gálatas, Gauleses, Celtiberos, Celtici) também celebrassem este dia; mas, tendo em conta que as investigações no campo da Celtologia vão actualmente no sentido de encontrar cada vez mais semelhanças religiosas e culturais entre os Celtas de ambos os lados do Canal da Mancha, considerava-se já mais do que provável que o Imbolc fosse igualmente festejado por todo o Ocidente Céltico, desde Évora até Lausanne.
E, com efeito, uma recente e espectacular descoberta arqueológica veio confirmar, ou pelo menos apoiar, a ideia de que também os Celtas da Ibéria celebravam esta festa sagrada, como já aqui foi noticiado em artigo de Dezembro.
Marcador astronómico em altar de sacrifícios da zona da Vetónia (a nordeste da Lusitânia).
Imbolc é uma festa de purificação levada a cabo no fim do Inverno. É também uma altura do ano marcada pela fertilidade, em especial pelo nascimento dos cordeiros.
A presidir o Imbolc está Brigit, ou Brígida, Divindade feminina apresentada muitas vezes sob forma tríplice.
Na Irlanda, Brigit é considerada como mãe dos poetas, dos ferreiros e dos médicos, o que indica o Seu carácter como Senhora das Artes. Por conseguinte, é certamente Dela que Júlio César fala quando na obra «A Guerra das Gálias» refere Minerva como uma das cinco principais Divindades gaulesas (interpretação romana). Tal era a Sua relevância e a força do Seu culto na Irlanda pagã, que os cristãos evangelizadores da verde Erin resolveram «adoptá-La», criando a figura de Santa Brígida (sabiam-la toda, os missionários...), uma das padroeiras dessa nação céltica (a par de «São» Patrício).
F. Le Roux e C.-J. Guyonvarc'h aduzem (em «A Civilização Celta») um dado que me parece digno de menção: segundo eles, BRÍGIDA é ao mesmo tempo filha do grande Deus dos druidas (DAGDA), e também mãe dos Deuses primordiais (entre os quais se conta DAGDA...), bem como esposa e irmã de todos Eles. Esta genealogia aparentemente contraditória e absurda tem um valor meramente simbólico, pois que, no caso da natureza dos Deuses Imortais, só serve, no dizer dos autores «para situar os Deuses em relação uns aos outros».
Cruz de Brigit, em forma de suástica
Cena de um moderno Imbolc.
Mais imagens deste ritual.
Enquanto isso, no seio da Romanidade prestava-se culto, no dia dois, a Juno Februra, Deusa Celestial da Paixão e dos Prazeres, e a Ceres, Deusa do Crescimento e da Fertilidade.
Ceres
---
E agora, caros leitores, amigos e inimigos, camaradas, simpatizantes, observadores neutrais e escumalha-à-espreita, só volto no dia 5 à noite. Até lá, boas leituras e melhores pensamentos.
38 Comments:
«o Senhor Caturo não é secretário -geral porque não quer, e tb devido a divergências abortivas.
No entanto, como acto de camaradagem, isso não o impediu de dar a voz-off para a campanha do "não".
p/s
tb não tinha 500 euros para o placard eletrónico»
_____
Se o problema são os 500 € eu pago poe ele.
MMachado
andas mto religioso senhor Caturo.
Porque nao pedes aos Deuses que nos ajudem na Europa?
hmm parece-me que nao ha esses deuses todos que falas, senao ja tinham mudado a situaçao da Europa ;)
palavras de um ateu ;)
Concordo em absoluto e subscrevo na íntregra. Isto é tudo uma grande aldrabice.
XUPA ANTIFASCISTA!!!
o MM agora ja comenta aqui no blog lol
« Anonymous said...
o MM agora ja comenta aqui no blog lol »
O Caturo ainda nos vai dar muitas alegrias à frente do PNR!
E eu comento onde e quando quero
MMachado
ó caturo! voltaste a ser moderador do forum nacional? porra é um entre e sai que mais parece a casa do rossete.....
Morte aos traidores!
Duarte Branquinho és um gajo porreiro, connfiamos em ti.
casa do rossete
quem é o rossete? é do PNR?
alguem me poderá explicar a diferença entre o white-power e o NS?
o meu muito obrigada por antecipação
raquel
alguem me poderá explicar a diferença entre o white-power e o NS?
resumindo, é tudo merda importada la de fora, e que nao tem nada a ver com a realidade actual.
É por causa dessas merdas que o PNR e o movimento nacionalista esta onde esta, aqui todos querem brincar aos NS, aos White Power e aos grupinhos de skins ou de outra coisa qualquer.
Viva Hollywood e viva o "ya é cool, é porreiro, é fixe andar assim vestido, comportar-me como eles, etc..."
Oh Machado, se fores mesmo tu, faz-nos um favor e abandona o movimento.
Só nos dás mau nome, és um tipo inepto ideológica e intelectualemente que só anda nisto porque a roupa é gira e o «estilo de vida» te permite andar à pêra e ter armas em casa. Não precisamos de gente como tu por estas bandas: ser nacionalista não é ser criminoso; aliás, ser verdadeiramente nacionalista é não ser criminoso: bem bastam os entraves que o sistema nos interpõe, para ainda virem badamecos como tu criar desacatos em nome do Nacionalismo para nos porem numa situação ainda mais periclitante.
Por tudo isto, convido-te a desandar do movimento de uma vez para sempre. Funda um gang, uma máfia, uma esquadra de caceteiros, o que tu quiseres: mas ficares no Nacionalismo só para darmau nome, isso santa paciência mas não.
o Mario Maluco aprendeu a escrever?
"E eu comento onde e quando quero"
Não vás é comentar para muito longe, senão ainda aparecem os traficantes que te querem fazer a folha por causa dos teus negócios marados... :)
As pessoas que não sabem nada sobre o Nacional Socialismo poderiam evitar fazer tristes figuras não se pronunciando sobre algo que não conhecem minimamente, é que não são só alguns que usam o rótulo( e é mesmo só isso) que foram inebriados pelas caricaturas hollywoodescas, há depois os outros que, embora em sentido contrário, acabam amestradamente a repetir sobre o Nacional Socialismo ideias que a indústria de entretenimento lhes faculta. Estes últimos são, provavelmente, ainda mais dignos de dó.
Txiii..que monólogo tanto extenso, anónimo.
Verinha
Estou triste! Tantas oportunidades e não conseguimos marcar.
Beijinho.
Nem tive tempo de ver o jogo:/
(e ainda bem que o meu irmão sportinguista nem sonhava que estava a dar o jogo..poupou-me um bombardeamento)
o mario é uma pessoa que esta no movimento porque é fixe (roupas fixes, historia cool, dar uma de menino mau para a sociedade), quer mostrar que é fixe, é forte e é mau às outras pessoas, etc.
ele nao esta interessado em preservar a raça dele porque se estivesse nao fazia nem metade das coisas que fez e faz, a nao ser que esteja mesmo interessado e seja burrinho, so assim compreenderia as suas atitudes.
Ele no fundo é como a malta do hip hop, viu uma tribo, achou piada e entrou para a tribo e so depois adoptou os seus ideais, pena é que não os adoptou bem e nao percebeu o fundamental, e depois pronto foi so começar a jabardar e imitar os filmes hollywoodescos e dar uma de mauzão e mostrar que é o maior.
O mario esta mais preocupado com o seu ego do que com a sua raça. Ele quer la saber que a sua raça seja preservada no futuro, ele quer é mostrar que é skin, que é mau, que usa estas e aquelas roupas, que tem bandeiras e imagens nazis, etc... enfim parece um puto influenciado por um desenho animado ou coisa parecida
tanta gente a falar no MM.
mas quando é que se cria um movimento de apoio ao Caturo para secretário-geral do PNR?
vá lá camaradas, vamos a isso!
MMachado
Não dei voz off alguma a causa nenhuma, e ninguém me perguntou fosse o que fosse sobre qualquer cargo no PNR...
Se valessem alguma coisa como militantes, não se preocupavam em andar por aí a inventar aldrabices e intrigas. Tenham vergonha.
hmm parece-me que nao ha esses deuses todos que falas, senao ja tinham mudado a situaçao da Europa ;)
Se Eles fizessem isso, tu não tinhas oportunidade de ser herói... :)
Eh..compreender metáforas pode poder muuitoo complicado...
O caturo foi o locutor de serviço dos tempos de antena do PNR até 2005.
ciscokid, diga-nos lá verdade nua e crua.não te vou perguntar se és o daniel oliveira, mas pertences ao BE?
Só assim se explica porque é que a Esquerda tem tanto poder,
É simples - os Deuses não são omnipotentes, os homens podem escolher o seu Destino, ou então o Destino é feito por Outrém que não os Deuses. Vai daí, a substituição dos Deuses Arianos pelo Judeu Morto marcou o início da queda, o lançamento do veneno mortal que viria mais tarde a produzir coisas como tu: universalismo moralista totalitário, amor incondicional ao outro (alienígena), pacifismo de eunuco, enfim.
O caturo foi o locutor de serviço dos tempos de antena do PNR até 2005.
Mentira destituída dum só pingo de verdade que seja.
"Ou então os deuses "arianos" lá nos ceus se misturaram com os deuses pagãos dos chineses e dos africanos, e são na verdade antifas.
Só assim se explica porque é que a Esquerda tem tanto poder, ou porque é que vocês são representados por mentecaptos como o malvado e o molezas."
haha esta muito boa cisko lol
"É simples - os Deuses não são omnipotentes, os homens podem escolher o seu Destino, ou então o Destino é feito por Outrém que não os Deuses. Vai daí, a substituição dos Deuses Arianos pelo Judeu Morto marcou o início da queda,"
Entao mas nao sao os deuses que controlam tudo? Não lhes pedimos coisas para eles fazerem e se quiserem eles fazem mesmo? Não são eles que devem mudar os acontecimentos e fazer com que os humanos comecem a defender a sua raça?
pensava que os deuses se quissessem preservar a raça faziam os humanos preservarem-na, mas pelo que dizes os teus deuses não têm muito poder, não conseguem realizar os seus desejos, nem os dos arianos sãos.. ou se calhar não existem..
Se existissem esses deuses arianos, eles nao permitiriam que os seus filhos estivessem na situaçao em que estao.
Se existissem os tais deuses gregos, eles teriam feito alguma coisa para que a Grécia antiga não se desmoronasse e a sua raça acabasse com imensa mistura turca e arabe.
palavras de um ateu
Entao mas nao sao os deuses que controlam tudo?
Há quem diga que sim, há quem diga que não. Facto é que já na Antiguidade se observa que existia forte crença de que os Deuses não podiam alterar o que o Destino decidisse - leia-se na Ilíada, por exemplo, que nem Zeus Se atreve a ressuscitar o seu filho Sárpedon, caído em combate, mesmo após a troça de Hera, que O desafia a contrariar o que o Destino decidiu; leia-se também nos Eddas nórdicos que os próprios Deuses Aesir e Vanir estão destinados a morrer no fim do mundo e que não o podem evitar.
Os Deuses poderão talvez fazer certas coisas, mas não todas, nem de perto nem de longe. E há também quem afirme que o melhor que se pode pedir aos Deuses é inspiração e força anímica (ler as «Meditações» de Marco Aurélio, o chamado «imperador filósofo»).
Ainda outra motivação para orar aos Deuses é sacralizar a sua própria vida de modo a atingir uma realização plena. Pode acontecer que isso tenha resultados práticos de monta, não se sabe.
Não são eles que devem mudar os acontecimentos e fazer com que os humanos comecem a defender a sua raça?
Ahahahah. E como sabes que não estão já a fazê-lo?... :)
pensava que os deuses se quissessem preservar a raça faziam os humanos preservarem-na, mas pelo que dizes os teus deuses não têm muito poder, não conseguem realizar os seus desejos, nem os dos arianos sãos.. ou se calhar não existem..
Logo se vê. Para já, nada perdemos em honrá-Los.
Se existissem esses deuses arianos, eles nao permitiriam que os seus filhos estivessem na situaçao em que estao
Não, rapaz. Os Deuses arianos nunca foram omnipotentes.
Já agora, assim à laia de argumento secundário... convém notar que, apesar de tudo, são os «filhos» dos Arianos que ainda controlam o planeta...
se existissem os tais deuses gregos, eles teriam feito alguma coisa para que a Grécia antiga não se desmoronasse
Bem, a Grécia está a renascer. Quem sabe que Forças estarão por detrás do novo paganismo?
e a sua raça acabasse com imensa mistura turca e arabe
Isso é aldrabice dos supremacistas norte-americanos e dos anti-racistas gregos (serve os objectivos de ambos os grupos). Os Gregos actuais são fundamentalmente descendentes dos Gregos antigos.
então ideologicamente como te defines? peço desculpa mas ao fim de 3 anos de forum, és um pouco confuso, é que não basta ser do contra.serás um socialista democrata? :»
a pergunta é para o ciscokid
Eu penso que os deuses pagãos do Caturo são entidades mais humanas. Há quem diga que foram baseadas em pessoas reais. Ao contrário do deus semita, que é omnipotente.
Sim, o Deus semita é omnipotente. Mas os Deuses que honro não são humanos. São Potências. Forças que transcendem o humano, mas que habitam também no humano. Não concordo de modo algum com o evemerismo (a teoria de que os Deuses são deificações de heróis muito antigos).
sim, tambem penso que os deuses pagaos sao baseados em herois do mundo antigo (Deus da Guerra = algum heroi da guerra, Deus da Força = algum heroi com força e coragem cujas suas historias se espalharam ao ponto de o tornar deus, etc).
Eles tiveram de nascer e ser criados nalgum lado. Não creio que tenham sido os tais Deuses a descer à terra e dizer, olhem eu sou o Thor, o deus da Guerra, por favor façam figuras de mim, nao se esqueçam do meu nome, honrem-me diariamente e peçam-me coisas que eu vou tentar ajudar-vos.
Já sabemos que antigamente era facil criar uma religiao, espalhar historias, milagres e criar Deuses. Mesmo hoje quando vamos às aldeias, o povo por ser menos instruido aceita mais facilmente uma treta religiosa ou um milagre ou aparição do que uma pessoa mais instruida e da cidade que vê logo que ali ha gato e ha mentiras. Hoje vem uma pessoa à TV dizer que é o segundo Jesus e que foi Deus que o enviou outra vez e todos sabem que isso é mentira (ainda ha uns anos me lembro de ver isso acontecer num telejornal pelo menos 2 vezes, um deles até era brasuca), mas se acontecesse na idade média ou antes, o povo acreditava e espalhava-se. Foi assim que se espalhou a merda do cristianismo e o paganismo.
"Logo se vê. Para já, nada perdemos em honrá-Los."
Eu perco, perco o meu tempo, paciencia e além disso não vou perder tempo com uma coisa que não acredito e é uma autentica fantochada criada ha anos atras por meia duzia de pessoas.
"A verdade é que os deuses são a nossa projecção do Ideal."
Tens razão. Vamos ver os caralhos dos ridiculos deuses pagaos dos imperios da américa do norte (Maias, Aztecas, etc) e o deus esta relacionado com as necessidades e orientaçao das sociedades. La o sol era importante portanto o Deus mais importante era o Deus do Sol. Aqui na Europa fizeram-se Deuses conforme as necessidades, Deus da Guerra, Deus da fecundidade, etc..
E depois esses indios dizem que os seus Deuses é que existem e sao os verdadeiros, ja os Europeus dizem que os deles é que existem e sao os verdadeiros e acham que os outros deuses não existem.. os Critaos idem aspas.. enfim.. haja paciencia.
A religiao e os Deuses sempre foram uma necessidade do ser humano. Dai haver milhares de religioes, todas diferentes, todas com deuses diferentes, historias, etc.
palavras de um ateu
Eles tiveram de nascer e ser criados nalgum lado
Não, não tiveram... são Deuses, não são pessoas.
Não creio que tenham sido os tais Deuses a descer à terra e dizer, olhem eu sou o Thor,
Quem sabe...
Mas nem é preciso isso. A existência de Thor, e de todos os outros Deuses, revela-Se de imediato aos povos que Os adoram. Trata-se de Forças nuas que Se fazem sentir. Depois vem o resto (os pormenores, a personalidade que se Lhes atribui, os detalhes simbólicos, etc.).
Já sabemos que antigamente era facil criar uma religiao,
Não, não sabemos isso. Nada o indica.
espalhar historias, milagres e criar Deuses. Mesmo hoje quando vamos às aldeias, o povo por ser menos instruido aceita mais facilmente uma treta religiosa
Não é assim. Toda a vida houve quem quisesse aldrabar o Povo - e acabasse por ser expulso ou até morto pela população enfurecida.
Hoje vem uma pessoa à TV dizer que é o segundo Jesus e que foi Deus que o enviou outra vez e todos sabem que isso é mentira (ainda ha uns anos me lembro de ver isso acontecer num telejornal pelo menos 2 vezes, um deles até era brasuca), mas se acontecesse na idade média ou antes, o povo acreditava
Não, não era assim. Jesus foi apenas um entre vários que apareceram nessa altura a gabar-se de serem inspirados ou profetas. Alguns eram levados a sério, outros nem por isso.
"Logo se vê. Para já, nada perdemos em honrá-Los."
Eu perco, perco o meu tempo,
Na verdade, é tempo ganho, bem passado, fortificante.
paciencia e além disso não vou perder tempo com uma coisa que não acredito
Cada um sabe de si.
e é uma autentica fantochada criada ha anos atras por meia duzia de pessoas.
Errado. Foi criada «há anos atrás» em toda a parte do mundo, por incontáveis milhares ou mesmo milhões de pessoas.
E depois esses indios dizem que os seus Deuses é que existem e sao os verdadeiros, ja os Europeus dizem que os deles é que existem e sao os verdadeiros e acham que os outros deuses não existem
Errado. Não era costume dizer-se que os Deuses dos outros povos não existiam, antes pelo contrário. Reconhecia-se quase sempre a Sua existência, e, por vezes, prestava-se-Lhes culto.
os Critaos idem aspas..
Com os cristãos a história foi outra, radicalmente oposta - sempre disseram que os outros Deuses, ou não existiam, ou eram espíritos malévolos.
A religiao e os Deuses sempre foram uma necessidade do ser humano.
Uma necessidade, sim.
Tenho para mim, pessoalmente, que os Deuses sempre existiram, dado que pertencem à esfera do incriado. Outros pagãos acreditam em nascimentos de Divindades.
Quanto à existência dos seres humanos, trata-se dum facto evidente que, para mim, não necessita de explicação. Uma vez que não posso conhecer a origem do homem, sou indiferente ao debate sobre o tema, embora tenha mais simpatia pelos criacionistas. Acredito que pelo menos uma parte do ser humano, e de todos os outros animais, tem origem divina.
O que queres dizer com "uma parte do ser humano" tem origem divina?
A alma, claro, o princípio imaterial.
>> Uma vez que não posso conhecer a origem do homem, sou indiferente ao debate sobre o tema, embora tenha mais simpatia pelos criacionistas
Curioso. Havia de achar que alguém como tu havia de querer conhecer as raizes por mais profundas que elas sejam.
Sim, gostaria de conhecer as raízes da existência humana, intriga-me a distância intelectual do homem relativamente aos outros animais, mas o meu campo de estudos não é esse.
Errado. Não era costume dizer-se que os Deuses dos outros povos não existiam, antes pelo contrário. Reconhecia-se quase sempre a Sua existência, e, por vezes, prestava-se-Lhes culto.
Caturo nao me digas que acreditas no DEus do Sol dos imperios Maias, Aztecas, etc...
Acreditas que existe o Deus do Sol deles?
A religião de cada povo tambem tem muito a ver com a inteligencia dele. Por exemplo os indigenas da America CEntral, matavam imensas pessoas porque pensavam que o deus do sol queria, e que isso dava de beber à terra e o deus dava-lhes em troca boas colheitas agricolas.
Ora é preciso ser-se muito mas muito burro para se acreditar nisto.
O mesmo digo aos Cristaos e pagaos europeus embora os pagaos europeus nao tenha um grau de burrice tao grande como os outros. Embora aquelas de andarem a sacrificar animais porque faz isto e faz aquilo enfim.. tambem é preciso ser-se muito burro.
lol mas os indigenas é que é.. "vou matar 1000 pessoas para que o meu deus me possa dar boas colheitas" lol o ser humano é mesmo muita burra
nao admita que a Europa esteja na situaçao em que esta
Acreditas que existe o Deus do Sol deles?
Porque não?
A religião de cada povo tambem tem muito a ver com a inteligencia dele. Por exemplo os indigenas da America CEntral, matavam imensas pessoas porque pensavam que o deus do sol queria,
Não confundas Deuses com rituais. O facto de o ritual ter ou não sentido, não implica que a Divindade à Qual esse ritual é dedicado não exista.
Creio que sim. E que também os animais a têm.
Enviar um comentário
<< Home