terça-feira, março 28, 2006

MUTILAÇÃO DE BRINQUEDOS POR ORDEM RELIGIOSA DE UM RABINO

Do Portugal Diário,

Um antigo rabino israelita, muito respeitado no país, promulgou um édito que incita os pais a amputar os bonecos dos filhos, noticia o jornal egípcio «Middle East Times».

Baseado na permissa bíblica que bane a adoração de ídolos, o clérigo Mordechai Eliyahu, anunciou o seu decreto religioso numa rádio, para que sejam amputados braços ou pernas às bonecas. No caso dos ursos ou outros animais de peluche, o rabino sugere que lhes seja retirada uma orelha ou um olho.

«É muito importante que estes brinquedos não estejam intactos, para que percam o carácter idólatra», explicou.

O filho do rabino, Shmuel Eliyahu, também clérigo, afirmou que não é apropriado ter bonecas ou estátuas, nem que seja para brincar ou para fins artísticos. «Devem ser amputados ou, pelo menos, alterados», disse.

Shmuel contou que o pai forçou um dos fiéis a partir uma orelha a uma réplica de uma estátua de Moisés, da autoria de Miguel Ângelo, pela qual tinha pago uma quantia «exorbitante».

Apesar de não terem valor legal, estes decretos religiosos são levados muito a sério em Israel.


Pelo mesmo motivo, os muçulmanos mutilam os narizes das estátuas. Bom exemplo disto mesmo é o facto de a esfinge do Egipto não tem nariz, destruído por um sultão islâmico. Lembro-me de ter lido algures que «o sultão estava pessoalmente incomodado com a estátua», mas, evidentemente, escondia-se a verdadeira razão desse incómodo...

Trata-se dum exemplo claro do fanatismo semita. Tenho para mim que os povos semitas monoteístas mostram tendência para moralizar as suas crenças, em contraste com os indo-europeus, que as intelectualizam. É geralmente aceite que os mais antigos indo-europeus também não tinham imagens antropomórficas de Divindades, porque, no seu entender, os Deuses eram vastos e grandiosos demais para serem representados com forma humana (isto é comum a Celtas antigos, a Persas, a Germanos e, provavelmente, a Gregos, Latinos e Lusitanos e Galaicos); no entanto, não há indícios de que as estátuas fossem vistas como malévolas, apenas ridículas, como se pode ver no exemplo do caso da invasão gaulesa do santuário de Apolo, em Delfos. Os Gauleses consideravam um erro representar os Deuses com forma humana ou fazer-Lhes «casinhas» (templos). Mas situavam o erro ao nível do intelecto, não da moral; por conseguinte, os saqueadores gauleses limitaram-se a fazer troça dos Gregos, enquanto lhes saqueavam o templo.

Enfim, duas estirpes, duas formas de ser e de ver.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Éditos desses são apenas exemplos de estupidez.

28 de março de 2006 às 12:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

"... estes decretos religiosos são levados muito a sério em Israel."

Por uma imensa minoria.
A tremenda maioria da sociedade israelita é secular e esta-se completamente a borrifar (para não dizer outra coisa) para éditos de sectores ortodoxos ultra-minoritários do judaísmo.

Vão dizer essas aos Spielberg's que eles dizem logo ao rabino o que fazer com o édito.

"...Éditos desses são apenas exemplos de estupidez."

Concordo plenamente.

28 de março de 2006 às 17:16:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

rabinos = judeus certo?
fiquei desapontado esta semana ao ver que uma bela rapariga de aspecto nordico chamada Gwyneth Platrow é descendente de judeus polacos por parte do pai :(
Estes judeus tentam sempre arranjar as melhores arianas! Podiam-se misturar so com a raça deles mas não, vêm buscar sempre as nossas melhores gajas pa fazer filhos.
É por isso que acho estranho quando vocês dizem que os judeus pretendem aniquilar os arianos!! Como é possivel se eles tao sempre atras das nossas melhores gajas?

28 de março de 2006 às 17:18:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Como é possivel se eles tao sempre atras das nossas melhores gajas?»

AAHAHAHAH Porque não são parvos ;) E se só o pai é judeu, então de acordo com os costumes judaicos, ela não é considerada judia.

28 de março de 2006 às 17:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Os judeus não são parvos, são arrogantes, porcos e criminosos, mas parvos não são!

Os pretos tambem gostam de brancas porque sabem que são uma raça mais avançada e assim podem subir na vida!

É o que se chama macacos orgulhosos!

Alem disso as gajas quando estão com o cio são como as cadelas, seja de que raça forem, ai não se destinguem!

31 de março de 2006 às 15:05:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home