sábado, outubro 22, 2005

EXEMPLO PARA HOJE E PARA SEMPRE, ENQUANTO HOUVER PORTUGAL - E MESMO SE DEIXAR DE HAVER...

Com um dia de atraso, o Gladius faz coro com a Novo Press na homenagem a Martim Moniz, guerreiro português da Reconquista que, na conquista de Lisboa aos Mouros, teve o heroísmo e o espírito de sacrifício para se atirar para a frente e, mantendo abertos os portões da urbe sitiada, pondo entre eles o seu próprio corpo, permitiu às forças de Afonso Henriques a entrada na cidade. Acompanhou os seus camaradas de armas na invasão do local, matando ainda alguns inimigos, acabando depois por perecer em combate, numa morte apoteótica que legou para a posteridade um exemplo extremo de devoção pela Pátria.
Constitui pois um modelo de virtude não só para os Portugueses mas também para todos os outros Europeus, em eventual confronto com forças adversas à Europa.

3 Comments:

Blogger Caturo said...

Fazendo uma busca pelo Yahoo sobre o nome de Martim Moniz, uma das páginas que me apareceu, foi esta coisa:
http://valedealmeida.blogspot.com/2005_06_01_valedealmeida_archive.html


Sempre gostava de saber qual era a excelsa e iluminadíssima visão da História que tem o sujeito a respeito deste caso... claro que não se atreve a vir a terreno expô-la, prefere insultar a informação conhecida, talvez porque pareça demasiado patriótica...

Queria ele que os outros se entalassem, antes que o entalem a ele e quejandos... infelizmente para si própro, ele, com a sua breve mas triste prestação, não se entala, mas enterra-se.
E, provavelmente, se mais falara, mais se enterrara.

23 de outubro de 2005 às 00:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

E veja os comentários feitos a esse post:

Contra a criminalidade?Ah,sim-bancos e seguros toca a pagar.Abaixo o off-shore daquele sehor que foi parido pelo cú de sua mãe!
ezer | 06.17.05 - 2:26 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Bom, eu gostaria apenas de comentar o seguinte: ao que consta, o nome é indigno para uma praça tão bela. Em 1999, quando 'a' descobri, apresentada pelos meus colegas de antropologia, de má impressão ficou-me apenas a 'fama' da região. A chamada 'Mouraria' pareceu-me um local muito interessante para compras de artigos diferentes, de 'brexó', como se diz aqui, mas assustou-me um pouco a ida ao local estando eu sozinha, devido a um sinal de clandestinidade de alguns. Mas não me pareceu um lugar mau. Mau foi o Martim Muniz, que fez injustiças imensas a um povo que estava tranquilamente alojado na região, talvez passivamente e, segundo consta a nota, ele 'fez-se como herói, massacrando os outros'. Bela a praça, injusto o nome. E curiosa a chamada 'Mouraria'.
Valéria | 06.17.05 - 6:36 pm | #

--------------------------------------------------------------------------------

Uma das coisas que não nos contavam na escola é que os cruzados mataram o bispo de Lisboa, apesar de ser um facto bastante conhecido que é relatado numa das principais fontes sobre a conquista da cidade, escrita por um monge-cruzado.
Pedro | Homepage | 06.20.05 - 10:23 pm | #

24 de outubro de 2005 às 11:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Convém saber porque é que o mataram...

24 de outubro de 2005 às 13:10:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home