sexta-feira, setembro 23, 2005

SOBRE A NEGAÇÃO DO CHOQUE CIVILIZACIONAL

Diz Jack Straw, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, que não há nenhum confronto civilizacional entre o Ocidente e o Islão, já que ambas as culturas são muito parecidas...

Significa isto que o sujeito considera que um bloco civilizacional caracterizado pelo amor à Liberdade é quase igual a um mundo fechado assente no princípio da Submissão (a Deus), pois que é isso que «Islão» significa - e quando este termo é traduzido como «Paz», falta sempre dizer que se trata de uma paz conseguida por meio da rendição à Entidade que revelou o Alcorão a Mafoma.

Enfim, já Aristóteles apontava a Liberdade como traço comum a Gregos e a «bárbaros ocidentais e setentrionais», isto é, Trácios, Celtas, Germanos. Tal característica distinguia os bárbaros ocidentais e os Gregos relativamente aos bárbaros orientais, que, por mais civilizados que fossem, não amavam a Liberdade, motivo pelo qual viviam submetidos a autoridades absolutas.

A propósito, vale a pena lembrar que faz hoje quase dois milénios e meio que a armada helénica derrotou a persa na batalha naval de Salamina. Este acontecimento marcou o fim das pretensões persas sobre as terras a ocidente. Ora, nesta guerra, os Gregos orgulhavam-se de serem homens livres, vivendo em Democracia, e de lutarem contra um império oriental feito de gente submissa ao «Rei dos Reis».*

Haveria na Grécia algum Jack Straw a tentar fazer crer aos seus conterrâneos que a cultura persa era muito semelhante à grega e que, por esse motivo, os filhos da Hélada não tinham razão em ser paranóicos para com os seus «aparentes» inimigos?

Jack Straw, fazendo jus ao seu apelido, manda mais palha na forma de areia para os olhos quando tenta usar o velho argumento de que os muçulmanos contribuíram imensamente para a ciência matemática, o que, pelos vistos, colide com as evidências.

___________

* - É verdade que os Persas, sendo Arianos, tinham um certo respeito pela diversidade e até pela liberdade, mas, estando rodeados de semitas e outros orientais, acabaram por representar perante os Gregos algo de muito pouco indo-europeu.
De qualquer forma, o que mais conta não é a questão de determinar até que ponto era opressivo o carácter da civilização persa, mas sim a opinião que os Helenos tinham de si próprios e o motivo maior do seu orgulho enquanto civilização - a Liberdade.

10 Comments:

Blogger PlanetaTerra said...

///

Para quem quiser ler, eis um comentário que eu coloquei no blog 'Saady Roots':

--- A Bicharada Europeia continua IGUAL a si própria...
--- Aqueles que ambicionam ser Novos Senhores Feudais continuam IGUAIS a si próprios...
--- O GRANDE PROBLEMA da Europa é que os Movimentos Nacionalistas estão infestados de IMBECIS!


NOTE-SE O SEGUINTE:
- Destruição/Diluição (... 'dividir para reinar'... ) das Identidades...
- Promoção do caos social...
- Estados a caminho da falência...
- Forças Militares profissionais... que irão trabalhar para quem lhes pagar mais...
- Mega-Capitalistas que controlam todos os sectores estratégicos ( água, alimentos, energia, etc... )
- Mega-Capitalistas com capacidade financeira para constituir Forças Militares Privadas...
- Novas Armas de Alta Tecnologia que vão permitir controlar FACILMENTE grandes populações por intermédio de 'meia-dúzia' de Mercenários muito bem pagos...
- É ÓBVIO QUE ESTÁ NA FORJA A IMPLEMENTAÇÃO DUMA NOVA ORDEM FEUDAL NA EUROPA!!!!!!!!!!!!!!!

- ( NOTA: Os Media [ propriedade dos Mega-Capitalistas ] não divulgam as mensagens dos Nacionalistas... todavia, a extrema-esquerda possui toda a liberdade de expressão... porque... os Mega-Capitalistas perceberam que a extrema-esquerda pode ser utilizada como IDIOTA ÚTIL!!!... )

---> No passado os Nacionalistas salvaram a Europa da garras dos Senhores Feudais...
---> No futuro os Nacionalistas devem voltar a salvar a Europa das garras dos (Novos) Senhores Feudais... através da constituição dos Estados de Reserva Natural... 50%...


O LEGÍTIMO Direito ao Separatismo
http://divisao--50--50.blogspot.com/


P.S.
--- No entanto, olhamos para os Nacionalistas... e ... vemos um BANDO DE IMBECIS em guerrilhas PATÉTICAS com os IDIOTAS ÚTEIS da Esquerdalha...

///

23 de setembro de 2005 às 21:48:00 WEST  
Blogger PlanetaTerra said...

///

***** REFÉNS DO CAPITALISMO *****

( ver o post no blog 'Saady Roots' )

///

24 de setembro de 2005 às 07:11:00 WEST  
Blogger Caturo said...

CiscoKid:
A questão da matemática é de somenos importância, porque o que Straw queria fazer era exaltar a influência cultural dos sábios muçulmanos sobre a cultura ocidental - e, mesmo assim, se se tiver em mente que a matemática anda associada à lógica, convém lembrar esta passagem:
«The caption of a picture of Avicenna in the article in Science says that he helped bring about the Renaissance by

“advocating the use of reason and logic as the way to gain knowledge.”

If this means that Avicenna believed that reason and logic were the way to gain knowledge, he was not a Muslim. If he believed that they were a way to knowledge, with whom was he arguing?

To whom was it necessary to advocate the use of reason and logic? All of the vast resources of the American Association for the Advancement of Science will not suffice to answer that question. All the king’s horses and all the king’s men cannot find a medieval Christian scholar who denied “the principles of logic and their use to gain knowledge and understanding of the universe” or the study of “nature by observation and reasoning.”»

25 de setembro de 2005 às 03:29:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Lamentavelmente, só coloquei aí um elo, quando havia outro ainda mais interessante. Ora tome nota:

http://www.jihadwatch.org/dhimmiwatch/archives/007439.php

Islam Arab mathematics were the result of the translation form Greek, Persian, Indian and Chinese mathematics performed by Syrians, Jews, Persians, etc. towards Arab that was the IMPOSED language.

- Subsequently there was hardly any Arab involved in mathematics as most of the well-known mathematicians were either Persians, Berbers, Christian Syrians or Jews, etc… a lot of them even not being Muslims.

- There was hardly any development in mathematics by these scientists that was of any importance: algebra by Al Khawarismi was mainly a follow-up if the work of Diophantus.
(http://turnbull.mcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Diophantus.html)
several centuries before. Trigonometry was already developed a lot a few centuries in India by Aryabhata, and Brahmagupta in the 6th and 7th century.
(http://turnbull.mcs.st-and.ac.uk/~history/HistTopics/Trigonometric_functions.html)

- There is in mathematics, as far as I know, not 1 formula neither 1 proof that has the name of an Islam Arab mathematician. The names are mainly either from Greek mathematicians till Pappus and later from western mathematicians starting with Leonardo Pisano Fibonacci. Only a few words such as Algebra and Algorithm come from the Arab language, although they are due to a Persian.

- When on looks into more detail the “development” of the so-called Islam Arab mathematics, then it becomes quite obvious that their “original” work besides the translation, copying and some synthesis from the several sources is not much more than what we call today exercises in school or variants of previous copied work.

Though there may be some minor cases were above statements would not held, I challenge anybody to proof the wrongs of my remarks.

Conte estas ao seu amigo Altaf Yussif e «riam-se» muito os dois...
«CiscoKid - Ó mouro, então andavas-me a enganar quando dizias que a matemática foi toda inventada pela tua gente??!
Y - É pá, não acredites no que se diz no site do Caturo, já sabes que aquilo é tudo falta de lógica, de causaeefeito e de senso comum... porra, então não tens estado com atenção ao que te diz o teu dono Louçã??! Queres que lhe vá fazer queixa das duas dúvidas racistas e xenófobas??!!!
CiscoKid - Não, não, já cá não está quem duvidou... vamos mas é rir os dois à custa do gajo... eheh... eh... eh.... eheh...»

25 de setembro de 2005 às 05:21:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ou seja, estavas à espera de me apanhar em falso e foste tu que, mais uma vez, ficaste sem argumentos.

Ficaste sem argumentos, não - nunca os tiveste, que foi outra. E, numa estúpida fuga para a frente, resolves fazer escarcéu por causa de uma mera questão de links.

Compreende-se que fiques irritado ao veres o que os teus donos te ensinaram a ser deitado por terra, mensagem após mensagem, todos os dias, várias vezes por dia. Mas culpa-os a eles, não os culpes a mim.

Quanto à atenção que vais passar a ter, essa é engraçada - queres dizer que, até agora, não tens estado com atenção? Ah, mais uma desculpa para a a manifesta incapacidade argumentativa que até agora demonstraste... e, para mostrar que não és tão indigente como pareces, vens dizer que sabes muito bem que os números árabes não são árabes, mas sim hindus... o que mais me ajuda, mas tu estás tão desesperado que nem queres saber disso, só queres é mostrar que não és totalmente ignaro...

25 de setembro de 2005 às 20:57:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É que a tua estupidez é de tal ordem que, primeiro afirmas que o facto de não haver uma fórmula com o nome de um árabe não quer dizer nada porque a Europa é muito «eurocêntrica», mas depois reconheces que os próprios algarismos são chamados «números árabes» porque foram os Árabes que os trouxeram para a Europa, e não os Hindus, seus verdadeiros criadores... então se os Europeus são tão eurocêntricos, era natural que os números tivessem outro «nome» qualquer, talvez do primeiro europeu que os usou, não?

25 de setembro de 2005 às 21:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

"vens dizer que sabes muito bem que os números árabes não são árabes, mas sim hindus... o que mais me ajuda,"

Ajuda-te mais porque?

Porque significa que uma das contribuições «muçulmanas» mais propagandeadas... nem sequer foi inventada por muçulmanos.



Isto nao tira em nada (tal como "a evidencia" que referes) sobre as grandes contribuicoes

Tira sim, como é evidente - pois se essa é uma das mais divulgadas, então saber-se que afinal não é de origem árabe, tira-lhe e não é pouco.



"É que a tua estupidez é de tal ordem que, primeiro afirmas que o facto de não haver uma fórmula com o nome de um árabe não quer dizer nada porque a Europa é muito «eurocêntrica»"

Sim, tens alguma duvida? Todos sabem sobre Pitagoras, mas ninguem sabe da importancia de matematicos como o Aryabhata e Brahmagupta.

Não é isso que está em questão. É a importância que os muçulmanos têm ou não no contexto científico mundial.
De resto, ainda bem que a Europa retém algo do seu eurocentrismo - é sinal de que nem tudo está perdido.



Todos conhecem filosofos como Platao e Socrates, mas poucos conhecem ou ouviram falar de filosofos Chineses,Japoneses, Indianos ou Persas.

É evidente, já que Platão e Sócrates tiveram muito mais influência na cultura ocidental do que quaisquer filósofos não europeus. O Eurocentrismo é pois natural e salutar.



Portanto, nao e' algum argumento que os arabes nao contribuiram nada, porque nao existe uma formula ou prova com o nome de um arabe.

É argumento sim, uma vez que os algarismos são chamados de «números árabes».



O outro argumento triste dos teus donos e' dizer que os arabes nao inventaram nada,

Os teus donos é que ficam chateados quando estas coisas se revelam e depois resolvem armar-se em «sofisticados», com argumentos dos «ombros dos gigantes»... mas, antes que isso se descubra, gostam de fazer crer aos Ocidentais que devem «tudo» aos muçulmanos...
Enfim, é o tal recuo cobarde e mentecapto do qual já deste provas mais abaixo, quando afirmaste que «não sabes de provas nenhumas nem de contra-provas porque afinal nunca foste da CIA...».

É a mesma coisa que um professor perguntar a um aluno quem é que descobriu o Brasil e ele responder «Sei lá, eu não era nascido...». Com a agravante de que, neste caso, o aluno armou-se aos cágados em como sabia...

26 de setembro de 2005 às 03:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ninguem disse isso.

O «tudo» estava entre aspas (escapam-te estas «subtilezas» gráficas, depois queixas-te que não percebes...), para simbolizar a insistência dos teus donos em que a Europa deve imenso à Moirama islâmica. É isso que está em causa no artigo criticando Jack Straw - e que se verifica até mesmo ao nível do exagero que se faz relativamente à contribuição muçulmana para a Matemática ocidental.



"Enfim, é o tal recuo cobarde e mentecapto do qual já deste provas mais abaixo, quando afirmaste que «não sabes de provas nenhumas nem de contra-provas porque afinal nunca foste da CIA...».
É a mesma coisa que um professor perguntar a um aluno quem é que descobriu o Brasil"

Nao, isso e' o mesmo que um professor pedir a um aluno para provar que Cabral descobriu o Brazil,

O que se justifica se o aluno tiver dito que sabia como o provar, ou que sabia das provas, ou que sabia da inutilidade das contra-provas.

26 de setembro de 2005 às 04:18:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ora cá vai uma verdadeira dramatização:

Professor "substituto" Caturo: Meus caros, o vosso professor de Historia adoeceu, e pediram-me para vos dar a aula de hoje. Hoje vamos falar sobre a descoberta do Brasil. Como sabem, foi o português Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil em 1500.

CiscoKid: Não!!!! Foi o Johannes Vermeer em 1650! Foi recentemente provado e toda a gente já sabe, já não há dúvidas, a tese relativa ao português não tem valor nenhum e quem a defende não tem credibilidade porque o Comité Mundial de História já decidiu que é assim! Eu até lhe aponto quatrocentos e cinquenta e cinco sites a dizer isto mesmo!

Caturo: Que provas é que há de que foi Johannes Vermeer que descobriu o Brasil? E que contra-provas é que há sobre Pedro Álvares Cabral?
Vá buscar aos seus sites e depois diga-me.

CiscoKid: Eu sei lá, eu só sei que há e toda a gente tem que aceitar porque quem não aceitar, não tem credibilidade e é mentiroso!

Caturo: Como é que você explica que Pedro Álvares Cabral tenha descoberto o Brasil e que Portugal tenha tomado posse do mesmo, se o holandês descobriu o Brasil em 1650, isto é, cento e cinquenta anos depois dos Portugueses?...

CiscoKid: Isso não interessa, o Colin Powell já disse que admitia que se tinha enganado sobre a História dos Descobrimentos, além disso essa teoria que você cita também podia dizer que foi o Pai Natal que descobriu o Brasil e que o ofereceu aos Portugueses, nada disso interessa!

Caturo: Bem, para provar que isso é assim, urge apresentar provas de que Pedro Álvares Cabral não chegou ao Brasil, e que Portugal não tomou posse do Brasil antes do Vermeer lá chegar, não é?
Já agora, você compara o Pai Natal com o Pedro Álvares Cabral?

CiscoKid: Não é nada! Os sábios é que sabem! E são estes sábios que sabem, não são os seus! Os bons sábios, são os que dizem que foi o Vermeer que descobriu o Brasil! E se você diz que não, então perde a credibilidade!

Caturo: E a existência e feito do Pedro Álvares Cabral?...

CiscoKid: Isso não interessa, se calhar nem existiu, é como o Pai Natal, o que interessa é o que os historiadores todos dizem!

Caturo: De facto, esse é o argumento que eu esperava de si: a cobardia mentecapta.

CiscoKid: Você não pode comparar uma teoria antiga que está num simples dicionário da História de Portugal com o que os historiadores que eu conheço dizem agora!

Caturo: Repare que para estar num dicionário, não foi inventada ontem nem foi escrita por um só autor... para se saber todas estas coisas, foi necessário o trabalho de muitos investigadores...

CiscoKid: Isso não tem lógica nenhuma, ignora a relação causa e efeito e não tem senso comum!

Caturo: De facto, é pura cobardia mentecapta o que você diz.

CiscoKid: Não me mande calar, seu fascista!

Caturo: Não o mandei calar. Você insultou-me e eu insultei-o. Se eu o quisesse calar, expulsava-o da sala.


___

isto nao é mera parodia. É a forma como o CiscoKid «debate» e «pensa». A cobardia mentecapta é uma constante no seu discurso, bem como a tentativa de inversão dos factos.

Infelizmente para ele, tudo o que ele escreveu está registado.

26 de setembro de 2005 às 04:58:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

«Ajuda-te mais porque? Isto nao tira em nada (tal como "a evidencia" que referes) sobre as grandes contribuicoes dos Arabes em relacao a Matematica.»

Não se perca no acessório e olhe para o essencial: a contribuição dos Árabes, afinal, pelo que aqui se lê, é grande, de facto, mas apenas a transmitir aquilo que os outros fizeram!... Fique-se com essa superioridade! Os Árabes foram grandes, tão grandes como os que criaram, apenas por terem transmitido!... É a sua mundividência!... Talvez gerada mais pelo Amor ao Outro do que pela lógica!... Além do mais, foge-se a outra questão essencial: é que, não é por os Árabes no seu Mundo terem dado um qualquer contributo, por maior que seja, em séculos recuados, que agora temos que os meter todos na nossa terra e nas nossas camas!... Capice? É esta a questão central do Nacionalismo. O resto, que se f***! O seu a seu dono! Se foram os Árabes, até podem ter sido, melhor para eles! Onde é que isso nos leva mais?...

26 de setembro de 2005 às 12:48:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home