domingo, agosto 14, 2005

NEMORÁLIA, POR DIANA

Dia 13 de Agosto é marcado pela celebração da Nemorália (também conhecido como «Festival das Tochas»), mais tarde adoptado pelos católicos como Festa da Assunção.

Este festival é realizado ou no dia 13 ou no dia 15 de Agosto ou na Lua Cheia de Agosto, em honra de Diana.

Neste dia, os adoradores formavam uma luminosa procissão de tochas e velas à volta das escuras águas do Lago Nemi (Nemi, do Latim «Nemus», que significa «Bosque Sagrado», tendo por isso a mesma raiz que o termo céltico «Nem», que significa ao mesmo tempo «Sagrado» e «Céu» e que está na raiz da palavra céltica «Nemeton», que significa, precisamente, «Bosque Sagrado», tal como o latino «Nemus», o que não surpreende, dado que o Latim e o Céltico são da mesma origem: partem do grande ramo Celto-Italiota da família Indo-Europeia ocidental), que é o Espelho de Diana. As luzes das suas velas juntavam-se às luzes da Lua, dançando, reflectindo-se sobre a superfície da água.

O festival deste dia é levado a cabo à maneira grega, isto é, Grecu Ritu.

Centenas juntavam-se junto ao lago, usando grinaldas de flores. De acordo com Plutarco, parte do ritual (antes da procissão em torno do lago) consiste na lavagem do cabelo e na sua decoração com flores.
É um dia de descanso para mulheres e para escravos. Os cães também são honrados e adornados com flores. Os viajantes entre os bancos do norte e do sul do lago são transportados em pequenos barcos iluminados por lanternas. Candeias similares eram usadas pelas vestais e foram encontradas imagens da Deusa em Nemi, por isso Diana e Vesta são por isso, algumas vezes, consideradas como sendo a mesma Deusa.

Pedidos e ofertas a Diana podem incluir: pequenas mensagens escritas em laços atados ao altar ou a uma árvore; pequenas estatuetas feitas de barro cozido ou de pão, representando partes do corpo que precisem de cura; pequenas imagens de barro de mãe e filho; finas esculturas de veados; dança e canto; e fruta, como, por exemplo, maçãs.
Oferendas de alho são feitas à Deusa da Lua Negra, Hécate, durante o festival. É proibido matar ou caçar qualquer animal durante a Nemorália.

Tudo isto foi traduzido de um texto apresentado no forum religioso da Nova Roma, da autoria de Arnamentia Moravia Aurelia, Sacerdos Dianae (Sacerdotisa de Diana) e de Lucia Modia Lupa, Sacerdos Dianae, duas modernas sacerdotisas de Diana.


Versão completa em Lealdade Sacra.