sábado, julho 02, 2005

ESTADO E NAÇÃO, NO BATALHA FINAL

Começo a sessão de mensagens deste dia com a referência a este artigo, do Batalha Final, que é dos melhores textos nacionalistas que já li. Explica com rigor porque é que as tentativas multirracialistas de certos patrioteiros, mais não são do que ideias totalitárias.

A ler, reler e guardar.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o fascismo é patrioteiro?

2 de julho de 2005 às 22:38:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

É.

NC

2 de julho de 2005 às 22:49:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Vamos lá não meter o fascismo ao barulho. O fascismo autêntico não tem NADA que ver com o "patrioteirismo".

O patrioteirismo tem mais que ver com certa ala católico-universalista-humanista.

O verdadeiro fascismo pode ter uma carga excessiva de Estadismo, é certo, mas tem também muito de arrojo, futurismo, acção, dinâmica, força.

2 de julho de 2005 às 22:59:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Sim, concordo com o Filipe, o fascismo transcende em muito o mero patriotismo, particularmente o primeiro fascismo e o da República de Saló.

2 de julho de 2005 às 23:35:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

O Fascismo só vê o Estado à frente.

NC

3 de julho de 2005 às 00:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Camarada NC, não é verdade isso que afirmas. O Fascismo é sem dúvida estatalista,contudo ultrapassou em larga medida esse dogma, basta atentar nas leis raciais impostas em '38, por Mussolini, nas quais os não italianos, judeus em particular, foram considerados elementos estranhos à comunidade nacional. O Fascismo foi uma ideologia em permanente mutação, é preciso não esquecer que quando o Fascismo se tornou Poder não possuia um corpo doutrinário estruturado. A Doutrina do Fascismo foi redigida bem mais tarde por Mussolini.

3 de julho de 2005 às 10:44:00 WEST  
Blogger Suevo said...

Caro João M.

Será que o que aconteceu em 1938 na Italia é o fascismo "autentico" ou será que essas leis raciais "contra" judeus apenas surgiram por pressões ou influencias nacional-socialistas?

Saudações

3 de julho de 2005 às 17:10:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Meu amigo, não sei o que entende por "fascismo autêntico", pois creio que é subjecvtivo dizer que o fascismo foi autêntico em 1919, ou que o do vinténio representava melhor a essência fascista, ou mesmo que a RSI foi exponente da pureza fascista, aliás é subjectivo e reductor.
Quanto ás leis raciais serem uma imposição do NS, não sei honestamente se assim foi, poderá ter sido uma influência dos ventos que sopravam, e o fascismo, enquanto doutrina em dinâmica evolução, ter sentido que devia adoptar as ditas leis. É preciso ter presente em mente que haviam várias correntes dentro do PNF, sendo que Farinaci representava a mais racialista, justamente a corrente que impulsionou as leis raciais.

3 de julho de 2005 às 21:04:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home