quinta-feira, julho 01, 2004

PRIORIDADES...

Para os estudantes portugueses, faltam instalações, professores, meios científicos (nos laboratórios), dinheiro para os livros, caríssimos, pavilhões de desporto, etc..

Mas, para os estrangeiros, há meios de preservar as suas identidades... é correctíssimo que as preservem, mas é obsceno que o estudo das identidades estrangeiras seja em Portugal privilegiado em detrimento da cultura nacional.


Notícia:


Governo Civil apoia imigrantes

Paula Rocha

O Governo Civil de Aveiro vai apoiar a Associação de Apoio ao Imigrante com cerca de quatro mil euros por ano, dinheiro que irá ser canalizado para o pagamento dos honorários dos professores que leccionam aulas de Português, Russo e Ucraniano aos imigrantes e respectivos filhos.

O protocolo de apoio foi assinado entre as duas entidades, no sábado, na sede da Junta de Freguesia de S. Bernardo. Para o governador civil, aquele protocolo é muito mais do que um apoio financeiro, "é a ajuda que a associação precisa para continuar a desenvolver projectos de qualidade que têm por fim uma melhor inserção dos imigrantes na nossa sociedade".

"Ao saber que estavam a precisar desse dinheiro para pagar aos professores, decidi que o Governo Civil podia subsidiar o projecto a 100%. Sempre confiei nessa associação e sempre disse que não seria por falta de dinheiro que iriam deixar de desenvolver as acções a que se propuseram", assegura Manuel Leão.

Com aquele subsídio, a Associação de Apoio ao Imigrante poderá continuar a ensinar a Língua Portuguesa aos muitos imigrantes de diversas nacionalidades que vivem na região de Aveiro, "bem como a sua língua materna para que, e sobretudo, os mais novos não a esqueçam", diz Ludmila Bila, presidente da associação.

De acordo com a mesma responsável, o subsidio servirá, além do pagamento dos honorários dos professores, para comprar livros e outro tipo de material escolar que faltava na associação.

"Não havia dinheiro para comprar os programas escolares nem os livros", disse.


http://jn.sapo.pt/2004/06/28/centro/governo_civil_apoia_imigrantes.html