segunda-feira, junho 28, 2004

COMUNICADO DOS AMIGOS DE OLIVENÇA

Água mole em pedra dura tanto dá até que fura, diz o povo. A seguir, mais uma nota informativa do Grupo dos Amigos de Olivença:


Grupo dos Amigos de Olivença

www.olivenca.org

*

Nota Informativa 10-2004

Assembleia da República: «A Questão de Olivença tem de ser encarada pelo Governo!»

A Assembleia da República apreciou hoje, na sequência de Petição subscrita por mais de 8.000 cidadãos, a Questão de Olivença.
Com os representantes de todos os grupos parlamentares a saudarem unanimemente a iniciativa do Grupo dos Amigos de Olivença, a Assembleia, lembrando que é da competência do Governo a condução da política externa, entendeu solicitar ao Executivo o esclarecimento da posição de Portugal sobre Olivença, nomeadamente com a ida da Senhora Ministra dos Negócios Estrangeiros à Assembleia.
Sublinhando o respeito pela legalidade internacional e referindo que o direito internacional continua a indicar Olivença como território português, os Senhores Deputados exprimiram a vontade que o Governo dê resposta à Petição, analisando o litígio e encontrando uma solução para o mesmo como factor de grande utilidade no futuro das relações entre Portugal e Espanha.
O Grupo dos Amigos de Olivença congratula-se com o desenvolvimento político que significa a discussão pública e ao mais alto nível do Estado da situação de ilegalidade em que se encontra Olivença, terra portuguesa desde o séc. XIII e ocupada por Espanha em 1801.
Apoiado na História, na Cultura e no Direito e bem ciente do papel decisivo da opinião pública, o Grupo dos Amigos de Olivença reafirma a sua determinação e convida todos os cidadãos a prosseguirem esforços para o reencontro com Olivença.
Um passo mais pela Terra das Oliveiras!
Lisboa, 25 de Junho de 2004.
A Direcção

__________________________

Rua Portas S. Antão, 58 (Casa do Alentejo) - 1150-268 Lisboa

www.olivenca.org - olivenca@olivenca.org

Tlm. 96 743 17 69 - Fax. 21 259 05 77