COMPOSIÇÃO ETNO-GENÉTICA DOS PORTUGUESES E SUA PROXIMIDADE RELATIVAMENTE A OUTRAS POPULAÇÕES EUROPEIAS
LEGENDA:
ENF - Agricultores do Neolítico (oriundos da Anatólia)
Steppe - Gente da estepe russo-ucraniana, os prováveis Indo-Europeus, portadores das línguas indo-europeias, ancestrais dos idiomas latinos, celtas, gregos, germanos, baltas, eslavos, irânicos e arianos da Índia.
WHG - Caçadores-Recolectores Ocidentais da Pré-História, que estavam na Europa antes da chegada dos Agricultores da Anatólia.
IBM - Iberomaurusian, população caucasóide do norte de África, da qual também há vestígios em França, em Gales e na Escócia.
Agradecimentos a quem aqui trouxe este mapa: https://postimg.cc/9rmRtrj6, baseado no Global25/eurogenes.
* * *
Como bem disse o anónimo que aqui trouxe esta informação, salienta-se a similitude genética entre Portugueses e Galegos, o que, acrescento, diminui notoriamente o valor da converseta segundo a qual o sul de Portugal é mouro e o norte é celta, etc..
Revela-se por outro lado interessante que a Roménia esteja comparativamente mais próxima de Portugal no que à genética diz respeito do que as demais zonas do sudeste europeu, isto porque os «únicos» ancestrais em comum entre Portugueses e Romenos são os Romanos, talvez um bocadito de célticos no caso romeno, e de germanos, mas o resto da estirpe romena é de influência eslava e em geral leste-europeia, entre o dácio, o trácio e o que mais por ali tiver passado, como o sármata, por exemplo, sendo que praticamente nada disso (?) passou no extremo ocidente europeu, excepto no que respeita aos Alanos, mas estes não terão influenciado muito nem a Roménia nem Portugal. Isto faz supor que o elemento romano foi de facto geneticamente determinante, correspondendo assim ao facto de ambas as Nações serem de língua românica ou latina.
4 Comments:
Eu duvido que os Galegos quererão sua independência, pois lá vigora um direitismo franquista. Enquanto que a esquerda carrega nos ombros a luta pela independência. Por isso eu odeio direitismo e conservadorismo. Direitismo é esquerdismo são duas face de uma única moeda. Temos que ser a favor da nação, não importa se quem luta por ela é canhoto, destro ou ambidestro.
nao ha estudo isento qualquer um ve que na eurasia toda e em todo continente ha um degrade racial latitudinal
Opinião do brasil, opinião que não nos interessa para nada. E erras em toda a linha, pois até é no Sul da Europa que estão as populações mais europid do continente: https://freeimage.host/i/pca-uturn00gr.KMiLGst
Os bascos, os sardenhos, os espanhois e portugueses e os franceses.
Sim, isso é exactamente verdade, e o apoio de muito conservador à Rússia contra a Ucrânia só eleva essa discrepância entre Nacionalismo e Conservadorismo a níveis nunca antes vistos desde há pelo menos cem anos, senão mais. Mesmo por cá, há uns quantos alegados nacionalistas que são contra os nacionalismos catalão e basco, porque tais «nacionalistas» são simplesmente «direitistas» que pertencem de alma e coração ao rebanho do conservadorismo.
Enviar um comentário
<< Home