TAJIQUISTÃO - MUÇULMANOS TENTAM ENVENENAR PARTICIPANTES DO NOWRUZ, GRANDE FESTA NACIONAL DE RAIZ PRÉ-ISLÂMICA
Um tribunal no Tajiquistão proferiu sentenças de prisão entre oito e 20 anos para mais de 30 pessoas condenadas por tentar envenenar participantes de um festival no ano passado, informou o gabinete do promotor geral na sexta-feira.
Uma fonte dos serviços de segurança tadjiques disse à Reuters que todos os condenados estavam ligados ao Estado Islâmico Khorasan (ISIL-K), a ramificação afegã do Estado Islâmico.
O Estado Islâmico, grupo terrorista que já buscou controlar áreas do Iraque e da Síria, assumiu a responsabilidade por um tiroteio em massa numa sala de concertos perto de Moscovo no ano passado, que fez 145 mortes.
Promotores tadjiques disseram que os réus tentaram envenenar comida servida aos participantes do festival Nowruz, ou Ano Novo, em Março passado em Vahdat, uma pequena cidade a leste da capital Dushanbe.
Mais dez pessoas são procuradas pelo crime, disse o chefe do departamento de combate ao terrorismo e extremismo no gabinete do procurador-geral, Jumanazar Sayidakhmadzoda, aos repórteres. Ele não disse exactamente quantas pessoas foram sentenciadas.
O Tajiquistão é um país sem litoral com cerca de 10 milhões de pessoas imprensado entre o Afeganistão, Uzbequistão, Quirguistão e China. A maioria dos tajiques é adepta da escola Hanafi do islamismo sunita.
Três ataques terroristas foram realizados no país em 2024 e dois ataques foram frustrados, disse o ministro do Interior esta semana.
https://www.jpost.com/breaking-news/article-842176
https://jihadwatch.org/2025/02/tajikistan-islamic-state-jihadis-plotted-to-poison-food-served-to-attendees-at-nowruz-festival
4 Comments:
Deve ser por causa do racismo institucional ou coisa parecida
https://www.publico.pt/2025/02/20/sociedade/noticia/alunos-vem-china-ucrania-saemse-melhor-chegam-paises-onde-fala-portugues-2123306?ref=hp&cx=manchete_2_destaques_0
https://www.publico.pt/2025/02/20/publico-brasil/noticia/primeiroministro-portugal-quer-trabalhadores-brasileiros-pais-2123358
O pato bravo
Evidentemente, juntamente com as alterações climáticas, não esquecer. Se for preciso, também se arranja aí uma «apropriação cultural». Leva o primeiro prémio quem for capaz de arranjar mais desculpas que sejam ao mesmo tempo ataques contra os Europeus.
um dos metodos de homicidio e tentativa mais covardes pessoas assim deviam ser obrigadas a comer comida insalubre ate morrerem
Enviar um comentário
<< Home