quarta-feira, dezembro 13, 2023

BÉLGICA - ATIRADOR FERE VÁRIAS PESSOAS EM BRUXELAS

Quatro pessoas ficaram feridas num tiroteio no centro de Bruxelas, na noite de Mércores da semana passada, perpetrado por um homem armado que continua foragido.
As autoridades foram enviadas para a Avenue de la Toison d'Or por volta das 19h30, hora local, após relatos de tiros disparados na principal rua comercial da capital belga.
“Os nossos serviços foram imediatamente ao local. Um perímetro foi montado. Estamos neste momento a tomar as decisões”, disse a porta-voz da polícia de Bruxelas, Ilse Van de Keerse.
O jornal flamengo Het Nieuwsblad noticiou que um grupo estava numa zona pedonal quando foi abordado por um homem que sacou uma arma e disparou contra eles à queima-roupa.
Enquanto o grupo e os transeuntes fugiam do local, foram perseguidos pelo atirador. Quatro pessoas ficaram feridas no ataque, incluindo três que foram baleadas e outra que quebrou o tornozelo enquanto tentavam fugir do autor do crime.
Alain Gagnaire, gerente da brasserie Couleur Café, localizada dentro da Galerie Toison d'Or, disse ao jornal Le Soir: “No meio da Avenue de la Toison d'Or, um homem apareceu com uma arma, disparou várias vezes, seguido de pânico com cerca de vinte pessoas que se refugiaram na galeria, incluindo uma mulher ferida na perna direita, uma turista. Chamei a polícia e eles chegaram em força com os bombeiros.”
Uma das vítimas seria um cidadão sueco que trabalha como assistente no Parlamento Europeu para um eurodeputado não identificado do Partido da União Moderada Sueco ('Moderaterna'). Isto foi confirmado pelo partido e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros sueco na noite de Mércores da semana passadaUm dos nossos funcionários ficou ferido num tiroteio em Bruxelas. Terrível”, escreveu o eurodeputado sueco Tomas Tobé no X. “A pessoa em questão está a receber cuidados neste momento, a situação não é considerada crítica. Parentes da pessoa são notificados”, acrescentou.
Não se sabe neste momento se a nacionalidade do assistente foi um factor no tiroteio, da mesma forma que cidadãos suecos foram alvo do imigrante tunisino ilegal Abdesalem Lassoued num ataque terrorista na mesma cidade a 16 de Outubro.
A polícia belga revelou que não podia descartar o terrorismo como motivo, mas que não considerava que este fosse o caso “neste momento”.
O autarca de Ixelles, Christos Doulkeridis, sugeriu mais tarde que o ataque poderia ter estado relacionado com drogas. “Estamos mais num cenário de gangues urbanas”, disse ele aos média locais.
Num comunicado de imprensa, o Ministério Público de Bruxelas confirmou que solicitou a um juiz de instrução que considerasse as acusações por tentativa de homicídio culposo.
“O juiz de instrução chegará ao local esta noite na presença do Ministério Público, do laboratório da Polícia Federal e do perito em balística”, acrescentou.
Até às 2h CET, nenhuma detenção foi feita.

*
Fonte: https://rmx.news/belgium/brussels-shooting-4-injured-on-major-shopping-street-gunman-on-the-loose/