quarta-feira, abril 12, 2023

EX-LIDER DO CALIFADO DO IRAQUE E DO LEVANTE AFIRMA QUE PAQUISTÃO FINANCIOU A ORGANIZAÇÃO TERRORISTA

Um ex-líder sénior do Estado Islâmico reconheceu publicamente que a organização terrorista era, e ainda pode ser, financiada pelo Paquistão. Sheikh Abdul Rahim Muslimdost foi entrevistado pelo meio de comunicação pró-Talibã “al-Mersaad”.
Até 2015, quando se dissociou da organização, Muslimdost era um membro proeminente do Estado Islâmico – província de Khorasan, o ramo do Estado Islâmico (Dahesh) activo no Afeganistão, Índia, Bangladesh, Paquistão e Mianmar. Na verdade, ele tinha sido um dos seus fundadores.
Na entrevista, exibida na semana passada e divulgada no Twitter pela respeitada Rede de Analistas do Afeganistão, Muslimdost explicou que “ele não foi o primeiro afegão a jurar lealdade ao grupo Estado Islâmico no final de 2014, mas Mawlana Idris de Helmand, que se formou na Escola Islâmica Estudos em Madina, foi o primeiro.”
Sobre como o Estado Islâmico - Província de Khorasan foi financiado, Muslimdost afirmou que recebeu dinheiro tanto do Estado Islâmico na Síria e no Iraque quanto do Paquistão. Também se sustentou sequestrando vítimas para resgates em vários países. Muslimdost acredita que o financiamento do Paquistão continua até hoje.
Muslimdost foi questionado na entrevista como o facto de o Estado Islâmico - Província de Khorasan receber dinheiro do Paquistão pode ser compatível com o facto de o grupo terrorista ter atacado a Embaixada do Paquistão em Cabul a 9 de Dezembro de 2022. Ele respondeu que foi um ataque falso, “teatro” visava justamente desmentir os rumores de que o grupo era apoiado pelo Paquistão: “O ataque à embaixada do PAK em Cabul foi apenas um #Drama. Nada aconteceu ao embaixador. Apenas um guarda-costas foi ferido”, disse Muslimdost.
O quão condenatórias as revelações de Muslimdost são para o Paquistão pode não ser imediatamente óbvio para os leitores ocidentais. O Estado Islâmico – Província de Khorasan, entre as suas muitas actividades nefastas, matou dezenas de devotos de minorias religiosas do Paquistão dentro do território do Paquistão. Se o que os muçulmanos dizem é verdade, parece que os cidadãos paquistaneses são mortos no Paquistão por terroristas financiados pelo dinheiro dos contribuintes paquistaneses, incluindo as próprias vítimas.
*
Fontes:
https://bitterwinter.org/muslimdost-terrorist-group-financed-from-pakistan/
https://www.jihadwatch.org/2023/04/former-islamic-state-commander-says-the-jihad-group-was-financed-from-pakistan