sexta-feira, março 04, 2022

SOBRE A VIOLAÇÃO MUÇULMANA EM CAXEMIRA E JAMMU

“Depois de um certo ponto, tudo o que eu implorei a eles foi que não me tomassem no chão frio e duro – as minhas costas não aguentavam, e o feto em mim morreria, disse-lhes eu. Mas eles não ouviram.”
Fátima soluçou baixinho durante a maior parte da sua entrevista. Falou um pouco mais alto do que a brisa lenta e fria farfalhando o chinar seco do lado de fora do quarto de hóspedes em que estávamos sentados. Mas foi neste ponto que o seu choro se transformou em choro infantil indefeso. Os seus grandes olhos molhados passaram de mim para o tradutor e as mulheres da equipa – um por um – silenciosamente a perguntar se estávamos a registar a injustiça que lhe fora feita.
“É isto a jihad? É essa a piedade deles?” acrescentou, uma nota de raiva entrando no tom monótono do desespero...
Dados do National Crime Records Bureau da Índia mostram que o número de casos de violência contra mulheres em Jammu e Caxemira aumentou 11% em 2020, de 3069 em 2019 para 3414 no ano seguinte – mesmo que a taxa nacional tenha caído 8,3% durante o mesmo período. 
Em 2020, foram relatados 1744 casos de “agressão a mulheres com a intenção de violar a sua modéstia”, além de 243 casos de estupro.
Dada a baixa taxa de denúncia e o manto de vergonha violenta e boicote social que acompanha o estupro – especialmente numa sociedade tão conservadora e patriarcal como a de Caxemira – os números reais provavelmente serão significativamente maiores…
“Onde a grande violência é tão comum, não é surpresa que a violência de género dificilmente seja uma questão prioritária”, explicou Mantasha Rashid, fundadora do Kashmir Women's Collective, um fundo que fornece apoio sob uma única janela para sobreviventes de violência de género. “O estupro e agressão a que está a referir-se são semelhantes a danos colaterais. As mulheres são apanhadas no fogo cruzado em qualquer região de conflito, e o corpo da mulher do inimigo é visto como despojo de guerra por todos os lados em guerra.”
O ponto sobre as mulheres serem vistas como “despojo de guerra” a ser saqueado pelo vencedor é evidente na história de Bismah. “Estávamos todos em casa, na noite em que os militantes apanharam o meu marido e o mataram”, contou Bismah na noite em que o seu marido – um motorista – foi assassinado por suspeita de ser um informante. “Imediatamente depois de matá-lo, levaram-me à força. Fui violada de todas as formas possíveis… apenas uma quantidade indescritível de tortura e humilhação.” "O assassinato do meu marido não foi vingança suficiente", disse ela. O primeiro estupro coleCtivo também não. “A minha tortura continuou por anos depois. O pesadelo que começou aos 18 anos continuou até aos 27.”
Além da sociedade excessivamente conservadora que faz dos estupros o fardo da vítima, o que agrava o problema em Caxemira é a inconveniência política de reconhecer o estupro e o assalto cometidos pelos guardiões da fé e defensores da charia.
Na década de 1990, quando a militância na sua forma actual tomou forma, a jihad em Caxemira era vista como um movimento popular que buscava a liberdade do Estado Indiano. As mulheres eram encorajadas a ajudar os militantes desempenhando papéis de apoio: cozinhando, limpando e oferecendo abrigo e conforto àqueles que lutavam a batalha justa.
Vários líderes políticos radicais de Caxemira pediram às mulheres que entregassem os seus corpos aos homens que lutam na guerra santa, tornando-se orgulhosas esposas e mães dos militantes. Movimentos como o Dukhtaran-e-Millat, liderados por mulheres, pediram a implementação da dura charia e espancaram as mulheres por não seguirem códigos de vestimenta e padrões de moralidade religiosa. Para esta classe política, dar meia-volta e reconhecer que os combatentes da liberdade com auréola podem não apenas ser violadores da moral, mas também ser totalmente maus, é uma verdade inconveniente.
“Realmente não quero sair e dizer que a sociedade de Caxemira é particularmente falha ou patriarcal porque isto pode ser mal interpretado”, disse Rashid, do Colectivo de Mulheres de Caxemira. “Sempre que falamos sobre Caxemira, é preciso escolher as suas palavras com muito cuidado, ou então o discurso é sequestrado pela narrativa política maior.”
O ponto de vista de Rashid é justo. Dado o debate polarizado em torno de Caxemira, reconhecer os crimes de um lado pode muito facilmente ser mal interpretado como rebate pelo outro lado. Este sentimento é evidente nas posições assumidas e abdicadas por académicos e activistas. Por exemplo, veja um relatório de 2006 da Human Rights Watch sobre estupro em Caxemira, partilhado pelo director da organização no Sul da Ásia, Meenakshi Ganguly. O relatório reconhece que abusos foram cometidos por forças estatais e militantes, mas não há dados sobre o último.
“Embora em áreas de conflito armado a violência sexual possa ocorrer com frequência, os sobreviventes podem optar por não denunciar estes crimes”, acrescentou Ganguly. “Uma necessidade fundamental em Caxemira é criar uma forte infra-estrutura de saúde, incluindo apoio psico-social, para que as pessoas possam receber a ajuda de que precisam em espaços em que possam confiar.”
Ao ser questionada especificamente sobre esse viés nos dados, disse: “Quando estávamos a realizar a pesquisa para este relatório, não recebemos denúncias de estupro por militantes”.
“A quem me reportaria eu?” Chasfeeda de Uri revidou quando perguntei porque ficou ela em silêncio por tanto tempo e só agora estava a falar. "Eu era pobre, analfabeta e completamente indefesa. Ninguém estava interessada em me ouvir. Em tais assuntos, ninguém fica do lado dos pobres. Especialmente uma mulher pobre. Você é a primeira pessoa em todo este tempo que veio perguntar, e estou-lhe a contar!”
Um grupo de militantes que frequentemente visitava a sua aldeia mandou o seu marido embora sob o pretexto de algum trabalho que precisava de ser feito. "Estacionaram em nossa casa e recusaram-se a sair. Alimente-nos, disseram, e comeram cada pedaço do que eu tinha em casa. Mas mesmo depois de comer, recusaram-se a sair. Forçaram-se então em mim e estupraram-me.”
“Não sei a que grupo pertenciam eles ou qual era a sua política. Mas qualquer moralidade e piedade que eles pregam é falsa. Só para enganar as pessoas. Só Alá sabe o mal que realmente está nos seus corações.” “Tantos deles me estupraram tantas vezes... Perdi a conta. Na escuridão, eu não conseguia nem dizer se eram quatro ou oito pessoas ao mesmo tempo. Eles possuíram-me até que toda a minha carne foi limpa, e eu fiquei completamente seca como estou agora.”
Os nomes de todas as vítimas foram alterados para proteger sua identidade e evitar represálias.

*
Fontes:
https://thediplomat.com/2022/02/rape-and-silence-in-kashmirs-jihad/
https://www.jihadwatch.org/2022/02/is-this-jihad-cases-of-rape-and-sexual-assault-in-jammu-and-kashmir-increased-by-11-in-2020

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

na india o estupro é alto mesmo entre marroncitos hindus mas claro a culpa é do islão detroit é musla kk

6 de março de 2022 às 17:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home