quarta-feira, janeiro 05, 2022

LISBOA: INDIVÍDUO FILMADO A AGREDIR POLÍCIA QUE RECUA

Um vídeo posto a circular recentemente nas redes sociais mostra um Polícia Municipal a ser alvo de agressões e insultos por parte de um homem no Largo do Corpo Santo, Lisboa. Nas imagens, o agente não reage e limita-se a dizer ao homem para se ir embora, enquanto quem está a gravar o vídeo pede para ele fazer algo.
A PSP emitiu um comunicado esta manhã a esclarecer que o caso já ocorreu na noite de 20 de Dezembro e que, após as agressões captadas em vídeo, polícias acorreram ao auxílio do agente municipal e detiveram o agressor.
O homem foi detido e sujeito às devidas formalidades legais, tendo sido desenvolvidas vários actos de recolha de prova para possibilitar uma "apreciação plena por parte das Autoridades Judiciárias numa fase processual subsequente".
Ainda segundo a PSP, o detido "apresenta um vasto historial de participação em crimes lesivos ao património, à integridade física e ainda contra as forças de autoridade, tendo inclusive sido detido pela PSP, por mais do que uma vez, pelo crime de Resistência e Coacção a Funcionário, revelando assim uma predisposição para a prática de crimes violentos e graves e para o desrespeito da ordem social e autoridade do Estado".
*
Fonte: https://www.jn.pt/justica/videos/detido-apos-agredir-policia-municipal-14462767.html?fbclid=IwAR1mAu5k5PsyhsFZ6xtJTZ6Wh0DDUP4M7a397c8ZVYu7PTOReYepZmbKsOY

* * *

Resultado de desautorização e limitação grave da capacidade de intervenção das forças policiais - total desrespeito pelos agentes da autoridade, com tudo o que isso implica de aumento de receio por parte do cidadão comum diante da violência urbana, porque fica à vista que a polícia não é defesa, a polícia mal se pode defender a si própria. Depois aparecem os mesmos que desarmaram a polícia a guinchar que vem aí a Ultra-Direita, porque o povo, sabendo-se sem defesa, vota obviamente pela única força política que promete protegê-los com a força devida...