domingo, outubro 17, 2021

BÉLGICA ANUNCIA INTENÇÃO DE CONSTRUIR ILHA ARTIFICIAL PARA PRODUZIR ENERGIA EÓLICA E DEIXAR DE TER CENTRAIS NUCLEARES

A Bélgica está determinada a deixar de usar completamente as centrais nucleares nos próximos anos.
"Construiremos uma ilha no mar para conectar a segunda zona [marítima de energia eólica], dessa forma triplicaremos a produção de electricidade no mar do Norte", disse a ministra aos jornalistas em Bruxelas.
A ilha abrigará geradores eólicos, instalações de armazenamento de energia e estações de distribuição para conexão aos sistemas de fornecimento de energia dos países vizinhos. A segunda zona de turbinas eólicas deverá estar localizada directamente no mar, ao redor da ilha.
O projecto está previsto para começar no final de 2026. Até 2030 o mar do Norte gerará 30% da electricidade consumida no país. Em 2021, esta participação é de cerca de 10%.
A Bélgica, que actualmente depende da energia nuclear para suprir metade do seu consumo de electricidade, assinou um novo pacto energético em 2018, segundo o qual os sete reactores nucleares do país serão fechados até 2025 e os investimentos serão redireccionados para a infra-estrutura de energia renovável, em particular, os parques eólicos marítimos.
Em Novembro, o governo belga decidirá se continuará com o plano de desligar todos os reactores nucleares até 2025 ou se vai deixar os dois reactores nucleares mais novos continuarem funcionando.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2021101618130446-belgica-criara-ilha-artificial-para-produzir-energia-eolica-e-deixar-de-usar-usinas-nucleares/

* * *

Bom passo em direcção à segurança, cada vez mais importante na escala de valores do Ocidente.