quarta-feira, setembro 01, 2021

ÍNDIA EM CONVERSAÇÕES COM TALIBÃS

O embaixador da Índia no Catar reuniu-se com um dos principais líderes talibãs nesta Martes (31) em Doha, sendo o primeiro encontro diplomático formal entre a Índia e o Afeganistão após o grupo ter tomado o controle do país.
Deepak Mittal reuniu-se com Sher Mohammad Abbas Stanekzai, líder do gabinete político dos Talibãs em Doha, a pedido do grupo islâmico, informa a agência Reuters.
A Índia tem os seus motivos para se preocupar com os Talibãs (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), especialmente devido às relações próximas com o seu principal rival, o Paquistão. Por outro lado, Nova Deli também se preocupa com a possibilidade de os grupos de resistência muçulmanos em Caxemira se poderem inspirar na vitória dos Talibãs no Afeganistão e, por sua vez, desencadearem mais violência e instabilidade na região.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse que as partes discutiram a segurança dos cidadãos indianos que ficaram no Afeganistão. Adicionalmente, Mittal expôs os receios do governo indiano relacionados com milícias extremistas que pudessem ter a sua base em solo afegão para planear ataques.
"O representante dos Talibãs garantiu ao embaixador que estas questões seriam tratadas positivamente", disse o Ministério das Relações Exteriores indiano, citado pelos média.
Estas conversações ocorrem dias após Stanekzai ter dito que os Talibãs são a favor de laços políticos e económicos com a Índia.
Porém, até ao momento, ainda não houve nenhum comentário por parte do grupo insurgente sobre as conversações descritas.
A Índia investiu mais de US$3 biliões no desenvolvimento do Afeganistão, tendo criado laços próximos com o governo de Cabul apoiado pelos EUA. No entanto, com o rápido avanço dos Talibãs pelo país, o governo indiano foi criticado por não abrir mais cedo um canal de comunicação com os militantes, explica a Reuters.
Stanekzai, que segundo autoridades indianas recebeu treinamento em academia militar indiana como oficial afegão na década de 1980, tinha-se aproximado informalmente da Índia no mês passado, pedindo-lhe que não fechasse a sua embaixada.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/asia_oceania/2021083117959479-em-meio-a-tensoes-com-paquistao-india-anuncia-sua-primeira-reuniao-oficial-com-taliba/