segunda-feira, setembro 27, 2021

AIEA ACUSA IRÃO DE VOLTAR A NEGAR ACESSO DE INSPECTORES A UMA CENTRAL NUCLEAR

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou que o Irão negou o acesso aos seus inspectores, que tentavam prestar serviços relacionados com as câmaras de segurança da central nuclear de Karaj.
Ante tal situação, "o director-geral [da AIEA, Rafael Grossi] salienta que a decisão do Irão em não permitir a AIEA aceder à instalação de fabricação de componentes da centrífuga TESA Karaj, é contrária aos termos acordados na Declaração Conjunta emitida em 12 de Setembro", citado pelo The Times of Israel: "Entre 20 e 22 de Setembro, Teerão permitiu que os inspectores da AIEA verificassem equipamentos de monitorização e vigilância de áreas identificadas, e substituíssem os meios de armazenamento em todos os locais necessários no Irão, com excepção da instalação de fabricação de componentes de centrífugas no complexo TESA Karaj", conforme a declaração da AIEA, citada pela agência Reuters.
Esta instalação foi, supostamente, vítima de uma sabotagem em Junho deste ano, na qual uma das quatro câmaras da AIEA foi destruída. A República Islâmica, no entanto, não devolveu o "meio de armazenamento de dados" desta câmara, pelo que a agência apontou no seu relatório deste mês que havia pedido ao Irão que a localizasse e desse explicações, uma vez que, segundo o acordo, a AIEA deveria fazer a substituição das câmaras de segurança. Tal evento toma lugar a meio das negociações tensas e paralisadas para reactivar o Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA, na sigla em Inglês), firmado em 2015, que limitava o programa nuclear iraniano em troca do alívio de sanções sobre o país.
Contudo, esta não é a primeira vez que a AIEA tem problemas nas suas inspecções das centrais nucleares persas. No início deste mês, a agência em causa criticou a República Islâmica por bloquear uma investigação sobre actividades anteriores e colocar em risco um importante trabalho de monitorização, possivelmente complicando os esforços para retomar as negociações sobre o acordo nuclear.
Nos seus dois relatórios, a AIEA disse que não houve progresso em duas questões principais: explicação para vestígios de urânio encontrados em 2020 em vários locais antigos não declarados, e obtenção de acesso urgente a alguns equipamentos de monitorização.

*
Fonte: https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2021092618060103-aiea-acusa-ira-de-violar-acordo-sobre-inspecao-de-usinas-nucleares-informa-midia/


* * *


A AIEA está portanto a constatar algo do que já Israel e os EUA de Trump previam... eventualmente, Telavive vai ter de resolver as coisas com ataques aéreos, depois a culpa «é dos sionistas!», já se sabe...