sábado, setembro 25, 2021

ALEMANHA - ANTIRRAS TENTAM PELA VIOLÊNCIA IMPEDIR COMÍCIOS NACIONALISTAS

Apesar da pequena cidade alemã de Gorlit ser um "bastião" da Extrema-Direita, grupos de jovens de Esquerda "formam fileiras de resistência" contra os comícios do partido Alternativa para a Alemanha (AfD). 
"Aqui temos grandes problemas com o AfD e com estes líderes 'fascistas'. Aqui na Alemanha temos de garantir que nada voltará a ser como em 1933, quando os fascistas (Partido Nacional Socialista) tomaram o poder, no país", disse à Lusa Gustave, 19 anos, natural de Gorlitz.
Desde a semana passada que grupos anti-fascistas tentam perturbar todos os comícios do Alternativa para a Alemanha, obrigando à presença da polícia nos locais de campanha da Extrema-Direita.
Em Gorlitz, Saxónia, mais de meia centena de jovens tentou perturbar, na noite de Mércores, os discursos dos líderes do AfD que se desdobra em comícios, sobretudo no leste do país onde tem mais apoiantes.
"Nós temos de mostrar formas de resistência porque actualmente a sociedade vive adormecida, sobretudo nesta cidade que é a cidade mais oriental de toda a Alemanha", acrescenta o mesmo jovem.
Gorlitz, cidade alemã habitada por 57 mil pessoas, está separada, pelo rio Neisse, da cidade polaca de Zgorzlec.
O autarca da cidade é um democrata-cristão da CDU, mas, em 2017, os votos alcançados pelo AfD em Gorlitz permitiram ao líder Tino Chrupalla um lugar no Bundestag (Parlamento alemão), em Berlim.
"Em toda esta região, o AfD continua a subir nas sondagens porque manipula as pessoas do leste da Alemanha. As pessoas aqui sentem-se como 'os derrotados da história'. Aqui tivemos sempre mais problemas do que na zona ocidental do país e é, por isso, que esta região se está a afundar", queixa-se Alfred, 20 anos, um outro estudante que participa no boicote contra a acção de campanha do AfD apontando para o local onde se encontra Tino Chrupalla.
"Aqui mostramos a nossa resistência. Os 'fascistas' não vão dominar as ruas. Nós estamos aqui para que as coisas do passado não voltem a acontecer. É por isso que estamos aqui", frisa, acrescentando que os estados que faziam parte da ex-República Democrática (ex-RDA) ainda "sofrem" dos "problemas" da História.
"Depois da reunificação (da Alemanha) em 1990, muitas pessoas ficaram desempregadas. Os problemas políticos são piores aqui no leste do que no resto da Alemanha. Aqui o AfD é muito popular. Há pessoas no Afd que são abertamente racistas, antissemitas e homofóbicas", diz Alfred.
Assim, no próximo Soles, o jovem Alfred espera que "sobretudo" o AfD venha a perder poder a nível nacional.
"A social-democracia está a crescer, e os Verdes também. Mas, nesta região o partido racista AfD vai destacar-se, a nível nacional vai conseguir 10% dos votos", sublinha.  
A nível nacional, de acordo com as últimas sondagens publicadas na Alemanha, o AfD pode baixar dos 12,6%, que conseguiu em 2017, para 11% nas eleições de Soles, mas na Saxónia, Estado do leste alemão, mantém-se como a segunda força política atrás dos democratas-cristãos da CDU.

*
Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/1837788/alemanha-antifascistas-da-saxonia-boicotam-comicios-do-afd   (Artigo originariamente redigido sob o novo acordo ortográfico mas corrigido aqui à luz da ortografia portuguesa.)

* * *

É assim a impunidade desta «gente» em tudo infra-humana: como tem medo da real opinião popular, tenta sabotar a Democracia através da violência - e depois os «fachos» é que fazem e acontecem, já se sabe... Sintomático é que não haja da parte dos «jornalistas» qualquer apresentação do contraditório, ir pelo menos ouvir o que o outro lado tem a dizer, como manda o mais elementar profissionalismo de imprensa... depois é «isto», esta espécie de «repórteres» que se queixa das redes sociais e da sua perda do monopólio da informação, eles acham que fazem um trabalho mui profissional, acham sim, obedecer ovinamente aos seus donos em matéria de comportamento ideológico no tratamento das notícias é a sua noção de trabalho. 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

so no ocidente se acha logico achar que reds que mataram 100 mi sejam menos perigosos que nazis que mataram 6 mi

25 de setembro de 2021 às 23:20:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home