DIA DA EUROPA
Estátua representando Zeus e Europa, sita em Creta, que é de certa forma a fronteira entre a Europa e o Oriente; o elemento aquilino, a ave na mão de Europa, porventura um reforço da alusão a Zeus (que de qualquer modo é o touro), ajuda a dar ao conjunto um fulgor urânico, celestial, diamantino, metálico, que glorifica o mito como fundamento da Europa autêntica |
É discutível se a intenção original de quem em trezentos e sessenta e cinco dias foi precisamente a de escolher o da derrota de um Povo europeu diante de outros; uma celebração colectiva assente na desgraça de um dos celebrantes não é se calhar a mais dignificante, especialmente quando se quer realçar a igualdade entre todos. Por outro lado, celebrar a derrota de um totalitarismo diante de forças democráticas (a ocidente, entenda-se, porque no leste europeu a história foi diferente...) é sempre bom, bate certo com o espírito genuinamente europeu de valorização da Liberdade. Independentemente disso, a coincidência do Dia da Europa com a data de uma celebração pertencente à herança etno-religiosa europeia tem pinta de ser um bom augúrio para a salvaguarda do que mais interessa no chamado Velho Continente, que existência dos Europeus como identidade etno-civilizacional.
14 Comments:
a derrota dos alemaes foi vitoria da decadencia anti ocidental
Europa, a princesa... fenícia? Derrubaste sozinho seu delírio romântico sobre a "estirpe".
Viva Portugal, Viva a Europa!
«a derrota dos alemaes foi vitoria da decadencia anti ocidental»
Não, não foi. Foi uma vitória de um potentado democrata sobre um não democrático. A decadência, que já se anunciava antes, veio em força mais tarde.
«Europa, a princesa... fenícia? Derrubaste sozinho seu delírio romântico sobre a "estirpe".»
Olha que não... tantas certezas ficam-te mal... aprende, se ainda não sabes:
«O nome Europa é de etimologia incerta.[21] Uma teoria sugere que a palavra é derivada do grego εὐρύς (eurus), que significa "largo, amplo"[22] e ὤψ/ὠπ-/ὀπτ- (ōps/ōp-/opt-) significa "olho, rosto, semblante",[23] portanto Eurṓpē seria algo como "ampla contemplação". Amplo era um epíteto da própria Terra na religião proto-indo-europeia.[24] Outra teoria sugere que o termo é baseado numa palavra semita como o mesmo significado do acadiano erebu, algo como "para ir para baixo, pôr-se" (cf. Ocidente),[25] um cognato do fenício ereb "noite; oeste" e do árabe do Magrebe, do hebraico ma'ariv (ver Érebo, PIE *h1regʷos, "escuridão"). No entanto, M. L. West afirma que "fonologicamente, a correspondência entre o nome de Europa e qualquer forma da palavra semítica é muito pobre".»
https://pt.wikipedia.org/wiki/Europa#Etimologia
"a derrota dos alemaes foi vitoria da decadencia anti ocidental"
Não que eles não fossem decadentes em muita coisa, para alem que fizeram com que qualquer possivel movimento nacionalista futuro na Europa fosse ostracizado.
Alguém que divide entre europeus de olhos azuis ou nao, nunca é muito bom, os europeus sao diversos mas juntos sao um só, não precisamos de mais divisões internas.
No more brothers wars
Caturo o que achas disto?
https://t.me/casandooverbo/3586
O eixo englobava meds aliados do sul e ate asiaticos o nordicismo nao era estreito cego nem burro isso ja sabemos o grupo ke espalha
«Caturo o que achas disto?
https://t.me/casandooverbo/3586»
A merda do costume, África na Europa... mas não há mal que sempre dure. Poderá haver uma solução.
https://t.me/casandooverbo/3586»
essas merdas acham que todos queremos ver esses showzinhos de criminalidade deles mais valia terem ficado em wakanda que é tao superior ao oeste mas pelo visto so querem ficar onde ha brancos nazis
Ora, se a etimologia é incerta, teu comentário é inócuo. Vai aprender o básico de filosofia.
Se se soubesses o básico de Filosofia, não falavas com certezas absolutas sobre o que desconheces totalmente. Poderia por isso repetir-te o conselho que me deste, mas suspeito que, no teu caso, não te adiante de muito...
Faz-me rir, Caturo. Tu demonstra ignorância em história, etnia, antropologia... Eu demonstro conhecimento. Tu só desfila seu delírio romântico.
Não, betoquintas, tu só regurgitas as aldrabices que te meteram na massa encefálica(?), nem sequer és capaz de raciocinar de maneira a compor um argumento coerente, e nada do que dizes se sustém (e, estando a escrever na internet, tinhas tempo suficiente para pesquisar, mas nem isso). As lições que te dou, não as aproveitas, mas é possível que alguém as leia, quem sabe.
Enviar um comentário
<< Home