domingo, fevereiro 14, 2021

RECORDANDO A MORTE DE UM AGENTE DO IMPERIALISMO UNIVERSALISTA CRISTÃO CONTRA A EUROPA AUTÊNTICA

Bruno de Querfurt (em latim: Bruno Magdeburgensis; em alemão: Brun), conhecido também como Bonifácio, bispo missionário e mártir cristão que foi decapitado perto da fronteira entre a Rússia de Quieve e a Lituânia enquanto pregava o cristianismo. É venerado como santo e conhecido como "Segundo Apóstolo dos Prussianos".
No final de 1088, Bruno e dezoito companheiros partiram para fundar uma missão entre os Prussianos. Conseguiram converter Netimer, um "rei dos lituanos", e viajaram para o oriente, provavelmente na direcção da Sudóvia, uma região prussiana subordinada na época à Rússia de Quieve perto da fronteira da Prússia, Quieve e do Ducado da Lituânia.
Bruno encontrou oposição à sua campanha evangelizadora, tal como o seu antecessor, primeiro apóstolo dos Prussianos, Adalberto. Adalberto tentou fazer na Prússia o que os cristãos tinham já feito em terras germânicas, que era deitar abaixo carvalhos sagrados - na Germânia, tiveram sucesso porque estavam militarmente protegidos, no Báltico já a história foi outra e Adalberto foi decapitado. O mesmo aconteceu então a Bruno de Querfurt: foi decapitado a 14 de Fevereiro de 1009 e a maior parte dos seus companheiros foram enforcados por Zebeden, irmão do recém-convertido Netimer. 
*
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_de_Querfurt
https://en.wikipedia.org/wiki/Bruno_of_Querfurt
https://en.wikipedia.org/wiki/Adalbert_of_Prague

* * *

É um dos muitos testemunhos de como os Europeus não aceitaram de braços abertos a destruição da sua religião étnica e não abraçaram de boa vontade a imposição pela força do culto a um carpinteiro judeu crucificado...