quarta-feira, fevereiro 10, 2021

FRANÇA - A LÍDER DO PARTIDO NACIONALISTA É A POLÍTICA EM QUEM O POVO MAIS CONFIA PARA ENFRENTAR O ISLÃO

A Assembleia Nacional unânime na noite de Joves deu luz verde ao novo delito de "separatismo", uma das medidas emblemáticas da lei "reforçando o respeito pelos princípios da República", pretendido por Emmanuel Macron. Este projecto - oficialmente denominado “projecto de lei que reforça os princípios republicanos” - é considerado “importante” por 81% dos franceses, de acordo com uma pesquisa Ifop para Cnews e Sud Radio divulgada nesta Vernes, 5 de Fevereiro.
Em detalhe, 34% consideram que é "uma alta prioridade" e 47% "importante mas não uma prioridade". Os restantes 19% consideram o assunto “secundário”.
Os partidários dos Republicanos são os mais inclinados a priorizar o projecto (58%), à frente dos da Reunião Nacional (50%). Os inquiridos que se declaram próximos das ideias de La France Insoumise são, pelo contrário, os mais propensos a não considerar o tema essencial, mas apenas 31%. Os menores de 35 anos também são os menos convencidos (27%).
As medidas relativas à neutralidade religiosa dos responsáveis ​​por uma missão de serviço público, ao reforço da transparência financeira dos locais de culto muçulmano e à celebração de um contracto de trabalho para usufruir de subsídios públicos são as que mais ganham apoio entre os população inteira (88%, 86% e 83% respectivamente). O do fim da educação domiciliar, excepto por motivos de saúde, é menos aprovado, mesmo que o índice de aprovação continue alto (63%).
Em relação ao princípio da neutralidade religiosa no serviço público, a aprovação alcançou até mesmo números enormes entre os apoiantes do LR e LREM, com 98 e 97%. Os partidários do Partido Socialista são ainda mais ligados a ele (92%) do que os da RN (88%). Do lado da França Insubmissa, a taxa também é significativa (80%).
Também é interessante notar que os menores de 35 anos estão muito divididos em relação à medida do fim da escolaridade em casa (50% aprovam, 50% não). Por outro lado, conquistou apoio entre os maiores de 35 anos (68%).
MARINE LE PEN OBTÉM MAIS CONFIANÇA NO ASSUNTO
Pouco mais de um ano antes da eleição presidencial, parte da pesquisa pode interessar a futuros candidatos. Na verdade, o Ifop perguntou aos entrevistados em quem confiavam, a partir de uma lista de figuras políticas, para lutar contra o separatismo islâmico.
Marine Le Pen está na liderança, com 46% de opinião favorável, à frente de Emmanuel Macron (43%), Xavier Bertrand (LR, 38%), Gérald Darmanin (35%) e Jean Castex (35%). Jean-Luc Mélenchon (LFI) está muito atrás, com 22% das pessoas a confiar nele para resolver este problema.
Entre as faixas etárias, o líder do Rally Nacional é o único a obter resultado equivalente entre os menores e maiores de 35 (45% e 46%), quando todos os demais candidatos são muito mais divisores nesta classificação (para For Por exemplo, Xavier Bertrand exibe 25% de confiança entre os jovens e 43% entre aqueles com mais de 35 anos, quando Jean-Luc Mélenchon obtém 29% entre os primeiros, mas apenas 19% entre os segundos).
*
Fontes:
https://www.jihadwatch.org/2021/02/france-poll-shows-marine-le-pen-has-highest-level-of-public-confidence-to-implement-new-islamic-separatism-bill
https://www.cnews.fr/france/2021-02-05/sondage-81-des-francais-jugent-le-projet-de-loi-contre-le-separatisme-important

* * *

É mais uma confirmação de como a Democracia leva água ao moinho do Nacionalismo.