quarta-feira, dezembro 02, 2020

UNESCO RETIRA TAUROMAQUIA DA LISTA DE ANÁLISE PARA PATRIMÓNIO IMATERIAL

A Unesco decidiu recusar o pedido que lhe tinha sido dirigido pela Associação Internacional de Tauromaquia (AIT). O assunto chegou a estar na agenda de Setembro, mas foi retirado dias antes, depois de uma onda de indignação e pedidos de associações de proteção dos animais.
Agora, na reunião de Novembro, o Comité Intergovernamental do Património Cultural Imaterial do organismo das Nações Unidas revela que o pedido de classificação das touradas foi recusado por uma questão de forma. Ao que tudo indica o pedido feito pelo presidente da AIT, William Cárdenas, acabou por ser considerada uma simples carta enviada à diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, e não uma petição formal pela salvaguarda desta atividade como património imaterial da humanidade, refere o jornal espanhol El País.
Na carta, a associação defende que a tauromaquia deve ser integrada na "lista urgente" de actividades protegidas, o que acontece apenas em casos em que as tradições estão em risco de desaparecer.
A Unesco já foi criticada por considerar outros espetáculos com animais, como as charreadas, que usam cavalos, no México, património imaterial da humanidade.    
*
Fonte: https://www.sabado.pt/mundo/detalhe/unesco-retira-touradas-da-lista-de-analise-para-patrimonio-imaterial?fbclid=IwAR0ySM7VKanlVHlq_n8vrvvxog9qlkgwQP0tFzuFwiYC03uzsLvJUHgqSp0

* * *

Bom sinal, embora não seja pelas melhores razões. Enfim, enquanto o pau vai e vem folgam as costas, como sói dizer-se.