sábado, setembro 19, 2020

GRÉCIA - MÉDIA PUBLICAM FOTOS DE AUTORIDADES TURCAS A AJUDAREM IMIGRANTES A ENTRAR EM TERRITÓRIO GREGO

Os média gregos publicaram fotos que afirmam mostrar os serviços de segurança turcos na fronteira ajudando os migrantes a cruzar para a Grécia, observando as patrulhas de fronteira.

As fotos, que teriam sido tiradas ao longo do rio Evros, na fronteira da Grécia com a Turquia, mostram imigrantes cruzando o rio na tentativa de chegar à Grécia, enquanto um veículo blindado turco observa à distância.

De acordo com uma reportagem do jornal grego Proto Thema , as autoridades de fronteira turcas não estavam na área para impedir os imigrantes de entrar na União Europeia, mas estavam à procura de patrulhas de fronteira e agentes da agência de fronteira da UE Frontex.

O jornal afirma que cerca de 500 imigrantes tentam cruzar para a Grécia todos os dias, com dezenas tentando fazer a travessia ao longo da fronteira na região de Evros. Cerca de 80 por cento dos imigrantes que chegam da Turquia são do Paquistão, Afeganistão e Bangladesh.

A Turquia já havia sido acusada de ajudar ilegais a cruzar a fronteira em Março, com um soldado turco admitindo ter ajudado os imigrantes.

“Verificamos se tudo correu bem e os contrabandistas não cobram muito. Também temos informações sobre onde e quando é seguro ultrapassar ”, disse o soldado.

No início desta semana, o vice-ministro grego de Migração e Asilo, Giorgos Koumoutsakos, alertou que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan pode ameaçar abrir as portas para um grande número de imigrantes nas próximas semanas, já que as tensões entre a Grécia e a Turquia continuam altas.

“Se Erdogan namora a ideia de exercer pressão por meio da imigração, ele pode não parar em Evros, mas seguir para as ilhas”, disse Koumoutsakos.

A UE deve se reunir no final deste mês para discutir possíveis sanções contra a Turquia por causa do seu comportamento no Mediterrâneo, onde Erdogan aprovou polémica pesquisas sísmicas em áreas do Mar Mediterrâneo que a Grécia afirma fazer parte da sua zona económica exclusiva (ZEE).

No final de Julho, a Grécia colocou as suas forças armadas em alerta sobre o assunto, e as tensões permaneceram altas desde então. Na Lues, a Grece anunciou que  aumentaria ainda mais a sua presença militar. 

“A liderança turca está lançando, quase diariamente, ameaças de guerra e faz declarações provocativas contra a Grécia”, disse o porta-voz do governo grego Stelios Petsas.

O Sr. Petsas acrescentou: “Respondemos com prontidão política, diplomática e operacional, determinados a fazer o que for necessário para proteger nossos direitos soberanos.”

*

Fonte: https://www.breitbart.com/europe/2020/09/10/greek-media-publishes-photos-turkish-authorities-allegedly-helping-migrants/?fbclid=IwAR3k4dwdR7dMW315D-R6_Yt7qfUMYVqjATsJ3WGDHtj_o28VtmZkzm23Nmw


* * *


Que surpresa, a Turquia a facilitar a violaçao das fronteiras europeias e a tomar atitudes hostis contra europeus...


 

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Caturo,porquê a Grécia não construiu um muro em Evros?
Pressão da UE?

24 de setembro de 2020 às 15:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home