quarta-feira, setembro 16, 2020

«CRISTO» NEGRO CAUSA POLÉMICA NOS EUA

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, diz a legenda da fotomontagem que a Pontifícia Academia para a Vida publicou este sábado, 12 de Setembro, na sua conta de Twitter. Nela, pode ver-se a Pietá, a escultura de Miguel Ângelo, segurando um Jesus de cor negra, em vez do branco original. O tweet recebeu centenas de comentários positivos, mas gerou também fortes críticas, nomeadamente da parte de sites católicos norte-americanos conhecidos pelo seu conservadorismo.
Uma das reacções mais negativas foi a do portal Church Militant, que considera que a publicação do órgão do Vaticano constitui uma apologia ao movimento “Black Lives Matter” (As vidas negras importam), é “ofensiva” e uma “blasfémia”. “O vandalismo do Vaticano imita o iconoclasta louco Laszlo Toth”, afirma o site, referindo-se ao geólogo húngaro que, em 1972, vandalizou a famosa escultura.
Na sequência da polémica, o porta-voz da Pontifícia Academia para a Vida, Fabrizio Mastrofini, respondeu às críticas. “Não há nenhum tipo de ligação com o movimento ‘Black Lives Matter’, é uma manipulação politizada. Esta imagem pretende ser uma mensagem contra o racismo a 360 graus”, explicou, citado pela ANSA. “Estes comentários”, concluiu, revelam “uma triste situação eclesial”.
*
Agradecimentos a quem aqui trouxe esta notícia: https://setemargens.com/pontificia-academia-para-a-vida-criticada-por-publicar-fotomontagem-da-pieta-com-jesus-negro/

* * *

Só se surpreende, ou acha que isto é só «cedência da Igreja ao politicamente correcto» quem não souber o que é e sempre foi o Cristianismo. Nem sequer constitui novidade verem-se figuras negras em lugar de destaque do culto cristão. Na catedral alemã de Magdeburgo, datada do século XIII, pode bem ver-se a estátua de feições e cor claramente negtóides a representar «São» Maurício.

1 Comments:

Anonymous Corrector said...

*negróides

23 de setembro de 2020 às 14:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home