quarta-feira, dezembro 18, 2019

IVA SOBRE AS TOURADAS SOBE PARA 23% (PODE SER QUE SEJA DESTA)

Os bilhetes para espectáculos de tauromaquia vão passar a pagar uma taxa de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) mais elevada, deixando de ter uma taxa reduzida. Caso a proposta presente na versão preliminar do OE2020 a que o Dinheiro Vivo teve acesso chegue a bom porto. Recorde-se que já no ano passado esta proposta constava do Orçamento, quando se pretendia deixar de fora esta actividade cultural da lista de espectáculos com taxa reduzida, mas a sua concretização acabou por ser inviabilizada na discussão e votação parlamentar. PSD, CDS e PCP garantiram a manutenção na taxa reduzida e o próprio grupo parlamentar do PS, contrariando a proposta do governo, quis ver o IVA a 6% para as corridas de touros.
O Partido PAN apontou recentemente que a taxa de IVA para as touradas poderia subir para 23%. Veremos o que acontece desta vez, tendo em conta a nova composição parlamentar – o reforço de deputados do PAN (de 1 para 4) é quase compensado pelos novos partidos à direita (Chega e IL), mas PSD, CDS e PCP perderam força.
Já as entradas para o Jardim Zoológico passam a pagar uma taxa de IVA de 6%. O governo mantém ainda a taxa de IVA reduzida nos bilhetes para “espectáculos de canto, dança, música, teatro, cinema, circo, jardins zoológicos, botânicos e aquários públicos”. Na proposta de OE2020 é adicionada à lista de bens e serviços com IVA a taxa reduzida “as prestações de serviços que consistam em proporcionar a visita, guiada ou não, a edifícios classificados de interesse nacional, público ou municipal e a museus”.
*
Fonte: https://www.dinheirovivo.pt/economia/bilhetes-para-touradas-vao-pagar-mais-iva-ou-nao/

* * *

Já diziam os antigos Nórdicos que não havia ninguém tão bom que fosse perfeito nem ninguém tão mau que nada valesse e esta deve ser das poucas coisas de jeito que este governo parece estar prestes a fazer... mas o que promete de pior é realmente do piorio...