sexta-feira, dezembro 13, 2019

NATAL EQUINO E SINISTRO EM TERRAS DO OCIDENTE CÉLTICO



Nas ilhas britânicas, existe o costume do wassailing. Consiste em ir de porta em porta cantando canções natalinas, com uma tigela de wassail - espécie de quentão de cidra. É a origem do Christmas carol, o familiar coral natalino. Tradicionalmente, não era no Natal, mas no Dia de Reis, 5 de Janeiro.
No País de Gales, o costume tomou uma direcção algo... macabra. Lá, chamam ao wassail «Mari Lwyd» (pronuncia-se "meiri luíd"). E a visita de porta em porta é feita no Natal.
À frente vai a caveira de um cavalo num mastro, coberta por um pano decorado. Os seus olhos são bolas natalinas de vidro. Com ela à frente, homens cantam canções natalinas diante da porta. Exigem então entrar na casa e participar na festa – principalmente a parte das bebidas. Segue-se então uma cómica discussão, na qual o dono tende a dar motivos para não entrarem, rebatidos pelo grupo de Mari Lwyd.
Quando eles desistem, a turba entra, serve-se, canta mais, faz arruaças e assusta as crianças – e, às vezes, os adultos – com a pavorosa caveira de cavalo, que tem as mandíbulas articuladas para "rir" e estalar os dentes. E daí continuam de casa em casa, mais bêbados a cada uma.
O costume foi registado pela primeira vez em 1800. Nessa altura, a Igreja Metodista estava a tentar suprimi-lo, devido ao seu aspecto obviamente pagão. Talvez fosse muito mais antigo, com origem em celebrações na deusa celta Epona, protectora dos cavalos e da fertilidade, celebrada no Solstício de Inverno, que cai quase em cima do Natal.
A repressão funcionou e, por quase todo o século 20, quase ninguém mais ouvia falar em Mari Lwyd. Até à década de 1970, quando houve um reviver, no espírito da revalorização da cultura celta, por nacionalistas galeses. E hippies.
Quanto ao bizarro nome, é outra coisa nunca resolvida. As teorias dizem que significa “égua cinza” ou... Virgem Maria.
*
Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/mari-lwyd-personagem-pais-de-gales-natal.phtml

* * *

Parece pois assaz credível a relação desta tradição natalícia galesa com o culto de Epona na Europa Ocidental, Deusa dos Equídeos ligada ao mundo além-morte. Teria uma celebração romana em Dezembro, nomeadamente no dia 18, pelo menos num determinado calendário religioso regional. Segundo o filólogo John Koch, Epona teria sido adorada na região do actual Algarve por um Povo de raiz céltica, de acordo com a sua leitura das ainda misteriosas inscrições do sudoeste, que, diz Koch, referem uma «Rainha Equina». Parece-me pertinente recordar que há no folclore algarvio a figura da Velha da Égua Branca, entidade de índole fantasmagórica que assombra as noites de Lua Cheia, como a de hoje. 

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não o posso afirmar com certeza mas isto parece-me um acto próprio de gente com aquela impulsividade terceiro-mundista. Se não foram pretos, bem podem ter sido brancos africanizados que seguem aquela cultura negra de violência, o que é um sintoma da convivência com essas gentes e da propagada de nivelamento do branco pelos padrões comportamentais dos pretos.

Claro que não há problema nenhum nisso, estes são só os maus e temos que ver a nossa ancestral terra tornar-se numa Torre de Babel porque sim, porque "temos que ser inclusivos" (nem que essa merda seja feita sem necessidade nenhuma) e a diversidade é uma força do caraças.

https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/20191102-2312-homem-atingido-a-tiro-durante-assalto-a-loja-de-conveniencia-em-sacavem

15 de dezembro de 2019 às 20:59:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o dono da loja é paquistanês e este assalto valeu-lhe a amputação duma perna. Mais valia que tivesse ficado no seu país, juntamente com os seus compatriotas.

Também parece que os assaltantes levaram a caixa registadora, que continha pouco dinheiro.

É assim, aquela impulsividade que "leva" a acções completamente desproporcionais em relação ao crime em causa.

De resto, sou peremptório e já me estou a cagar para se sou pouco humanista: os políticos traidores que andaram a gozar com esta merda toda haviam de ser enforcados em praça pública.

15 de dezembro de 2019 às 21:05:00 WET  
Blogger Caturo said...

Essa escumalha da elite reinante tem sangue nas mãos e um dia pode ser que pague por isso.

17 de dezembro de 2019 às 18:51:00 WET  
Blogger Caturo said...

«o que é um sintoma da convivência com essas gentes»

A questão é essa - a criação de um ambiente em que os jovens brancos dos bairros pobres ou se «adaptam» ou são vitimados.

17 de dezembro de 2019 às 18:52:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home