terça-feira, outubro 15, 2019

BARCELONA - MANIFESTAÇÃO INDEPENDENTISTA LEVA AO CANCELAMENTO DE CENTENAS DE VOOS

Manifestantes pró-independência da Catalunha foram reprimidos no aeroporto de El Prat, em Barcelona, e em outros locais da cidade nesta Lues (14).
O ato ocorreu após a Suprema Corte de Espanha condenar políticos catalães envolvidos no plebiscito de 2017 que tentou separar a comunidade autónoma do país. O Judiciário condenou os líderes do movimento a penas de 9 a 13 anos de cadeia e emitiu um mandado de prisão europeu contra o ex-presidente regional Carles Puigdemont.
Multidões foram às ruas de Barcelona poucos minutos após a decisão. Logo, o Tsunami Democrático, um grupo local a favor de uma forma mais activa de desobediência civil, convidou dezenas de milhares dos seus membros a marchar no aeroporto da cidade, localizado a 15 quilómetros do centro de Barcelona.
O aeroporto então viu ferozes lutas entre as multidões de manifestantes e a Polícia de choque destacada para o local.
Apesar da resistência policial, cerca de 8 mil manifestantes conseguiram entrar e suspenderam as operações do aeroporto. Centenas de voos foram cancelados. 
Há protestos massiços em outros locais da capital catalã, que teve algumas das suas ruas fechadas. Outros municípios da região autónoma, como Girona e Lleida, também recebem actos dos separatistas.
As tensões entre os Catalães e o governo central espanhol quase não diminuíram ao longo dos dois anos desde a mal sucedida votação da independência, que Madrid declarou ilegal e inválida.
A decisão do tribunal que sentenciou nove dos 12 líderes separatistas a longas penas de prisão provavelmente reacenderá as tensões.
O presidente da Catalunha, Quim Torra, criticou a decisão do Supremo de Espanha e classificou-a como um "acto de vingança, não um acto de justiça".
Puigdemont, ex-presidente regional e rosto do movimento separatista, que permanece exilado na Bélgica, disse que a decisão da Suprema Corte é uma "atrocidade".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019101414636083-manifestantes-pro-independencia-da-catalunha-fecham-aeroporto-de-barcelona/

* * *

São os mais conscientes e corajosos de um Povo que se erguem pela liberdade a que toda e qualquer Nação tem direito. Poderiam ser portugueses, se a revolta de 1640-66 tivesse falhado...  
Quanto ao referendo na notícia referido, é incorrecto dizer que se tratou de uma «mal sucedida votação»... ao fim ao cabo, a vitória dos independentistas nessa escolha popular constitui, agora e sempre, uma retumbante vitória moral dos Nacionalistas, atestando que, de facto, contra tudo e contra todos a Democracia deu-lhes razão.