12 DE OUTUBRO DE 633 - VITÓRIA DE UM PAGÃO CONTRA O MAIS PODEROSO REINO CRISTÃO DA GRÃ-BRETANHA
No fim da década de 620 ou início da de 630, Cadwallon ap Cadfan, rei de Gwynedd, envolveu-se numa guerra contra Eduíno de Nortúmbria, que, na época, era o rei mais poderoso da Grã-Bretanha. Aparentemente, Cadwallon começou sem sucesso, mas juntou-se a Penda, que se acredita ter sido o parceiro menor da aliança para derrotar os Nortumbrianos na Batalha de Hatfield Chase, a 12 de Outubro de 633. Provavelmente, Penda ainda não era rei dos Mercianos, mas, por causa da caracterização que Beda faz da sua situação, acredita-se que se tenha tornado rei pouco depois da batalha. Eduíno foi morto no recontro e um dos seus filhos, Edfrido, caiu prisioneiro de Penda.
Um dos manuscritos da Crónica anglo-saxónica diz que, após a vitória em Hatfield Chase, Cadwallon e Penda prosseguiram para devastar "toda a terra" dos Nortumbrianos. Certamente Cadwallon continuou a guerra, mas é incerta a extensão da participação adicional de Penda. Beda diz que os pagãos que haviam matado Eduíno queimaram uma cidade e sua igreja em Campodono. Presumivelmente esta é uma referência aos Mercianos sob Penda, embora seja incerta a época dessa ocorrência e, concebivelmente, "pagãos" possa ser uma designação depreciativa para os bretões cristãos. Beda não menciona a presença de Penda no cerco e na batalha nos quais Osrico de Deira foi derrotado e morto após Hatfield Chase. Menos de um ano depois disso, Penda não estava presente na Batalha de Heavenfield, quando, por sua vez, Cadwallon foi derrotado e morto. A participação bem sucedida de Penda em Hatfield Chase teria elevado o seu estatuto entre os Mercianos, assim capacitando-o a assumir o reinado, e ele pode ter-se retirado da guerra antes de Heavenfield de modo a assegurar ou consolidar a sua posição em Mércia. Referindo-se aos sucessos de Penda contra os Saxões ocidentais e os Nortumbrianos, D.P. Kirby escreveu sobre a ascensão de Penda nesses anos como a de "um líder merciano cujas realizações militares transcendiam em muito as dos seus obscuros antecessores".
*
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Penda_de_M%C3%A9rcia
https://en.wikipedia.org/wiki/Battle_of_Hatfield_Chase
11 Comments:
Caturo, achas que o Chega pode agregar o voto nacionalista anti-sistema e anti-imigração?
https://www.publico.pt/2019/10/13/politica/opiniao/diabo-aqui-tao-perto-1889749?fbclid=IwAR0jxSyAUu-i7UKVkz_njmufGZT6vMKsv4lw51z2NWZrD5kxdT-URK5b-Xg
Parece-me claro que parte considerável dos votantes do P.N.R foi para o Chega. Quanto a mim desde que estejam longe da lusófonia já não é mau.
O que dizes disto, Caturo?
https://www.jn.pt/justica/jovem-de-19-anos-assaltado-e-violado-na-amadora-11401886.html
Oposição húngara se une pela primeira vez e derrota partido de Orbán em Budapeste
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/13/internacional/1570997248_398563.html?%3Fssm=FB_BR_CM&hootPostID=420eb6f9f8ab001b56af425947e3b8e0&fbclid=IwAR2zLo36pK7aF9ah2Q-tbKVP3Ti6jrD5zBtMsGjShZzo4NdCofRp17fHEdc
«Caturo, achas que o Chega pode agregar o voto nacionalista anti-sistema e anti-imigração?»
Pode acontecer, como aconteceu no Reino Unido com o UKIP, logo se vê, mas tal perspectiva não é particularmente animadora, o partido não parece credível, parece uma misturada criada em esteira oportunista.
De resto, era previsível que surgisse um Chega, eu sempre disse que assim que o Nacionalismo começasse a ser famoso haveria alguém do sistema a tentar apropriar-se da mensagem.
"assim que o Nacionalismo começasse a ser famoso"
Onde, em Portugal? Se sim, essa teve montes de piada.
Pois, também diziam isso da Suécia e agora é o que se vê... Metam na cabeça de uma vez por todas que o povo é fundamentalmente igual em toda a parte, com algumas variações, mas sempre pondo a sua própria gente em primeiro lugar.
Publica a notícia da Amadora.
Há sempre exepções há regra e até ver Portugal é uma delas.
As sondagens dizem outra coisa, as vozes populares também. O povo não tem culpa que a sua Extrema-Direita tenha sido tão estúpida.
«https://www.jn.pt/justica/jovem-de-19-anos-assaltado-e-violado-na-amadora-11401886.html»
Que surpresa na cidade mais africanizada do país...
Enviar um comentário
<< Home