quarta-feira, julho 03, 2019

RÚSSIA RECONHECE QUE IRÃO EXCEDEU O LIMITE DE URÂNIO ENRIQUECIDO PERMITIDO POR TRATADO

O presidente do Comité Nuclear do Parlamento do Irão, o deputado Mojtaba Zonnour, disse que Israel será o primeiro país a sentir as consequências caso haja um ataque dos Estados Unidos contra o Irão.
"Se os EUA nos atacarem, Israel terá apenas meia hora de vida", disse Mojtaba Zonnour, segundo a agência de notícias Mehr.
Além disso, Zonnour descreveu como "engano político" a declaração que o presidente dos EUA, Donald Trump, havia postado na sua conta no Twitter em 21 de Junho sobre a suspensão dos ataques planeados contra três alvos no Irão.
Em 20 de Junho, a Guarda Revolucionária Iraniana derrubou um drone espião americano que fez incursões no espaço aéreo do país, no estreito de Hormuz.
Irão aumentará enriquecimento de urânio em breve, diz site.
O governo do Irão apresentou um protesto à ONU pela violação do seu espaço aéreo pelos Estados Unidos.
As tensões entre Washington e Teerão continuam a aumentar desde Maio de 2018, após a retirada unilateral dos EUA do Plano de Acção Conjunto Global e a imposição de várias sanções contra o Irão.
A Rússia lamenta que o Irão tenha ultrapassado o limite de urânio enriquecido, mas pede para não dramatizar a situação, disse o vice-chanceler russo Sergei Ryabkov.
Nesta Lues (1º), o director-geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Yukiya Amano, confirmou que o Irão ultrapassou a quantidade de 300 quilos de reservas de urânio enriquecido, permitida pelo Plano de Acção Integral Conjunto (PAIC).
"É claro que o facto de o limite de 300 quilos ser agora excedido é lamentável, mas a situação não deve ser dramatizada", disse o diplomata russo.
Relações com os EUA
Riabkov sublinhou que a Federação Russa não procura confronto com os EUA e disse que as relações russo-americanas estão passando por uma grave e duradoura crise, cuja saída é formulada com dificuldade, disse o diplomata ao intervir no debate internacional do clube Valdái.
"Como o presidente russo disse em várias ocasiões, não queremos confronto e estamos preparados para fazer a nossa parte do caminho para tirar as relações bilaterais do atoleiro em que estão hoje", disse ele.
O vice-chanceler revelou que na cúpula do G20 em Osaka a Rússia e os EUA alcançaram entendimento mútuo sobre questões de estabilidade estratégica e em breve poderão retomar o respectivo diálogo nem alto nível.
*
Fontes: 
https://br.sputniknews.com/oriente_medio_africa/2019070114145459-se-os-eua-nos-atacarem-israel-tera-apenas-meia-hora-de-vida-diz-deputado-iraniano/?fbclid=IwAR1HHYkI67dJRpkD-4pSzT8V9y_4Ezvil5XrxoyFo76OQ0KRtLVvD3fqW8E
https://br.sputniknews.com/russia/2019070114146325-moscou-lamenta-que-ira-tenha-excedido-o-limite-de-uranio-enriquecido/?fbclid=IwAR1UManJXl3AuqH4fmDWcvxUueDFpV2Gj2VIsAlKdnv0dhb7q8_-c31ZQc0


Até já Moscovo reconhece que o seu aliado iraniano se excede... Sendo o Irão um Estado terrorista, tal excesso não augura nada de bom, sobretudo quando Teerão manifesta o maior à vontade em ameaçar Israel, mesmo que o Estado Judaico não o ataque...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Israel não é um Estado Terrorista?!

6 de julho de 2019 às 01:04:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Não.

7 de julho de 2019 às 01:19:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home