domingo, junho 30, 2019

«CHERNOBYL»...

«Chernobyl», recente série televisiva britânica, é uma dramatização do que aconteceu numa central nuclear soviética em território ucraniano no mês de Abril de 1986. Muito ouvi falar dela, em certo meio, antes de resolver vê-la, num dia em que me apetecia consumir qualquer coisa televisiva em condições e as séries de ficção disponíveis não se mostravam nada de jeito, então lá resolvi dar uma vista de olhos a «Chernobyl» - «sempre é uma série britânica», pensei, e pensei bem - mas na atitude de quem só veria uns dez ou vinte minutos antes de a largar. Fui-me deixando estar e constatei o alto nível do produto. Verosímil, sóbrio, daí o seu tom pesadamente mórbido e um bocadito preocupante, preocupante para toda a gente que tenha um mínimo de prudência, inclusivamente neste outro extremo da Europa, porquanto junto à fronteira portuguesa há uma central nuclear, que, além de estar junto à fronteira portuguesa, está também junto ao rio Tejo e já houve por lá uma ou outra falhazita técnica... Numa página do site do Parlamento Europeu, esta http://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-8-2016-002071_EN.html?redirect, pode ler-se a pergunta feita pela eurodeputada Ana Gomes:
«A 28 de Janeiro de 2016, cinco inspectores do Conselho de Segurança Nuclear Espanhol (CSN) reportaram falhas sérias nos mecanismos de bombeamento de água na central nuclear de Almaraz. Estas falhas levantam dúvidas sobre a operabilidade do sistema de refrigeração e constituem um sério risco para a população local e para o ambiente em Espanha e em Portugal.
Almaraz esteve repetidamente nas páginas de jornais devido às suas condições de segurança deficitárias e foi até descrita pela Greenpeace como um «caso extremo» no seu estudo da aplicação de mínimos de padrões de segurança introduzidos na Europa depois do acidente de Fucuxima. 
1 - O que está a Comissão a fazer, juntamente com a Euratom, no sentido de assegurar o funcionamento seguro da central nuclear de Almaraz, nomeadamente garantindo que os padrões estabelecidos pela Diretiva 2009/71/Euratom são respeitados?
2 - Está a Comissão a garantir que o Governo Espanhol partilha toda a informação relevante com o Governo Português e com a própria Comissão?
3 - Qual é o plano de acção da comissão relativamente a esta matéria? Se se chegar à conclusão de que os padrões de segurança estabelecidos pela directiva acima não estão a ser cumpridos, irá a Comissão pressionar o Governo Espanhol para fechar esta central nuclear?»
Esperemos que isto não venha a dar um sentido de gravidade sem precedentes ao dichote popular «de Espanha, nem bom vento nem bom casamento»...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uma série só com caucasoides sem negros a preencher quotas e sem diversidades forçadas. Ufa! É como um bálsamo para as vistas

2 de julho de 2019 às 16:43:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Também pensei nisso, logo antes de ver a série... também já era demasiadamente ridículo colocarem um negro na Ucrânia de 1986...

3 de julho de 2019 às 21:46:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Olha que para os parâmetros actuais não é. Felizmente neste caso venceu o bom senso

4 de julho de 2019 às 18:14:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home