sexta-feira, junho 07, 2019

PCP VOTA CONTRA PESAR POR MASSACRE DE TIANANMEN

Com o voto contra da bancada do PCP, a Assembleia da República aprovou esta Vernes dois votos de pesar em memória das vítimas de Tiananmen, um massacre perpetrado em 1989 pelo regime chinês.
Quer o texto apresentado pelo PAN, quer aquele que foi apresentado pelo CDS contaram com os votos favoráveis do PSD, PS, BE, CDS, PEV (parceiros de coligação dos comunistas), PAN e o deputado não-inscrito, Paulo Trigo Pereira. Só o PCP se levantou contra.
Segundo o texto do CDS (cujo texto foi distribuído em papel, não estando disponível online à hora de publicação deste texto), "ao assinalar [os 30 anos] do massacre de Tiananmen, [a Assembleia da República] nunca poderá dispensar evocar a vida de todos aqueles que perderam a vida perfilhando os valores da democracia e da liberdade, e renovando a nossa consciência política colectiva, para que as novas gerações saibam que a liberdade e a democracia são valores que se renovam e constroem todos os dias".
Para o PAN, "o número de pessoas assassinadas continua a ser um assunto tabu, sendo que volvidos 30 anos, não se conhece o número efectivo de vítimas que variará entre algumas centenas ou uma dezena de milhar de mortos", concluindo que "a emoção e o luto foram reprimidos pelo Governo chinês e até hoje as vítimas, directas e indirectas, são censuradas e perseguidas".
Estes dois textos foram aprovados.
*
Fonte: https://www.dn.pt/poder/interior/pcp-vota-contra-pesar-por-massacre-de-tiananmen-10988777.html

* * *


O voto do PCP contra o pesar pelo massacre de Tiananmen ou a completa impunidade moral (ou total despudor) da comunagem. Nem os nazis mais fanáticos se atreveriam a por exemplo votar contra o pesar pela «noite de Cristal», só que os nazis em Portugal vão presos se formarem um partido ao passo que os comunas estão na assembleia da república...