sábado, junho 29, 2019

DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA NO SEIO DE UMA CIVILIZAÇÃO ARIANA

Uma equipa de arqueólogos descobriu recentemente no norte do Iraque as ruínas do Palácio Kemune, com 3.400 anos de idade, que fazia parte do Império Mitani.
Um dos cientistas que está fazendo investigações no local descreveu o achado como "uma das descobertas arqueológicas mais importantes na região nas últimas décadas", escreve o Deutsche Welle citando o anúncio feito pela Universidade de Tubinga (Alemanha).
A descoberta tornou-se possível graças à seca que afectou a região, o que causou a descida do nível da água no reservatório da represa de Mossul, no Curdistão iraquiano, revelando ruínas que antes estavam submersas.
Durante as escavações, os cientistas encontraram cerca de 10 placas de argila com escrita cuneiforme.
Entretanto, a equipa de investigação teve tempo limitado para conseguir explorar o palácio, sendo que as águas começaram a subir fazendo com que o local ficasse submerso de novo: "Também encontrámos paredes pintadas em tonalidades vivas de vermelho e azul. No segundo milénio a.C., os murais eram provavelmente uma característica típica dos palácios do antigo Próximo Oriente, mas raramente os encontramos preservados. Descobrir pinturas murais em Kemune é uma sensação arqueológica", disse Ivana Puljiz da Universidade de Tubinga.
Também ressaltou que o Império Mitani "é um dos impérios menos investigados no antigo Próximo Oriente", destacando que nem a capital do império foi ainda identificada.
Segundo escreve o jornal, os cientistas vão agora tentar traduzir as placas de argila encontradas para tentar obter mais informações sobre a estrutura interna do Império Mitani.
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2019062914135675-sensacao-arqueologica-ruinas-descobertas-de-antigo-imperio-revelam-achados-unicos-fotos/

* * *

O Estado de Mitani é particularmente conhecido no campo dos estudos de religião indo-europeia pela comparação entre um tratado de aliança com os Hititas (também indo-europeus) e as escrituras védicas da Índia, porquanto em ambos os textos são referidas as Divindades Mitra, Varuna, Indra e Nasatya, sendo este último um dos gémeos da dupla indiana dos Achvins (Nasatya e Dasra).