sexta-feira, maio 17, 2019

COMBOIOS DA FERTAGUS TERÃO MENOS LUGARES SENTADOS

Os comboios da Fertagus vão ter menos bancos para conseguirem transportar 20% mais passageiros, avança o Diário de Notícias. Até ao final do mês, a empresa vai tirar bancos do interior das carruagens na viagem entre Lisboa e Setúbal para responder ao aumento de números de clientes à conta da criação do passe único. Apesar de cortar no número de lugares sentados no interior dos comboios, a Fertagus aumentará assim a capacidade para lugares em pé.
A medida da empresa vai permitir aumentar dois lugares em cada dez na capacidade dos comboios. O aumento de 20% de passageiros que a Fertagus vai conseguir transportar corresponde precisamente ao números de novos passageiros da empresa agora que os passes estão mais barato. A procura pelos transportes públicos como resposta às novas tarifas foi mais expressiva nos comboios entre Lisboa e Setúbal, mas também aumentou em 4,4% no metropolitano de Lisboa e em 8,3% entre as duas margens do Tejo, contabiliza o Diário de Notícias.
Mas a Fertagus pode não ficar por aqui. Uma fonte da empresa explicou ao Diário de Notícias que se está a ponderar, juntamente com o fabricante Alstom, adicionar uma quinta carruagem aos comboios de quatro unidades que fazem a ligação entre Lisboa e Setúbal. Ou então criar um novo horário. É que só durante o primeiro mês dos novos passes únicos já houve mais 500 mil validações de títulos do que em Abril do ano passado. Durante o fim de semana, o aumento no número de passageiros chega aos 50%.
Mas os números têm de ser lidos com cautela, sublinha a Fertagus ao Diário de Notícias: os dados “carecem de validação e uma maturação do sistema, uma vez que o mês de Abril foi um mês atípico” por causa do número de feriados, lembra a fonte da empresa. Ainda assim, a “reformulação do interior dos comboios” vai mesmo avançar e pode avançar “no decorrer deste mês” para melhorar as condições do transporte.
A Fertagus não é a primeira empresa a implementar novas medidas para responder ao aumento de passageiros com o passe único. Em resposta ao Diário de Notícias, o Metropolitano de Lisboa diz ter implementado novos horários em meados de Abril nas linhas Amarela, Vermelha e Azul, às horas de ponta da manhã e da tarde. Isso “possibilitou o aumento da velocidade para 60 km/h, o consequente aumento da frequência dos comboios e a inerente redução dos tempos de espera”, garante o Metro.
Já a Transtejo-Softlusa não deverá tomar medidas para fazer frente aos mais 8,3% de clientes nas ligações entre Lisboa, Seixal, Cacilhas, Trafaria, Barreiro, Porto Brandão e Montijo: “Os actuais constrangimentos operacionais e de recursos humanos na TTSL inviabilizam o reforço da oferta do serviço público de transporte fluvial, em especial nos horários de ponta”, justifica a empresa ao Diário de Notícias. A Softlusa espera comprar novos barcos, mas só devem chegar no próximo ano.
*
Fonte: https://observador.pt/2019/05/15/comboios-da-fertagus-vao-ter-menos-bancos-para-levarem-mais-passageiros/

* * *

«Ai, os privados são os mais competentes, a competência está no privado!!!!!» - competência para sacar o máximo possível, bem entendido, porque é isso que «competência» significa no mercado liberal, o que, bem se vê, não beneficia a população. Em serviços solidamente controlados pelo Estado não acontecem vergonhas destas.


5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mario Balotelli:

https://twitter.com/FinallyMario/status/1128951648804638725?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1128951648804638725&ref_url=https%3A%2F%2Frmcsport.bfmtv.com%2Ffootball%2Fom-le-message-anticolonialiste-de-balotelli-sur-twitter-1692930.html

17 de maio de 2019 às 23:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Jovem ou [n]jovem[/n], Caturo?

https://www.cm-tv.pt/atualidade/detalhe/agente-da-psp-agredido-por-jovem-de-19-anos-na-estacao-de-metro-do-cais-do-sodre?ref=HP_DestaquesaRasgar&fbclid=IwAR1yyx5RR934KswxLbMaFkCpiqGp7VEDM7ly1boyvCIvlCaEUDmYrCB7yeg

18 de maio de 2019 às 00:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

É mistério... andei décadas nesse comboio e nunca vi um só branco a virar-se nem à polícia nem sequer a revisores, mas pronto, neste caso ficamos sem saber o que se passou...

18 de maio de 2019 às 02:09:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

Mas já este caso não deixa duvidas, Caturo:

https://www.dailymail.co.uk/news/article-7044583/Shocking-moment-Arnold-Schwarzenegger-DROP-KICKED-South-Africa.html

18 de maio de 2019 às 23:00:00 WEST  
Blogger Caturo said...

Ah, o calor humano africano, aquela impulsividade tão «imprevista», um tipo num sítio cheio de pessoal desse «nunca sabe» o que vai acontecer, tanto pode ser agredido como receber o euromilhões, ouvir boa música ou ver uma mulher bonita, embora a primeira possibilidade seja a mais provável em 98,64% dos casos...

20 de maio de 2019 às 21:24:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home