terça-feira, fevereiro 12, 2019

COLÔMBIA PROÍBE CAÇA DESPORTIVA

Com uma votação de sete contra dois, o Tribunal Constitucional da Colômbia declarou as normas que autorizam a caça desportiva no país inconstitucionais, dizendo que a prática provoca o sofrimento desnecessário dos animais e que a recreação não é suficiente para a justificar. 
“O Tribunal concluiu que as normas que, em certas condições, autorizam a caça desportiva são contrárias à protecção do ambiente”, disse o magistrado Antonio José Lizarazo. 
Lizarazo também defendeu que o interesse superior da protecção do ambiente obriga à protecção dos animais contra os maus-tratos e que a caça desportiva apenas considera as espécies como meros “recursos disponíveis para a satisfação de gostos humanos”. 
“Não é constitucionalmente admissível matar ou maltratar animais com a recreação como único propósito, como única finalidade, porque isso é incompatível com o dever ou mandato constitucional da protecção do ambiente, do qual fazem parte os outros seres vivos, os outros seres sencientes”, afirmou o magistrado. 
As autoridades e indivíduos relacionados com a prática terão um ano para tomar as medidas necessárias para se adaptarem à norma. 
O Ministério do Ambiente colombiano já tinha solicitado anteriormente ao Tribunal a proibição da caça desportiva. 
“Esta prática só resulta em diversão para os caçadores e em crueldade e sofrimento para os animais, e está longe das actividades de caça realizadas pelos grupos étnicos colombianos para a sua subsistência ou das actividades de controlo populacional”, disse o Ministério num comunicado.
A Colômbia ocupa o segundo lugar na lista dos países com maior riqueza biológica no mundo, a seguir ao Brasil.
*
Fonte: https://www.theuniplanet.com/2019/02/colombia-proibe-caca-desportiva.html?fbclid=IwAR3icKGZ-Yg1Il8yXjdm8FJLFXNElVc7rY2YUDH5HUcUbezw05I5q8fhqDg

* * *

Seja pelos motivos citados ou por uma questão de propaganda turística, esta é uma medida exemplar num país que nem chega a ser do primeiro-mundo, há que tirar o chapéu.