terça-feira, fevereiro 12, 2019

ESPANHA JUNTA-SE EM BREVE AO PROJECTO FRANCO-ALEMÃO DE CAÇA DE COMBATE EUROPEU


A Espanha juntar-se-á a um projecto franco-alemão para construir um novo caça para substituir o Eurofighter e o Rafale, informou o Ministério da Defesa espanhol nesta Lues.
A ministra da Defesa, Margarita Robles, assinará uma carta de intenções com os seus colegas franceses e alemães na próxima Joves à margem de uma reunião da OTAN em Bruxelas, disse um porta-voz.
O projecto lançado em Julho de 2017 é conhecido como o Sistema Futuro de Combate Aéreo (FCAS), que além de uma nova aeronave de combate também planeia incluir drones e mísseis de cruzeiro.
O novo jacto de combate substituirá o Eurofighter, que é montado na Alemanha, Grã-Bretanha, Espanha e Itália, e o francês Rafale, por volta de 2040. A nova aeronave competirá com o F-35 dos EUA ou seu sucessor.
Um primeiro contrato no valor de 65 milhões de euros foi concedido à Airbus e à Dassault Aviation em Fevereiro para desenvolver o projecto do sistema de combate.
A Espanha, onde os aviões de transporte militar da Airbus estão reunidos, enviou uma carta em Dezembro a Paris e Berlim pedindo para ser associada ao projecto.
O FCAS tem um rival — o projecto britânico Tempest, concedido à BAE Systems, e ao qual a Itália e a Holanda também aderiram.
Num comunicado divulgado em Dezembro, o Ministério da Defesa da Espanha disse estar "convencido de que os dois programas acabarão por se fundir, dados os enormes investimentos necessários em seu desenvolvimento".
*
Fonte: https://br.sputniknews.com/europa/2019021113294075-espanha-eurofighter/